Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
14 Dez, 2018 - 17:05

16 jogos para uma noite de Natal super animada

Márcio Matos

Apresentamos-lhe uma série de jogos para a noite de Natal que vão tornar o seu serão super animado e divertido, na companhia de quem mais ama.

16 jogos para uma noite de Natal super animada

Já tem jogos para a noite de Natal? Não? Comece já a planear o serão do dia 24 de dezembro, já que o Pai Natal não chega antes da meia-noite e é preciso esperar algum tempo até à abertura dos presentes. Os jogos para a noite de Natal são uma belíssima opção e, como verá, para além de alguns de tabuleiro sempre populares, existem ainda várias atividades caseiras e grátis que pode fazer em família, que são, igualmente, muito divertidas e lúdicas. Junte miúdos e graúdos e celebrem todos, de forma bem animada, a quadra natalícia.

16 jogos para a noite de Natal: atividades para todos os gostos

 
natal

1. Emotify

Este é o jogo ideal para as gerações mais novas ou para todos os que dominam a linguagem através de emojis como ninguém. Neste jogo o desafio é simples: toda a comunicação é feita por emojis. Há várias categorias disponíveis, uma ampulheta para contabilizar o tempo e muitas e muitas cartas com emoticons como forma de expressão.

Ver produto >>

2. Exit

O Exit traz três caixas que funcionam como um escape room. Aqui, há três desafios: “A Cabana Abandonada”, “A Tumba do Faraó” e “O Laboratório Secreto”. Como nas escape rooms a sérios, os jogadores ficam “presos” num local e, para conseguirem sair de lá, têm de seguir pistas, resolver enigmas e superar desafios. Tudo, sem sair do sofá ou da mesa de Natal!

Ver produto >>

3. Cards Against Humanity

Este é um jogo composto por cartas brancas e cartas pretas. A partida inicia-se com a eleição de um jogador como o Czar das Cartas. Os restantes participantes têm de comprar quatro cartas brancas, que contêm palavras e expressões bizarras e/ou idiotas.

O Czar tira as cartas pretas, que têm uma pergunta ou uma frase com um ou mais espaços em branco, e deve lê-la em voz alta. Os outros jogadores devem passar uma carta branca ao Czar, que vai lê-las, usando as palavras e expressões dessas cartas, para preencher o espaço vazio nas cartas pretas. Ganha a combinação que o Czar achar mais divertida.

Ver produto >>

4. Las Vegas Quiz

Começa por ser feita uma pergunta e cada equipa escreve uma resposta. Depois, todas as equipas têm de apostar naquela que acham ser a resposta certa. Podem participar 3 a 18 jogadores. Neste jogo, mais importante do que saber, é saber fingir que se sabe.

Ver produto >>

5. Dixit

Cada jogador recebe 6 cartas, tendo de dizer em voz alta uma frase relacionado com elas. De seguida, os restantes participantes tiram-lhe uma carta cada um e tentam adivinhar a qual das imagens se referia essa frase.

Ver produto >>

6. Jungle Speed

Comece por colocar o Totem no centro da mesa e distribuir as 80 cartas do jogo. O objetivo é livrar-se das cartas o mais depressa possível. As cartas estão viradas para baixo e, sempre que for a sua vez de jogar, pode colocar uma para cima. Se dois jogadores tiverem um símbolo igual, há um duelo em que ganha quem agarrar primeiro o Totem. O vencedor pode dar as suas cartas ao jogador mais lento. Podem jogar entre 3 a 15 participantes.

Ver produto >>

7. Time’s up

Este jogo tem várias fases, sendo que o objetivo final é descobrir as celebridades, reais ou fictícias, dos restantes membros da equipa. Num primeiro momento, pode descrever as personagens, mas nunca dizer o seu nome. Numa segunda fase, já pode usar uma palavra e, finalmente, pode recorrer à mímica. A maior dificuldade é que tem, apenas, 30 segundos para fazê-lo! O jogo pode ter entre 4 a 12 participantes.

Ver produto >>

8. Dobble

Este é um jogo de cartas, mas não são umas cartas quaisquer. O Dobble é composto por 55 cartas, cada uma com oito de 57 símbolos existentes. Assim, cada carta tem apenas um símbolo em comum com qualquer outra carta do baralho e o objetivo do jogo é, precisamente, perceber qual é. Podem jogar 2 a 8 participantes e a duração de cada jogada é de cerca de 15 minutos. Já não vai custar tanto esperar pelo Pai Natal, certo?

Ver produto >>

9. Ex Libris

jogos de natal

Assuma o papel de árbitro e escolha um livro da estante. Os restantes jogadores devem escrever as suas opiniões acerca da última frase do livro selecionado. De seguida, devem colocar esses papéis num chapéu. Entretanto, o árbitro deve escrever a última frase do livro e colocá-la dentro do chapéu, juntamente com as opiniões. Depois, o árbitro deve ler as opiniões escritas em voz alta.

Todos os participantes podem votar na opinião que consideram mais adequada. Caso vote na frase real, recebe um ponto. Já quem votar na sua opinião recebe um ponto cada. O jogo acaba quando todos tiverem assumido o papel de árbitro e ganha quem tiver mais pontos.

10. Encher a meia de Natal

Forme duas equipas, com o mesmo número de membros. Cada equipa pendura uma meia na lareira, por exemplo, e deve correr para encher a meia com o maior número de rebuçados possíveis, usando para isso uma colher. Ganha a equipa que encher a meia mais rapidamente.

11. Detetor de Mentiras

Cada participante deve dizer três características suas, sendo que apenas duas delas são verdadeiras. Os restantes jogadores devem fazer perguntas para tentar perceber qual é a informação falsa. Ganha quem acertar na mentira ou quem conseguir enganar os restantes jogadores.

12. Jogo de memória de Natal

Junte alguns acessórios de Natal e coloque-os numa bandeja. Mostre esses objetos aos participantes por 30 segundos e peça-lhes para memorizar os acessórios.Tape a bandeja e peça, agora, para os jogadores descreveram os objetos de que se recordam. Ganha o jogador que descrever melhor o maior número de acessórios.

13. Telegramas

Alguém escolhe uma palavra e di-la em voz alta. Depois, todos os jogadores devem escrever um telegrama, com a palavra enunciada em forma de acrónimo. A mensagem deve fazer sentido estar relacionado com a palavra escolhida.

14. Perguntas e respostas de Natal

Construa um Trivial Pursuit caseiro e baseado em temas natalícias. Um quis sobre as tradições natalícias, as músicas desta quadra ou o nascimento de Jesus. Quem responder mais acertadamente, ganha.

15. Caça ao tesouro

Esconda alguns objetos natalícios no interior e exterior de casa. Depois, é só partir à descoberta. Ganha quem encontrar o maior número de acessórios.

16. Cantar o Natal

Um participante deve começar a cantar o primeiro verso de uma música de Natal bem popular. O jogador seguinte deve cantar o segundo verso da canção e, assim, sucessivamente, até um jogador não saber a letra e ser eliminado.

Depois de comer o bacalhau e as batatas e devorar uns quantos doces, nada como fazer alguns jogos para a noite de Natal e entreter as crianças e, também, os adultos. Não importa a idade, nem os seus conhecimentos. Apenas tem de ter vontade de se divertir e cumprir algumas regras para garantir algumas boas horas de diversão com estes jogos para a noite de Natal.

Veja também: