ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Ekonomista
Ekonomista
10 Ago, 2021 - 17:40

Penhores: vender ouro com opção de compra

Ekonomista

Os imprevistos podem acontecer a qualquer um e as lojas de penhores serão sempre uma solução de recurso. Saiba como funciona o processo.

Lojas de penhores

Em 2012, com Portugal em plena recessão económica, as lojas de penhores proliferaram um pouco por todo o país. Na altura, penhorar jóias e/ou peças em ouro foi uma solução de recurso para muitas famílias, que se viram endividadas e com cortes nos rendimentos.

Atualmente, estas lojas, que por norma têm o seu potencial de crescimento associado a períodos de crise económica, continuam a ser uma solução para imprevistos financeiros.

No sentido de esclarecer como funciona este processo, dirigimos algumas questões a Judá Chester, CEO da Valores, empresa especializada no comércio de metais preciosos usados.

Entrevista ao CEO da Valores sobre venda de ouro com opção de compra

1

Como funciona a venda de ouro com opção de compra? Está disponível em todas as lojas?

Judá Chester: O serviço de Venda com Opção de Compra está disponível em todas as lojas Valores. O funcionamento do serviço consiste em disponibilizar a opção de a pessoa através do pagamento em prestações comprar novamente as peças que nos vendeu. 

Ao optar por esse serviço, o cliente não se compromete a comprar as peças. A Valores é que se compromete a vendê-las. Ou seja, se o cliente mais tarde mudar de ideias, basta não exercer a opção de compra e o contrato é automaticamente resolvido e os artigos são fundidos.

2

Qual é em média o juro pago pelo cliente para a recuperação da peça?

JC: Não existe um juro relacionado com este serviço, existem sim uma prestação mensal mínima de 15€, que é constante em todo o prazo de pagamento das prestações.

3

Há possibilidade da extensão do prazo para além dos 24 meses? Se sim, em que condições?

JC: O máximo são as 24 prestações. Temos disponíveis para o cliente 4 opções: 3, 6, 12 e 24 meses.

4

Que tipo de verificação legal é feita sobre as peças apresentadas nas lojas?

JC: A verificação legal e material das peças é exactamente a mesma e com o mesmo rigor, sigilo e segurança do serviço de compra e venda de peças, que praticamos desde 2008. Ou seja, as peças são testadas, valorizadas, verificado o seu interesse histórico e para o próprio cliente.

Concretizada a compra, existe a identificação através do cartão cidadão, contacto, morada do cliente e a comunicação à Policia Judiciaria como habitual.

5

Como caracteriza atualmente o mercado do ouro, quer em Portugal, quer a nível mundial?

JC: O ouro tem demonstrado uma grande resiliência ao longo do tempo, valorizando fortemente em épocas de maior incerteza/crise e mantendo ou diminuindo muito pouco o seu valor em tempos de maior prosperidade. Neste momento, o que assistimos foi a uma manutenção ou ligeira subida do valor do ouro voltando a valores de máximo histórico, que tinham sido atingidos em 2020, voltando a valores que tinha atingido em 2012.

Veja também