Ana Luisa Santo
Ana Luisa Santo
31 Out, 2017 - 18:07
As 3 melhores infusões para a constipação

As 3 melhores infusões para a constipação

Ana Luisa Santo

Congestão nasal, espirros e outros sintomas estão a atrapalhar o seu bem-estar? Conheça os melhores chás para acabar com a constipação.

O artigo continua após o anúncio

É uma sensação bastante desagradável, típica do outono e das variações de temperatura, resultante de uma infeção das vias respiratórias superiores, provocada por um vírus.

Constipação: causas, sintomas e prevenção

As queixas mais comuns são:

  • Congestão e corrimento nasal;
  • Nariz vermelho e prurido nasal;
  • Diminuição do olfato e paladar;
  • Espirro frequente;
  • Olhos congestionados;
  • Ligeira dor de cabeça;
  • Febre ligeira, eventualmente;
  • Ligeira fadiga.

No caso da gripe, os sintomas são semelhantes, mas com ocorrência de febre alta, fortes dores no corpo e no peito e nem sempre ocorre congestão nasal.

O vírus da constipação é, habitualmente, transmitido de pessoa para pessoa por via inalatória, através de gotículas expelidas quando se fala, tosse ou espirra. Basta que a pessoa constipada tussa, espirre ou fale muito perto de alguém para haver contágio. O contato direto com secreções nasais infetadas ou objetos contaminadas também é uma forma de transmissão.

Para prevenir o contágio deve lavar frequentemente as mãos, tossir ou espirrar para um lenço de papel ou para o antebraço.

A constipação pode ser tratada com o recurso a algumas infusões, que poderão ser um especial benefício no alívio dos sintomas. A ingestão de líquidos é uma medida terapêutica nos quadros de constipação, pelo que o chá e as infusões serão a melhor estratégia para a reposição hídrica do organismo.

Infusões para o alívio dos sintomas da constipação

Infusão de tomilho

cha de tomilho

Fonte da imagem: Livestrong.com

O tomilho é muito usado na culinária, mas quando usado em infusão podemos obter uma ação anti-inflamatória do sistema respiratório, ajudando a desobstruir a via aérea diminuindo a congestão nasal, tosse e as secreções nasais.

O artigo continua após o anúncio

Inalar o vapor da infusão é também uma medida bastante terapêutica no combate à constipação.

Infusão de gengibre, canela, mel e limão

cha de gengibre canela e limao

Esta mistura é ideal para aquecer nos dias mais frios e para recuperar a constipação resultante de um resfriado. Fortalece as defesas e ajuda na recuperação do cansaço, dores musculares e mal-estar.

O gengibre é um anti-inflamatório natural e um poderoso antioxidante. Benéfico para combater o frio, as dores no corpo e as dores de cabeça. Para a infusão, pode ser usada a raiz de gengibre fresco ralado.

A canela tem uma poderosa ação analgésica, antiviral e antibacteriana. Reduz a inflamação das vias respiratórias e promove a libertação da expetoração, secando o excesso de muco.

O mel é um alimento tão precioso que deve fazer parte do consumo diário de todos. Entre as suas amplas propriedades terapêuticas, destaca-se a sua ação anti-inflamatória e antibiótica e, por isso, a eficiência no tratamento de constipações, dores de garganta e doenças inflamatórias em geral, assim como seu poder antioxidante ajuda o corpo na proteção de doenças, pois aumenta a imunidade.

O limão, por ser rico em vitamina C, fortalece também o sistema imunológico, agindo diretamente nas células de defesa do corpo e combatendo o vírus que provoca a constipação. Tem propriedades antioxidantes, ajudando a eliminar as toxinas do organismo.

Chá de sabugueiro

cha de sabugueiro

Fonte da imagem: Reader’s Digest

O sabugueiro é uma planta medicinal muito utilizada na medicina natural e popular. Neutraliza o vírus da constipação pela ação antiviral direta. É diaforético, isto é, aumenta a sudação e a transpiração, auxiliando a baixar a temperatura no caso de febre.

O artigo continua após o anúncio

Tem também propriedades mucolíticas ajudando a dissolver as secreções e o corrimento nasal.

Outras dicas para recuperar da constipação

a) Repouso: os sintomas tendem a atenuar-se com descanso;

b) Evitar o frio: pelo que andar mais agasalhado e usar um lenço ou cachecol à volta dos pescoço;

c) Evitar a exposição a ambientes com fumo e não fumar: uma vez que o fumo debilita o sistema respiratório.

Veja também: