ebook
           
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Patrocinado por Escola Virtual - Grupo Porto Editora
Afonso Aguiar
Afonso Aguiar
18 Out, 2021 - 15:36

Lavagem manual ou automática: qual a melhor?

Afonso Aguiar

Será que a lavagem manual é assim tão melhor do que a automática? Descubra as vantagens e desvantagens de cada uma e faça a sua escolha.

Lavagem manual ou automática

Para os apaixonados por carros, debater a melhor solução para o automóvel é como discutir sobre futebol: dá azo para discussões que duram horas e, no final, não há grandes consensos. Uns preferem motorizações a gasóleo, outros a gasolina; uns valorizam caixas de velocidades automáticas e semiautomáticas, enquanto outro defendem a pureza das manuais. Um outro tópico muito debatido é se a lavagem manual é, ou não, melhor do que a lavagem automática?

Tal como quase tudo que envolva a indústria automóvel, não há respostas verdadeiramente simples. Depende essencialmente do objetivo do condutor, do proprietário do veículo. Portanto, foi com o objetivo de ajudar o leitor e, inclusive, de responder a uma dúvida que dificilmente será aceite por maioridade que o Ekonomista se ofereceu para tentar ajudá-lo a si a descobrir a resposta certa para as suas necessidades.

Lavagem manual vs automática?

A frase “cada caso é um caso” apropria-se a várias circunstâncias, incluindo o debate sobre qual a melhor opção: lavagem manual ou automática? No entanto, há formas de descobrir qual a melhor opção para cada caso. Para isso, é necessário explicar em que consiste cada uma.

Lavagem manual

A lavagem manual pode ser feita em casa por si. No entanto, deve evitar utilizar utensílios domésticos. Portanto, deve esquecer as vassouras, os detergentes e os panos que tem em casa. Para fazer uma boa lavagem manual é necessário primeiro fazer uma avaliação cuidada para saber como e onde lavar.

Após essa avaliação, deve-se passar o carro por água (evitando se possível e à falta de conhecimento de como fazer jatos de água de pressão) e um champô próprio, sendo que ambos devem ser usados única e exclusivamente para aquele carro.

As esponjas usadas para lavar o carro também exigem alguns cuidados, uma vez que têm de ser lavadas sempre antes de qualquer lavagem para evitar danificar a pintura. Mesmo ao secar o carro, deve recorrer a toalhas com tecido suave e que evitem provocar riscos.

O processo é mais complexo do que parece e facilmente demorará uma hora a fazê-lo. No entanto, é extremamente eficaz e corre poucos riscos de danificar a pintura. Em alternativa, poderá optar por recorrer a uma empresa especializada que cobrará em média entre 10 a 15 euros.

Lavagem automática

As lavagens automáticas são, tal como o nome indica, feitas por mecanismos autónomos. Por norma, o carro é pré-lavado com detergentes fortes para retirar toda a sujidade e depois enxaguados com jatos de água de alta pressão. Depois, o carro costuma passar pelo rolos que rodam a alta velocidade.

O grande mal das lavagens automáticas são os jatos e os rolos. Os primeiros, mal usados, podem danificar a pintura, enquanto os segundos, se não forem bem lavados, provocam riscos. Em comparação com as lavagens manuais, as lavagens automáticas não são tão eficazes a limpar a sujidade, mas cumprem os requisitos mínimos.

Porém, o valor e extremamente barato. Por cerca de cinco euros consegue fazer uma lavagem automática. Além disso, demora, no máximo, 15 minutos.

Melhor opção para si?

A melhor opção depende do uso e valorização que dá ao carro e também da sua carteira e disponibilidade. Se não valoriza, ou tem tempo para o fazer, ou sequer para deixar o carro numa empresa especializada, a lavagem manual não é a melhor solução. Nesses casos, deve optar pela lavagem automática.

Por outro lado, se quer deixar o carro muito bem limpo e, além disso, evitar danificar a pintura, então deve recorrer à lavagem manual. Claro que cada caso é um caso e recorrer a uma má empresa de lavagem poderá ser tão ou mais prejudicial à pintura como uma lavagem automática.

lavagem manual de automóvel

Importância de lavar o carro

Alguns condutores poderão achar o ato de lavar o carro com regularidade desnecessário. Para esses, o veículo é apenas uma forma de conseguir um objetivo: um meio de deslocação que permite ir do ponto A ao ponto B da forma mais rápida e/ou independente possível.

No entanto, lavar o carro acarreta bastantes vantagens não só a nível estético. Ao lavar o carro regularmente, tanto externamente, como interiormente, vai melhorar as condições de higiene e de saúde do mesmo, uma vez que a não limpeza do veículo permite a acumulação de ácaros fungos e bactérias danosos à saúde.

Além disso, uma limpeza exterior bem feita permite evitar partículas soltas no capô, portas, no teto e em outro locais, assim como ferrugem em zonas como as rodas. Tanto as partículas, como a ferrugem afetam diretamente a aerodinâmica e o desempenho do carro, principalmente em estradas de circulação a alta velocidade como auto-estradas.

Portanto, quer opte por uma lavagem manual ou automática, não deve nunca deixar de lavar o carro.

Veja também