Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
02 Nov, 2023 - 14:26

Jeep Willys: um veterano com uma longa vida de aventuras

Valdemar Jorge

O Jeep Willys é um absoluto clássico. Conheça a história do veterano que 84 anos volvidos ainda conquista corações.

Jeep Willys

O Jeep Willys é pioneiro na forma e 84 anos após a construção da primeira unidade é considerado o precursor dos atuais utilitários desportivos (SUV).

Inspirou diversos modelos da marca Jeep, como o Wrangler, Cherokee e o Grand Cherokee. Ao longo da sua vida ativa foi considerado um símbolo da cultura pop, tendo surgido em filmes, séries, livros ou jogos.

A história deste veterano Jeep é a história de um veículo que nasceu para servir o exército americano na Segunda Guerra Mundial, e que se tornou um ícone da indústria automóvel.

A história do Jeep Willys é notável, principalmente no seio militar, objetivo primeiro deste modelo que surgiu no âmbito da Segunda Guerra Mundial. Está diretamente ligado ao esforço militar norte-americano e à necessidade deste ter um veículo leve, versátil e robusto para dar resposta às forças no terreno.

Aliás, já antes da entrada dos Estados Unidos da América no conflito, as forças armadas reconheciam a necessidade de utilizarem um veículo todo-terreno (com tração às quatro rodas), versátil, que pudesse lidar com uma variedade de condições, desde terrenos acidentados até à logística militar.

Willys: encomenda militar

O modelo surge na sequência do lançamento de um concurso pelo exército americano em 1939, que buscava um veículo leve para uso militar. Apenas três empresas responderam ao desafio: a American Bantam, a Willys-Overland e a Ford.

A vencedora do contrato foi a Willys-Overland, com o projeto MA, que mais tarde evoluiu para MB. Paralelamente, também a Ford contribuiu para o esforço de guerra e contribuiu na construção do Jeep.

Segundo a história, a Willys produziu o modelo designado por “Quad” e a Ford o modelo “Pygmy”, contribuindo ambas com inovações e ideias no desenvolvimento do projeto, que se revelou vencedor e, 84 anos depois, um ícone da indústria automóvel.

O Jeep Willys MB foi produzido entre 1941 e 1945, num total de cerca de 648 mil unidades, sendo 361 mil associadas à Willys-Overland e 277 mil à Ford.

O veículo foi usado por todos os aliados na guerra, tanto na Europa quanto no Pacífico, e desde o primeiro momento destacou-se pela versatilidade, resistência e facilidade de manutenção.

Após a guerra passou a ser fabricado para uso civil, surgindo assim o modelo CJ (Civilian Jeep), que teve várias versões até os anos 1980.

Uma das principais características do Jeep Willys é intrínseca hoje à marca Jeep: secção frontal dominada pela grelha de sete barras verticais ladeada pelas ópticas redondas.

Esta imagem é a marca distintiva que perdura por mais de 84 anos, e que hoje define os modernos modelos como o Wrangler, que revela no seu design as originais linhas do Willys.

A origem do nome e as diferentes versões

O nome Jeep, como é conhecido este modelo, tem, segundo a história, três hipóteses de “nascença”, se assim podemos dizer. Uma das versões diz-nos que o nome Jeep poderá ser a abreviação de “general purpose” (GP), outra é a pronúncia de “GPW” (na versão da Ford) e a terceira indica ser resultado do apelido de um personagem de banda desenhada chamado Eugene the Jeep.

Seja qual for a origem, a verdade é que Jeep, além de fácil pronúncia, encaixa em todas as línguas e perdura até hoje. Além disso ‘Jeep’ é sinónimo de aventura, robustez e versatilidade valores que sempre estiveram presentes nas diversas versões que foram fabricadas. Vejamos algumas:

  • Willys MB – Versão original do Jeep, produzida de 1941 a 1945, exclusivamente, para uso militar durante a Segunda Guerra Mundial. Aproximadamente 648 mil unidades foram produzidas, a maioria das quais eram a versão Willys MB (Willys Military Jeep). Registe-se que após a Segunda Guerra Mundial o Willys foi utilizado na Guerra da Coreia e na Guerra do Vietnam.
  • Ford GPW – Esta foi uma versão produzida pela Ford durante a Segunda Guerra Mundial, como parte do esforço de guerra norte-americano.
  • Jeep CJ – Após a guerra, o Jeep foi adaptado para uso civil surgindo o modelo CJ (Civilian Jeep). Este teve várias versões até os anos 1980.

Além destas, houve muitas outras versões e edições especiais do Jeep ao longo dos anos. Cada uma delas contribuiu para a rica história e legado deste icónico veículo que continua a marca gerações.

jeep willys militar
O Willys tem uma longa história ao serviço de instituições militares

Valor de um Jeep Willys atualmente

O valor de um Jeep Willys, objeto de desejo por muitos apaixonados por veículos todo-o-terreno, varia muito, dependendo de fatores como o ano de construção, a raridade e a condição geral do veículo.

As versões militares originais da Segunda Guerra Mundial, por norma, são mais valiosas do que os modelos civis que surgiram posteriormente.

As versões CJ (pós-guerra), os modelos civis, têm normalmente preços mais acessíveis, mas, à semelhança dos originais militares, oscilam muito devido ao estado em que se encontram, ao ano de construção, tipo de restauro e acessórios com que são equipados.

Atualmente, a procura por estes veículos em bom estado é grande, principalmente os militares, que constituem uma “página” da nossa história.

Uma busca na Internet indica, para Portugal, vários resultados: um modelo de 1953 na ordem dos 22 mil euros, outro de 1978, por 25 mil euros e um outro, de origem militar, por cerca de 20 mil euros.

Facilmente se infere que um Jeep Willys atinge valores de referência superiores a 20 mil euros. No entanto, antes de se lançar na aquisição de um destes modelos aconselha-se a realização de pesquisa detalhada, verificação da autenticidade do veículo, documentação, história e condição do estado de funcionamento dos órgãos mecânicos.

Poderá ainda ter de considerar, em alguns casos, o restauro do veículo. E como a aquisição de um Jeep Willys é considerado um investimento, não coloque de parte a hipótese de aconselhamento por parte de um especialista neste modelo.

Veja também