Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
04 Fev, 2018 - 00:00

Lençóis Maranhenses: um paraíso na terra

Mónica Carvalho

No Nordeste brasileiro existe um paraíso chamado Lençóis Maranhenses, um conjunto de lagoas que parecem milagres da natureza.

Lençóis Maranhenses: um paraíso na terra

Dificilmente haverá outra beleza natural no mundo comparável com os fascinantes Lençóis Maranhenses, situado no litoral oriental do Maranhão, Nordeste brasileiro, e que envolve os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas – sendo este último o principal ponto de entrada para este local incrível.

Conheça os Lençóis Maranhenses

placeholder-1x1

Os Lençóis Maranhenses são um verdadeiro paraíso, um dos principais destinos turísticos daquela região brasileira e integra o Parque Nacional, criado em 1981, com uma área total de 156,5 mil hectares.

Mas, afinal, o que distingue e torna os Lençóis Maranhenses num local tão especial? A resposta é simples: a existência de dunas formadas pela força dos ventos, que criam uma paisagem única e alteram constantemente o seu formato.

E, pelo meio deste quase deserto gigante, encontramos lagoas formadas pela acumulação de água das chuvas do primeiro semestre de cada ano. Quando julho chega, as dunas transformam-se em piscinas naturais, com água doce e limpa, transparente e quente.

Um cenário que se prolonga até meados de outubro, proporcionando uma experiência única e relaxante para quem fez a viagem.

placeholder-1x1

Esta é uma viagem que pode ser um pouco atribulada, já que, para chegar ao parque, os visitantes apenas conseguirão fazê-lo de Jeep -um dos únicos veículos capazes de lidar com o terreno acidentado.

Além disso, a direção do Parque Natural recomenda fazer a viagem apenas com um guia experiente – pois, dada a dimensão dos Lençóis Maranhenses, é muito fácil perder-se.

placeholder-1x1

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um lugar que permite o contato direto com uma natureza original e quente, por isso, leve apenas roupas leves e confortáveis, bem como protetor solar, chapéu, óculos de sol e repelente, já que com a formação das lagoas, também aparecem muitos animais para usufruir deste espetáculo natural, provenientes de outros rios conectados às lagoas.

Apesar do grande destaque das lagoas dos Lençóis Maranhenses, aqui também é possível também fazer passeios para praias e rios, bem como praticar kitesurfe.

placeholder-1x1

E, para repousar, há uma grande variedade de hotéis e pousadas, restaurantes e comércio bem desenvolvido na região, quer na cidade mais próxima, Barreirinhas, quer noutras com melhores infraestruturas, em Atins e Santo Amaro.

Já está a pensar na viagem?

Veja também: