João Abreu
João Abreu
04 Mar, 2019 - 10:20
Saiba como polir os faróis do carro

Saiba como polir os faróis do carro

João Abreu

Os materiais tendem a perder as suas propriedades e as óticas não são exceção. Saiba como polir os faróis do carro com métodos simples e caseiros.

O artigo continua após o anúncio

Sob um ponto de vista estético, mas principalmente funcional, torna-se relevante e importante saber como polir os faróis do carro, pois o desgaste ocorre a cada dia e condiciona a sua primordial funcionalidade: iluminar de forma clara e conforme o feixe de luz estipulado.

Gradualmente, os faróis começam a sofrer algum desgaste devido à ação da forte luz solar e raios UV sobre os mesmos. Por serem concebidos em material plástico – mais concretamente em policarbonato – os faróis têm tendência a ficar amarelados quando expostos aos mais diversos factores climatéricos. Ora, ao ficarem com um aspeto baço, a função que lhe foi imposta, fica condicionada e, por sua vez, a segurança da condução fica também comprometida.

Idealmente, os faróis em boas condições transparecem algum brilho, cumprindo a sua função a todos os momentos, quer como, garantir que o condutor obtenha uma visão noturna adequada.

Desta forma, se as óticas do seu veículo perderam o seu outrora bom aspeto, é imprescindível que tome ações em prol da sua correção, com o prejuízo de que os mesmos não o auxiliem em momentos cruciais em que a sua visão deve ser a mais clara possível.

Saiba como polir os faróis do carro em casa

faróis

Torna-se frequente assistir a condutores que recorrem às oficinas mecânicas para fazer um polimento dos faróis dos seus carros. Por outro lado, por este ser um processo relativamente simples, há também quem comece a fazê-lo por conta própria. Através de certos cuidados, o resultado poderá ser semelhante ao obtido numa oficina especializada.

Primeiramente, antes de expormos os passos necessários para saber como polir os faróis do carro, é importante que tenha em atenção que os mesmos se aplicam meramente a faróis que sofreram desgaste. Caso os faróis estiverem danificados, com fraturas ou fissuras na sua estrutura plástica, o mais indicado é que deixe a manutenção a cargo de alguém especializado.

Caso não se trate de um caso complexo e estrutural, tome conhecimento sobre os passos que explicam como polir os faróis do carro.

Procedimentos para polir os faróis do carro corretamente:

Para polir os faróis do seu veículo com um método caseiro, reserve os seguintes auxiliares: água (morna), detergente não abrasivo, fita de isolamento de tinta, lixas de água P1000 ou P1500 e P2000, massa de polir para policarbonato, um pano de microfibras, um produto renovador de faróis (também conhecido por Polish) e um produto protetor para os raios UV.

1 – Lave os faróis

Comece por lavar os faróis do seu veículo com água morna e com detergente não abrasivo. De seguida, deixe secar. Esta etapa serve para que consiga sobretudo analisar o estado da sua degradação de forma mais específica e por forma a saber como atuar de seguida.

Caso detete infiltrações ou denote fraturas no plástico, consulte um especialista e averigúe se faz sentido que se proceda à substituição dos mesmos ou a reparações.

2 – Isole a área envolvente dos faróis 

Se percebe minimamente sobre pinturas de paredes, certamente conhecerá a fita adesiva que se utiliza frequentemente para proteger os rodapés. Com isto dito, este segundo passo, para quem procura saber como polir os faróis do carro, necessita de recorrer a este tipo de fita e de isolar a área à volta dos mesmos.

Este método passa essencialmente por proteger a pintura do carro dos passos que se seguem.

3 – Use lixas 

Esta é a parte mais importante de todo o processo, pois garante a devolução da eficácia dos faróis.

Aconselha-se que se recorra a duas lixas. Uma mais suave (P2000) e outra mais abrasiva. Dependendo da degradação, poder-se-á optar por uma lixa P1000 ou P1500. Se o caso for complicado e mais complexo, sugerimos que utilize uma lixa mais abrasiva, como uma de P1000.

Comece com a lixa P2000. Uma vez terminada a primeira fase, lave os faróis com água e repita todo o processo com a lixa mais abrasiva (P1500 ou P1000).

Sugerimos que humedeça as lixas e as óticas dos faróis cuidadosamente, realizando movimentos horizontais. Este processo deve ser realizado sem efetuar muita força. Certifique-se que vai borrifando água durante o processo por forma a não criar muito atrito. Após 5 minutos, poderá dar como concluída a tarefa.

4 – Acrescente massa de polir 

Nesta etapa, não se impressione se observar que os faróis ainda se encontram baços. A ação a realizar em seguida passará por aplicar massa de polir pelo farol ou faróis desgastados.

5 – Comece a realizar o polimento 

Com um pano de microfibras e um produto renovador de faróis (Polish) disponível no mercado, comece a polir os faróis até que fiquem totalmente limpos. Antes de operar com o pano, aguarde que o produto atue por 5 minutos.

Em seguida, remova o Polish de forma gradualmente rápida, através de movimentos circulares. O aspeto final deverá ser o de um farol totalmente novo: brilhante e translúcido.

6 – Finalize com um protetor de raios UV

Uma vez que finalizou o processo, e sabendo que é o sol o maior inimigo do material dos faróis do seu automóvel, o mais indicado é que recorra a um auxiliar que retarde o desgaste dos mesmos: um produto protetor de raios UV.

Uma vez renovado o aspeto dos faróis do seu carro, é também importante lembrar-lhe que estes cuidados, que explicam como polir os faróis do carro, devem ser tidos em conta para garantirem a máxima segurança da sua condução. Por esta razão, é importante garantir a maior eficácia na utilização dos faróis do seu automóvel.

Veja também: