Nenhum condutor gosta de conduzir um carro sujo. Segundo os especialistas, os veículos devem ser limpos uma vez por semana para evitar a acumulação de resíduos prejudiciais ao bom estado da carroçaria. Ainda assim, tenha atenção aos perigos da lavagem automática. Apesar de ser um método rápido, não é o mais seguro para o seu veículo. Na hora de limpar o seu carro, opte pela lavagem manual, pois é a mais segura para o seu automóvel.
Conheça os danos que a lavagem automática pode causar no carro

Diversos especialistas em automóveis garantem que os danos que a lavagem automática causa não compensam o preço e a rapidez do serviço. Neste tipo de serviços, é feita uma pré-lavagem com um detergente bastante agressivo para o chassis e para a pintura do carro e que é eliminado com água a uma grande pressão.
De seguida, o carro é lavado com os rolos que passam por todo o carro a uma enorme velocidade e, nesse momento, a probabilidade de sair do serviço de lavagem automático com uns riscos a mais na pintura aumenta consideravelmente.
Essa probabilidade aumenta ainda mais se não for feita uma manutenção regular desses rolos, já que as escovas lavam centenas de carros e acumulam resíduos que podem ser prejudiciais para o seu carro.
Este método é bastante agressivo e pode provocar danos difíceis de reparar e que lhe vão custar algumas dezenas (ou centenas) de euros.
A lavagem manual é uma boa opção

Pode optar pela lavagem self-service, que está disponível em diversos postos de combustível do país. Mas garanta que mantém uma distância de cerca de 20 cm a 30 cm entre a mangueira de alta pressão e o veículo.
Se não for fã desse sistema, opte pela lavagem manual: poderá fazê-lo sozinho ou entregar esse serviço a funcionários especializados em bombas de gasolina ou empresas especializadas.
Serviços de lavagem de carros: esteja atento
Agora que já conhece os perigos da lavagem automática, esteja atento. Se entregar a limpeza do seu veículo a uma empresa de lavagem de carros, verifique sempre o estado do veículo com o funcionário antes de entregá-lo nas mãos da empresa. Se necessário, tire fotografias para que consiga comprovar o estado da viatura antes da lavagem. Se a lavagem for completa, faça o mesmo no interior do veículo.
No fim da lavagem, verifique novamente o veículo e se encontrar algum dano poderá confrontar a empresa com as fotos tiradas previamente. Se detetar anomalias, exija responsabilidades de forma imediata, tire novas fotografias e apresente uma reclamação por escrito no livro de reclamações para que consiga um comprovativo de toda a situação.
Mesmo que a empresa garanta que tem seguro, faça a sua reclamação e se lhe for negada essa possibilidade, chame as autoridades competentes.
Veja também:
- 10 dicas para limpar o carro como um profissional
- 7 cuidados com o carro que tem mesmo que ter
- Como limpar os vidros do carro de forma eficaz
- Descubra com que frequência deve limpar o interior do carro