Catarina Mesquita
Catarina Mesquita
01 Ago, 2018 - 09:00
12 factos que comprovam a importância da Educação Física

12 factos que comprovam a importância da Educação Física

Catarina Mesquita

Esta é uma disciplina que tem sido desvalorizada por alguns pais e até mesmo em contexto escolar. Conheça a importância da Educação Física.

O artigo continua após o anúncio

Se pensa que a Educação Física tem menos importância do que as restantes disciplinas da escola, desengane-se! Esta é uma área crucial para o desenvolvimento das crianças e jovens, e deve, por isso, ser valorizada e fomentada. Se ainda tem dúvidas e reservas relativamente a este assunto, confira os 12 motivos que provam a importância da Educação Física.

Conheça a importância da Educação Física

educacção física

Fonte: PxHere

1. Permite uma melhor aptidão física

Uma mente sã precisa de um corpo são, como sabemos. Esta disciplina permite melhorar a aptidão física.

2. Conduz a uma melhor postura

Quantos jovens vemos com uma postura errada, que conduz a problemas nas costas e articulações? A Educação Física permite uma melhor postura.

3. Concede saúde cardiovascular

O coração é o órgão motor do corpo humano. Na verdade, quem pratica exercício físico consegue também mais saúde cardiovascular.

4. Permite um melhor sono

O exercício físico também permite um sono melhor e um descanso mais efetivo, essencial à vida quotidiana.

5. Dá origem ao fortalecimento muscular

Fortalecer os músculos também é importante e a prática a Educação Física ajuda nisso mesmo.

6. Tem um papel ativo na prevenção de doenças

A importância da Educação Física reside também no facto de esta disciplina prevenir doenças como a diabetes, a hipertensão arterial ou o colesterol alto, por exemplo.

O artigo continua após o anúncio
educação física

7. Ajuda no alívio do stress

Muitas crianças e jovens sofrem já de stress, vivendo situações complicadas no seio familiar, ou estando pressionados com notas escolares e resultados. Na disciplina de Educação Física, poderão, através do exercício, relaxar e aliviar o stress que sentem.

8. Mantém as crianças e jovens mais ativos

Hoje, fala-se muito de sedentarismo dos jovens e crianças, que passam muito tempo sentados, a usar o computador, tablet ou telemóvel. A Educação Física ajuda nesse sentido, pois mantém as crianças e jovens mais ativos e, dessa forma, melhora a sua condição física e saúde.

9. Fomenta o espírito de equipa

A Educação Física permite a realização de jogos de equipa, que muito têm a ensinar aos nossos jovens. Na verdade, este tipo de atividades fomenta o espírito de equipa, fundamental num mundo cada vez mais individualista, em que os valores de cooperação e entreajuda tanto se perdem.

10. Melhora a socialização

Na verdade, há muitos meninos que têm problemas de socialização, dificuldade em fazer amigos, com a sua timidez. A Educação Física permite também essa socialização, pelo convívio e interação entre os vários jovens ou crianças. Assim, incentiva a comunicação e o respeito pelo próximo.

11. Desenvolve a autoestima

Ao conseguir alcançar objetivos que nunca sonhava atingir, um jovem ou criança vê também a sua autoestima melhorada e sente-se, com isso, mais feliz.

12. Beneficia a coordenação motora

O controlo motor é, por vezes, uma dificuldade para algumas crianças e jovens. A importância da Educação Física relaciona-se também com o facto de beneficiar a coordenação motora.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp