Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
29 Jun, 2020 - 16:09

Será que tem a imunidade baixa? Fique a saber

Teresa Campos

Ter a imunidade baixa deixa o nosso organismo mais vulnerável, mais ainda no combate ao novo coronavírus. Fique a perceber melhor as suas consequências.

sintomas de imunidade baixa

Muitas vezes o que está por detrás desta condição de adoecer constantemente é uma imunidade baixa, e numa situação como a que vivemos e importante estar atento aos sinais.

Esta é uma situação que merece toda a atenção e acompanhamento médico e não deve ser, de forma alguma, descurada nem desvalorizada. Portanto, se quer ficar mais esclarecido sobre o que é ter a imunidade baixa, continue a ler.

Há fases na vida em que sentimos que estamos constantemente doentes. Ora, sofremos de uma gripe. Ora, estamos constipados. Normalmente, atribuímos a razão destas patologias ao clima, ao colega que está doente e nos contagiou ou aos vírus que estão por todo o lado.

Imunidade baixa: consequências de um organismo com poucas defesas

Ter a imunidade baixa significa ter poucas defesas capazes de combater os vírus, bactérias e fungos com que nos “cruzamos” diariamente. Claro que se ficar doente uma vez, isso não significa que tenha a imunidade baixa. Porém, no caso de infeções reiteradas, aí é possível que as suas defesas estejam um pouco aquém dos valores mínimos.

estar gripado

Sintomas

Como dissemos, o facto de ficar doente uma vez não significa, por si só, que esteja numa situação de imunidade baixa que careça de atenção especial. Porém, se a situação se tende a repetir com muita frequência, então talvez deva consultar um médico. Atente nos principais sintomas a considerar:

  • Infeções recorrentes, como amigdalite ou herpes;
  • Doenças simples (por exemplo, gripe), mas que demoram a passar ou agravam facilmente;
  • Febre frequente e calafrios;
  • Olhos frequentemente secos;
  • Cansaço excessivo;
  • Náuseas e vómitos;
  • Diarreia contínua (mais de 15 dias consecutivos);
  • Manchas vermelhas ou brancas na pele;
  • Queda acentuada de cabelo.

Causas

Quando temos uma doença comum, como uma gripe ou constipação, o nosso sistema imunitário ressente-se e fica enfraquecido. Nesses momentos, é mais fácil e frequente desenvolver outras patologias, como a amigdalite, por exemplo.

Porém, quando as infeções são recorrentes, é sinal de que a origem do problema pode estar numa doença que afete o sistema imunitário, enfraquecendo-o e diminuindo as defesas do nosso organismo. Algumas das patologias que podem conduzir a essa situação são, nomeadamente, HIV, lúpus, cancro, anemia, obesidade, desnutrição e alcoolismo.

Há, também, algumas condições que podem contribuir para uma imunidade baixa, tais como o uso de corticoides e medicamentos imunossupressores; quimioterapia e outros tratamentos oncológicos; toma prolongada de alguns anti-inflamatórios.

Descubra 5 receitas que melhoram o sistema imunitário
Não perca Descubra 5 receitas que melhoram o sistema imunitário

Gravidez

Durante a gravidez, é comum que o sistema imunitário fique enfraquecido, dadas as alterações hormonais e as mudanças no organismo feminino. Nesta fase da vida, é preciso tomar algumas precauções para evitar gripes e infeções urinárias.

Além disso, o acompanhamento médico é essencial, assim como uma dieta baseada em frutas e legumes com muitos antioxidantes, como laranja, abacaxi, limão, cenoura e couve.

estar constipado

Diagnóstico

Se reunir dois ou mais dos sintomas enumerados acima, deve consultar o seu médico de família ou clínico geral para diagnosticar o problema.

Essa consulta é ainda de maior importância se padecer de outras doenças ou se tiver fatores de risco, capazes de enfraquecer o sistema imunitário. O primeiro passe será realizar análises ao sangue para verificar os níveis imunidade.

Quanto ao tratamento, ele passa essencialmente por alterações na alimentação, prática regular de atividade física e uso de alguns medicamentos que ajudem a fortalecer o sistema imunitário.

Veja também