ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Afonso Aguiar
Afonso Aguiar
21 Set, 2021 - 10:53

Lavagem automática: rolos ou agulheta de pressão?

Afonso Aguiar

Se está na dúvida sobre qual modalidade de lavagem automática é a mais apropriada para o seu carro, descubra aqui as vantagens de desvantagens de cada uma.

Lavagem automática com rolos

Lavagem automática de rolos ou agulheta de pressão? Afinal, qual a resposta certa? Idealmente nenhuma. A lavagem manual é a melhor. Afinal, se tudo for feito à mão, sem recorrer a mecanismos autómatos, o nível de minuciosidade e a capacidade de limpar as sujidades mais pequenas serão maiores.

No entanto, além do tempo despendido ser maior, a lavagem manual também exige algum conhecimento da arte de limpar. Finalmente, na ausência do bom tempo, mais especificamente em dias chuvosos, lavar manualmente pode não ser a melhor das opções.

A alternativa consiste em recorrer aos serviços de uma empresa especializada em lavagem manual. Porém, mais uma vez a lavagem manual apresenta uma desvantagem, uma vez que tais serviços costumam ser mais dispendiosos, facilmente acima dos dez euros.

Portanto, na ausência de melhor solução, não é de todo incomum, ou sequer insensato, recorrer a locais que permitam a lavagem automática. São mais rápidos , mais baratos e não exigem grande conhecimento.

Ainda assim, mesmo na lavagem automática, há uma dúvida que costuma residir: lavagem automática com rolos para limpar as sujidades ou com agulhetas de pressão para limpar as sujidades?

Lavagem de rolos ou com agulheta de pressão: qual a melhor?

Lavagem automática de rolos

Indo diretos ao assunto, a lavagem automática de rolos consiste no uso de rolos grandes dimensões para limpar a sujidade. Apesar do nível de minuciosidade, ou capacidade de remover sujidades pequenas e vincadas, ser grande, a lavagem automática costuma apresentar uma grande desvantagem: o facto de poder fazer riscos nas pinturas.

Óbvio que a possibilidade de riscar a pintura depende de outros fatores, como a qualidade dos rolos. Se o material dos rolos for mais abrasivo, a probabilidade de riscar a pintura será maior, enquanto se for mais esponjoso será menor, mas também, teoricamente, menos eficiente.

Também a manutenção dos rolos, como limpezas regulares dos mesmos, é importante para garantir que a pintura do carro não é danificada. Portanto, neste caso a melhor opção é estar atento às críticas de um determinado local.

Independentemente se forem comentários que leu na Internet, ou um amigo que recomendou, quando o assunto for lavagem de rolos e se estiver interessado em escolher essa opção, é importante ouvir as vozes da experiência.

A lavagem automática de rolos costuma ter um custo associado de cerca de cinco euros, dependendo também dos extras que optar.

Lavagem automática com pressão

Lavagem automática com agulheta de pressão

Já a lavagem automática com agulheta de pressão tem uma grande vantagem relativamente à de rolos. Uma vez que não depende de rolos com funcionamento repetitivo e automático, mas sim de jatos água de alta pressão, a possibilidade de danificar e fazer riscos no carro é praticamente nula.

Ainda assim, caso a pintura seja de má qualidade, subentenda-se repinturas que efetuou ao carro, há uma pequena possibilidade de a mesma ficar danificada. Relembramos que as lavagens com agulheta são efetuadas a alta pressão e, por isso, têm de obrigatoriamente de ser feitas a uma distância mínima de 30 cm – nunca menos!

Porém, como este tipo de lavagem automática vive essencialmente da água de alta pressão, levando uma “vassourada” depois para limpar a sujidade, a capacidade de limpar as sujidades mais pequenas e vincadas é menor.

Tal como no caso anterior, cinco euros serão o suficiente para limpar o seu carro com uma agulheta de pressão.

Veredicto

Claro que, como em tudo, há outros dados a ter em conta, como a qualidade da espuma e a pintura do carro, o próprio tempo disponível e a manutenção e cuidado da empresa que presta os serviços. No entanto, e resumidamente, a lavagem com agulheta de pressão será mais recomendada para limpezas periódicas, de mera manutenção.

Já as de lavagem automática de rolos são as que mais se aproximam das limpezas manuais e são aconselháveis quando o veículo está bastante sujo e o tempo e/ou disponibilidade financeira não são os melhores para optar pela solução manual.

Veja também