A madressilva é composta por folhas ricas em propriedades anti-inflamatórias e antibióticas que combatem os estafilococos e o bacilo de coli. Estes são alguns dos agentes responsáveis pelos problemas respiratórios e gastro-intestinais.
Além disso, as folhas e as flores da madressilva ainda possuem derivados salicílicos, capazes de atenuar as dores de cabeça, febre, arterite e/ou dores reumáticas. A sua ação anti-espasmódica e expetorante aliviam problemas como a tosse, a asma e a bronquite.
Madressilva, descubra todos os “segredos” desta planta
A madressilva é uma planta muito comum nas regiões mediterrânicas e tem um aroma super agradável. Por isso, não é difícil utilizá-la para fazer gargarejos, de modo a evitar inflamações da boca e da garganta, por exemplo. Além disso, as flores e folhas desta planta funcionam tanto como um eficaz diurético, como um laxativo suave.
A planta possui flavonoides, taninos, linalol e jasmona, inusitol e luteolina, glúcidos e derivados salicílicos. As bagas desta planta são tóxicas, mas oferecem uma subtância – o L.xylosteum – que é muito utilizado para tratar a diarreia, os vómitos, os espasmos ou as convulsões.
Fitoterapia e homeopatia
As ciências e terapias alternativa há muito que fazem uso desta planta nos seus tratamentos.
A fitoterapia considera esta planta um calmante do sistema nervoso, capaz de combater a ansiedade. Já a homeopatia usa medicamentos feitos à base das folhas desta planta para tratar situações de irritabilidade e de mau humor.
Para ajudar nos problemas respiratórios, deve consumir-se ou num xarope feito à base das suas flores, ou numa infusão.
Origem e caraterísticas
A Madressilva Lonicera spp. é uma planta que pertence à família das caprifóliaceas, natural da Europa Meridional e do Cáucaso. Em Portugal, a espécie mais comum é a L.etrusca, a L. periclimenum e a madressilva-das-boticas.
É uma planta com flores muito coloridas e um aroma muito agradável. Elas exigem alguma atenção e cuidados, pois atraem muitos insetos polinizadores, desde logo as abelhas. Apesar disso, é costume vê-la crescer de forma espontânea em zonas campestres e solos argilosos.
As mais comuns têm um tom branco-amarelado, com raios vermelhos, e são conhecidas como madressilva-dos-jardins ou maia, por florirem no mês de maio.
Remédios caseiros com madressilva
Para combater a asma
Chá de raiz de madressilva
Ingredientes
1 chávena de água
1 colher de sopa de raiz picada de madressilva
Modo de Preparação
- Adicione 1 colher de sopa da raiz picada a 1 chávena de água.
- Deixe atuar durante 10 minutos.
- Coe, adoce com um pouco de mel e beba diariamente.
Para melhorar a saúde cardiovascular
Chá de raiz de madressilva raspada
Ingredientes
7 chávenas de água
1 chávena de raiz de madressilva raspada
Modo de Preparação
- Acrescente 1 chávena de raiz de madressilva raspada a 7 chávenas de água.
- Deixe repousar durante 30 minutos.
- Coe, engarrafe e guarde no frigorífico.
- Beba duas chávenas por dia, durante uma semana.
Para tratar feridas
- Faça um emplastro de madressilva para sarar feridas.
- Para isso, esmague as raízes e as folhas e aplique-as num pano limpo.
- Coloque sobre a ferida.
Para acabar com as picadas de insetos
- Aplique na área picada o sumo da madressilva.
Nota: Nenhuma das doenças ou dos sintomas referidos despensam a consulta ou aconselhamento de um médico ou farmacêutico.