Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
10 Jan, 2020 - 09:32

10 factos que comprovam a importância da Educação Física

Catarina Milheiro

Esta é uma disciplina que tem sido desvalorizada por alguns pais e até mesmo em contexto escolar. Conheça a importância da Educação Física.

educação física

Já parou para refletir sobre a importância da Educação Física? Está a par dos benefícios que esta disciplina pode trazer para o dia a dia dos seus filhos?

Se pensa que a Educação Física tem menos importância do que as restantes disciplinas da escola, está enganado. Esta é uma área crucial para o desenvolvimento das crianças e jovens e deve, por isso mesmo, ser valorizada e fomentada.

A verdade é que continuam a existir opiniões distintas sobre o facto de esta disciplina estar implementada no percurso escolar das crianças e dos jovens.

Enquanto uns pensam que a Educação Física não faz qualquer tipo de diferença na vida dos estudantes e é só mais uma disciplina, outros acreditam que é essencial para a vida das crianças e jovens.

Se ainda tem dúvidas e reservas relativamente a este assunto, confira os 10 motivos que provam a importância da Educação Física.

CONHEÇA A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

aula de ginástica

Afinal, qual é a importância da educação física? Esta é uma pergunta bastante frequente, quer por parte dos pais como dos próprios alunos que, muitas vezes, não dão a devida importância a uma disciplina que é crucial para o seu bem-estar físico e psicológico.

A educação física em contexto escolar é extremamente importante. Trata-se de uma disciplina que insere, adapta e incorpora o aluno no saber corporal de movimento. É uma forma extremamente interessante de interagir socialmente e claro, de se movimentar.

Já refletiu sobre a importância da educação física para a sua rotina diária e sobre os benefícios que a prática do desporto lhe traz? Pois é, no caso dos jovens é exatamente a mesma coisa. São inúmeras as vantagens que estão associadas a esta disciplina implementada nas escolas.

Participar em atividades físicas na escola é sempre um aspeto positivo para as crianças e jovens, principalmente quando estas atividades incluem a prática de determinados desportos, formação de equipas e a participação em alguns torneios.

O facto de esta ser uma disciplina que está incutida nas escolas, funciona como uma grande estratégia de transformação, considerando os seus recursos pedagógicos, metodologias, espaços, dinâmicas profissionais e a oportunidade de extrapolar as barreiras da escola com experiências desportivas e culturais envolvendo a comunidade.

É importante ainda compreender que a educação física permite a realização de diversos desportos coletivos, que trazem consigo a vantagem do trabalho em equipa, ou seja, permitem a integração social entre alunos.

Além disso, esta integração de que falamos em cima, insere no jovem umas das noções humanas mais importantes para a vida em sociedade: o respeito às diferenças.

Para que não tenha qualquer tipo de dúvidas em relação à importância da Educação Física inserida no percurso escolar dos seus filhos, apresentamos alguns dos motivos mais importantes.

1. Permite o desenvolvimento social

A Educação Física é uma disciplina que permite às crianças e jovens desenvolverem a sua capacidade de se envolverem com os outros.

No fundo, alguns aspetos que vão sendo realizados durante as aulas, como o facto de os alunos terem de criar equipas, desenvolverem táticas de jogo e criarem estratégias, permite-lhes estimular as relações e ganharem a capacidade de agirem de acordo com a sua equipa. O mesmo acontece na sociedade em geral.

Ao longo do tempo, vão adquirindo competências e melhorando o modo como comunicam e interagem com os outros.

2. Beneficia o desenvolvimento motor

Quer sejam crianças ou jovens, a verdade é que estão numa fase de pleno desenvolvimento motor.

E é aqui que entra a importância da Educação Física: o desporto obriga à execução de determinados exercícios motores e faz com que o aluno aprenda a dominar o seu próprio corpo.

Já pensou na postura que se vai adotando com a utilização dos telemóveis, por exemplo? É normal que os jovens comecem a ficar com uma postura errada desde cedo devido ao uso deste tipo de aparelhos, tendo em conta que estão sempre a olhar para o ecrã (adotando uma posição errada).

Ao praticar Educação Física, é possível reverter esta situação e melhorar a postura.

3. Concede saúde cardiovascular

Todos nós sabemos que o coração é o órgão motor do corpo humano e, por isso mesmo, deve ser bem conservado.

Uma das melhores formas para conseguir manter o coração saudável por muitos e muitos anos é a prática de exercício físico. E no caso dos mais novos, a Educação Física presente no percurso escolar não poderia ser uma forma melhor de preservar a saúde dos jovens.

aula de desporto

4. Estimula a cognição

Provavelmente deve estar a pensar, “mas então a Educação Física não tem um impacto direto somente no corpo dos jovens?” A resposta é não. Esta disciplina também atua no cérebro dos jovens, aliás, é precisamente no cérebro que podemos somar os melhores ganhos.

A prática de exercício físico permite a estimulação da memória, da criatividade, da lógica e do raciocínio.

Portanto, a Educação Física é uma excelente forma para melhorar o desempenho dos alunos noutras disciplinas.

5. Permite um melhor sono

Se tem filhos na escola, provavelmente já reparou que nos dias em que têm Educação Física, chegam a casa mais cansados e até mesmo sonolentos, não é assim?

A verdade é que a prática de exercício físico permite um sono melhor e um descanso mais efetivo, essencial à vida quotidiana.

6. Tem um papel ativo na prevenção de doenças

A importância da Educação Física reside também no facto de esta disciplina prevenir doenças como a diabetes, a hipertensão arterial ou o colesterol alto, por exemplo.

Além disso, é muitas vezes a partir da prática de exercício físico que se descobrem problemas respiratórios no jovem, que até ao momento ainda não tinham sido identificados. A asma é um bom exemplo disto.

7. Melhora a autoestima

Praticar exercício físico permite dar autonomia aos jovens, seja através de desportos, competições ou treinos.

Além disso, há uma melhoria na autoestima dos alunos, que é crucial para que a criança e o adolescente sejam saudáveis, sociáveis e para que aproveitem esta fase da vida em que se encontram que é a vida escolar.

8. Prepara os jovens para aprenderem a lidar com a derrota

Saber lidar com a derrota é extremamente importante. E a Educação Física tem um papel fundamental em relação a este aspeto.

Tanto a vitória como a derrota são importantes para a formação do caráter de cada aluno. A Educação Física ensina o aluno a aceitar e a colher os frutos de ambas as situações.

9. Ajuda no alívio do stress

Muitas crianças e jovens sofrem já de stress, vivendo situações complicadas no seio familiar, ou estando pressionados com notas escolares e resultados.

Na disciplina de Educação Física, poderão, através do exercício, relaxar e aliviar o stress que sentem.

10. Fomenta o espírito de equipa

A Educação Física permite a realização de jogos de equipa, que muito têm a ensinar aos nossos jovens.

Na verdade, este tipo de atividades fomenta o espírito de equipa, fundamental num mundo cada vez mais individualista, em que os valores de cooperação e entreajuda tanto se perdem.

Veja também