Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
17 Ago, 2020 - 10:54

As 10 maiores cidades do mundo: as big cities com milhões de almas

Mónica Carvalho

Que a população mundial cresce a olhos vistos já todos sabem, mas ficará surpreendido com os números que compõem as 10 maiores cidades do mundo.

maiores-cidades-mundo

As 10 maiores cidades do mundo são compostas por valências que as tornam absolutamente únicas. Uma cidade é caracterizada pela arquitetura, pelas lojas, pelos cafés, pelos restaurantes, mas acima de tudo pelas pessoas que as habitam e por tudo aquilo que é tão intangível e que dá lhe carisma.

Quando falamos nas maiores cidades do mundo, estamos, claramente, a classificá-las pela densidade populacional. Para quem não sabe, mais de metade da população mundial está distribuída pelas grandes cidades, que constam nesta lista, um número que aumenta a cada dia que passa.

Numa altura em que as viagens podem estar limitadas, além de lhe darmos a conhecer números impressionantes, convidamo-lo a embarcar connosco numa aventura virtual. A evolução tecnológica também em sido aproveitada pelo turismo e, como tal, são cada vez mais comuns as possibilidades de conhecer uma cidade, mesmo sem sair de casa.

Sabe quantos habitantes tem o planeta Terra?

O portal World Population Review reuniu informações do relatório World Population Prospects (2019 Revision) feito pelas Nações Unidos e do relatório Historical Estimates of World Population para nos dar conta de dados bem atuais no que à população mundial diz respeito.

  • População Mundial em 16/1/2020: 7.757.877.916
  • Última estimativa da ONU em 1 de julho de 2020: 7.794.798.739
  • Nascimentos por dia (estimados): 383.261
  • Mortes por dia (estimados): 161.543

Ainda que os números da população mundial possam revelar valores surpreendentes, em 2018, a taxa de crescimento populacional mundial foi de 1,12%. Isto significa que desde a década de 70, do século XX, a taxa de crescimento populacional continua em queda, em termos percentuais quando comparado com épocas anteriores.

Ainda assim, de acordo com dados da ONU, estima-se que a população mundial continue a crescer, mesmo que a um ritmo muito mais lento: até 2030, a população excederá 8 bilhões; em 2040, esse número excederá os 9 bilhões; em 2055, o número aumentará para mais de 10 bilhões.

Este crescimento populacional será influenciado, principalmente, por nove países: República Democrática do Congo, Etiópia, Índia, Indonésia, Nigéria, Paquistão, Uganda, República Unida da Tanzânia e Estados Unidos da América. Isto permite concluir que os países africanos duplicam o número de habitantes, antes de se percecionar um abrandamento das taxas de nascimento.

Outro dado curioso prende-se com a expetativa de vida global, que tem vindo a melhorar, sendo atualmente de superior a 70 anos de idade.

Top 10 das maiores cidades do mundo

1. Tóquio, Japão

tóquio japão

População: 9,2 milhões de habitantes

A capital do Japão é a cidade com mais habitantes em todo o mundo. Tal não surpreende se tivermos em conta que é uma metrópole que oferece uma escolha ilimitada de compras, entretenimento, cultura e restaurantes para quem a visita, mas acima de tudo para quem lá habita.

Para conhecer melhor e compreender estes valores, nada como visitar o distrito de Asakusa, com a sua panóplia de excelentes museus, templos históricos e jardins, que permitem conhecer a cidade mais em profundidade.

No portal Arigato Japan, poderá usufruir de algumas experiências tipicamente japonesas, como descobrir mais sobre a gastronomia local e conhecer alguns bairros com a ajuda de um residente.

2. Deli, India

deli índia

População: 21,7 milhões de habitantes

Há muito que a Índia é uma presença constantes neste tipo de listagens. Desta vez, entre as maiores cidades do mundo, contamos com Deli, um local repleto de história e vida moderna, cheia de cor, que pulsa com os ritmos muito próprios do dia a dia.

Quer se ame ou odeia, o que é certo é que é impossível ignorar e é isso que tanto fascina quem descobre a capital indiana.

Da gastronomia irreverente – e pouco indicada para estômagos fracos – aos mercados de rua onde parece poder encontrar tudo o que procura e até aquilo que nem sabia que procurava, às riquezas naturais que fascinam qualquer um, Deli é mesmo uma cidade enriquecedora.

O India Virtual Tour permite-lhe descobrir jardins, monumentos, locais de veneração e até museus, no conforto de sua casa.

3. Xangai, China

xangai china

População: 24,2 milhões de habitantes

Esta cidade vale cerca de 540 mil milhões de dólares para uma população estimada em 26 milhões de pessoas e é uma presença frequenta na lista das maiores cidades do mundo.

Para o visitante comum, chegar a Xangai é como se entrasse numa outra realidade, que pode, até ser algo absorvente, até porque, poucas cidades no mundo evocam tanta história, excesso, glamour, mística como Xangai. A cidade mais populosa do mundo é uma promessa exótica a todos os níveis.

Aqui poderá fazer uma visita virtual pelo museu de Xangai.

4. São Paulo, Brasil

são paulo brasil

População: 12,1 milhões de habitantes

São Paulo é uma das maiores cidades do mundo, em termos demográficos, mas também no que ao território diz respeito: é a maior cidade do hemisfério sul.

Se ignorarmos o trânsito infernal, a cidade é bem apetecível, pelos museus, restaurantes, comércio, indústria e cultura. É precisamente na vertente cultural que reside um dos seus maiores pontos de atração: são inúmeros os que a visitam pelas suas inúmeras ofertas de arte e pelo seu lado mais irreverente.

Poderá descobrir melhor alguns pontos da cidade, através desta imagens de 360º, que lhe permitem sentir um pouco do fervor e irreverência da cidade paulista.

5. Cidade do México, México

População: 8,8 milhões de habitantes

A Cidade do México é um dos mais excitantes e imperdíveis destinos da cidade na América Latina, onde as atividades para se divertir são mais que muitas e abrangentes, seja para os amantes de desporto, comida, cultura, história e arte contemporânea.

O passado menos bonito da cidade, conferiu-lhe uma fama pouco positiva, que tem vindo a ser limpa, o que se testemunha pelas renovações dos espaços públicos, pela melhoria da cena gastronómica, pelo impulso das atividades culturais.

Ainda assim, diferentes eras convivem em perfeita harmonia, conferindo-lhe um charme como poucas, o que torna possível testemunhar exemplos vivos desde o esplendor da era colonial e pré-hispânica até à época contemporânea.

Desde agosto de 2020, que o Governo mexicano disponibiliza um portal com visitas virtuais sobre a cidade, numa tentativa de atrair turísticas, seja agora para quem pode viajar, seja futuramente, quando sentirmos que o mundo é um lugar mais seguro.

6. Cairo, Egito

Cairo, Egito

População: 9,5 milhões de habitantes

O Egito não se resume a antigas pirâmides e relíquias antigas e Cairo é um excelente exemplo disso mesmo.

Esta metrópole é bem movimentada e dona de ruas completamente e tipicamente caóticas, que contrastam com a pacatez do deserto – são dois dos grandes motivos pelos quais esta é uma das cidades mais visitadas no mundo.

Milhares de anos de história e monumentos que ainda se mantêm erguidos, como se desafiassem as regras do tempo e da humanidade é algo que qualquer pessoa deveria ver, pelo menos uma vez na vida.

Alguns dos pontos históricos mais importantes da cidade – e do mundo – poderão ser visitados virtualmente. Veja alguns.

7. Dhaka, Bangladesh

Dhaka, Bangladesh

População: 8,9 milhões de habitantes

A surpreendente Dhaka é um lugar gloriosamente barulhento e caótico, mas, simultaneamente, cheio de energia, que poderá, até, ser uma sobrecarga para os sentidos.

A vida corre livremente como os barcos que circulam pelo rio Buriganga, para parar um pouco e recuperar o fôlego nos parques verdes e deslumbrar-se pelos monumentos de influência britânica e mongol que vibram de história, pelas mesquitas e templos hindus que apelam ao lado mais espiritual de cada um.

Se ficou curioso com este destino, então, dê uma espreitadela ao Museu Nacional de Bangladesh.

8. Mumbai, Índia

Mumbai, Índia

População: 18,4 milhões de habitantes

Mumbai é uma cidade gigante em vários níveis: não faltam trabalhadores, artistas e pescadores, milionários e pobres, naquela que se revela como uma dicotomia equilibrada e harmoniosa de viver a vida.

Tendo isto em conta, Mumbai pode assustar à primeira vista pela sua energia furiosa, pelos transportes públicos limitados e pela densidade populacional. Mas tudo isso é secundário, quando se deixar levar pelo espírito indiano, e desfrutar de algumas das maiores arquiteturas da era colonial do planeta e explorar bazares únicos e templos escondidos.

9. Pequim, China

pequim china

População: 21,5 milhões de habitantes

Pequim é a sede das três últimas dinastias imperiais: os Yuan (mongóis), os Ming (chineses han) e os Qing (manchu) e isso ainda se reflete nos becos residenciais da cidade.

A gastronomia assume especial importância nesta cidade, de tal forma que “chī le ma?” (já comeu?) é o cumprimento típico entre os locais, como se a comida fosse o ponto de união entre todos os habitantes de Pequim, independentemente das crenças ou camada social.

Bem no centro de Pequim, encontra o Museu do Palácio, onde pode visitar inúmeras obras emblemáticas que ajudam a compreender melhor a história e o presente da cidade. Na impossibilidade de ver pessoalmente, faça a sua visita virtual.

10. Osaka, Japão

Osaka, Japão

População: 2,7 milhões de habitantes

A finalizar a lista das 10 maiores cidades do mundo, temos Osaka, no Japão, cuja economia surpreende: a cidade vale 579 mil milhões de euros, o que se reflete num local animado, cheio de vida, sempre com atividades para fazer, principalmente durante a noite – há sempre um concerto, uma exposição de arte, um espetáculo para assistir.

Não é uma cidade bonita no sentido tradicional da palavra, mas que encanta por outros motivos: os infindáveis edifícios estão envoltos em deslumbrantes outdoors de néon, que nos transportam para uma realidade alternativa. Um exemplo disso mesmo é o Castelo de Osaka, que pode ser visitado virtualmente.

Conheça as restantes cidades que compõem top 25 das maiores cidades do mundo:

  1. Karachi, Paquistação: 14,9 milhões habitantes
  2. Chongqing, China: 30,4 milhões de habitantes
  3. Istambul, Turquia: 15 milhões de habitantes
  4. Buenos Aires, Argentina: 2,8 milhões de habitantes
  5. Calcutá, Índia: 4,4 milhões de habitantes
  6. Lagos, Nigéria: 6 milhões de habitantes
  7. Quinxassa, República Democrática do Congo: 11,8 milhões de habitantes
  8. Manila, Filipinas: 1,7 milhões de habitantes
  9. Tianjin, China: 11,7 milhões de habitantes
  10. Rio de Janeiro, Brasil: 6,3 milhões de habitantes
  11. Guangzhou, China: 14,9 milhões de habitantes
  12. Laore, Paquistão: 11,1 milhões de habitantes
  13. Moscovo, Rússia: 11,9 milhões de habitantes
  14. Shenzhen, China: 12,5 milhões de habitantes
  15. Bangalore, Índia: 8,4 milhões de habitantes
Veja também