Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
17 Jan, 2020 - 16:14

As 10 maiores cidades do mundo: big cities para conhecer

Mónica Carvalho

Que a população mundial cresce a olhos vistos já todos sabem, mas ficará surpreendido com os números que compõem as 10 maiores cidades do mundo.

maiores-cidades-mundo

As 10 maiores cidades do mundo são compostas por valências que as tornam absolutamente únicas. Uma cidade é caracterizada pela arquitetura, pelas lojas, pelos cafés, pelos restaurantes, mas acima de tudo pelas pessoas que as habitam e por tudo aquilo que é tão intangível e que dá lhe carisma.

Quando falamos nas maiores cidades do mundo, estamos, claramente, a classificá-las pela densidade populacional. Para quem não sabe, mais de metade da população mundial está distribuída pelas grandes cidades, que constam nesta lista, um número que aumenta a cada dia que passa.

Sabe quantos habitantes tem o planeta Terra?

O portal World Population Review reuniu informações do relatório World Population Prospects (2019 Revision) feito pelas Nações Unidos e do relatório Historical Estimates of World Population para nos dar conta de dados bem atuais no que à população mundial diz respeito.

  • População Mundial em 16/1/2020: 7.757.877.916
  • Última estimativa da ONU em 1 de julho de 2020: 7.794.798.739
  • Nascimentos por dia (estimados): 383.261
  • Mortes por dia (estimados): 161.543

Ainda que os números da população mundial possam revelar valores surpreendentes, em 2018, a taxa de crescimento populacional mundial foi de 1,12%. Isto significa que desde a década de 70, do século XX, a taxa de crescimento populacional continua em queda, em termos percentuais quando comparado com épocas anteriores.

Ainda assim, de acordo com dados da ONU, estima-se que a população mundial continue a crescer, mesmo que a um ritmo muito mais lento: até 2030, a população excederá 8 bilhões; em 2040, esse número excederá os 9 bilhões; em 2055, o número aumentará para mais de 10 bilhões.

Este crescimento populacional será influenciado, principalmente, por nove países: República Democrática do Congo, Etiópia, Índia, Indonésia, Nigéria, Paquistão, Uganda, República Unida da Tanzânia e Estados Unidos da América. Isto permite concluir que os países africanos duplicam o número de habitantes, antes de se percecionar um abrandamento das taxas de nascimento.

Outro dado curioso prende-se com a expetativa de vida global, que tem vindo a melhorar, sendo atualmente de superior a 70 anos de idade.

Top 10 das maiores cidades do mundo

1. Tóquio, Japão

tóquio japão

População: 9,2 milhões de habitantes

A capital do Japão é a cidade com mais habitantes em todo o mundo. Tal não surpreende se tivermos em conta que é uma metrópole que oferece uma escolha ilimitada de compras, entretenimento, cultura e restaurantes para quem a visita, mas acima de tudo para quem lá habita.

Para conhecer melhor e compreender estes valores, nada como visitar o distrito de Asakusa, com a sua panóplia de excelentes museus, templos históricos e jardins, que permitem conhecer a cidade mais em profundidade.

2. Deli, India

deli índia

População: 21,7 milhões de habitantes

Há muito que a Índia é uma presença constantes neste tipo de listagens. Desta vez, entre as maiores cidades do mundo, contamos com Deli, um local repleto de história e vida moderna, cheia de cor, que pulsa com os ritmos muito próprios do dia a dia.

Quer se ame ou odeia, o que é certo é que é impossível ignorar e é isso que tanto fascina quem descobre a capital indiana.

Da gastronomia irreverente – e pouco indicada para estômagos fracos – aos mercados de rua onde parece poder encontrar tudo o que procura e até aquilo que nem sabia que procurava, às riquezas naturais que fascinam qualquer um, Deli é mesmo uma cidade enriquecedora.

3. Xangai, China

xangai china

População: 24,2 milhões de habitantes

Esta cidade vale cerca de 540 mil milhões de dólares para uma população estimada em 26 milhões de pessoas e é uma presença frequenta na lista das maiores cidades do mundo.

Para o visitante comum, chegar a Xangai é como se entrasse numa outra realidade, que pode, até ser algo absorvente, até porque, poucas cidades no mundo evocam tanta história, excesso, glamour, mística como Xangai. A cidade mais populosa do mundo é uma promessa exótica a todos os níveis.

4. São Paulo, Brasil

são paulo brasil

População: 12,1 milhões de habitantes

São Paulo é uma das maiores cidades do mundo, em termos demográficos, mas também no que ao território diz respeito: é a maior cidade do hemisfério sul.

Se ignorarmos o trânsito infernal, a cidade é bem apetecível, pelos museus, restaurantes, comércio, indústria e cultura. É precisamente na vertente cultural que reside um dos seus maiores pontos de atração: são inúmeros os que a visitam pelas suas inúmeras ofertas de arte e pelo seu lado mais irreverente.

5. Cidade do México, México

População: 8,8 milhões de habitantes

A Cidade do México é um dos mais excitantes e imperdíveis destinos da cidade na América Latina, onde as atividades para se divertir são mais que muitas e abrangentes, seja para os amantes de desporto, comida, cultura, história e arte contemporânea.

O passado menos bonito da cidade, conferiu-lhe uma fama pouco positiva, que tem vindo a ser limpa, o que se testemunha pelas renovações dos espaços públicos, pela melhoria da cena gastronómica, pelo impulso das atividades culturais.

Ainda assim, diferentes eras convivem em perfeita harmonia, conferindo-lhe um charme como poucas, o que torna possível testemunhar exemplos vivos desde o esplendor da era colonial e pré-hispânica até à época contemporânea.

6. Cairo, Egito

Cairo, Egito

População: 9,5 milhões de habitantes

O Egito não se resume a antigas pirâmides e relíquias antigas e Cairo é um excelente exemplo disso mesmo.

Esta metrópole é bem movimentada e dona de ruas completamente e tipicamente caóticas, que contrastam com a pacatez do deserto – são dois dos grandes motivos pelos quais esta é uma das cidades mais visitadas no mundo.

Milhares de anos de história e monumentos que ainda se mantêm erguidos, como se desafiassem as regras do tempo e da humanidade é algo que qualquer pessoa deveria ver, pelo menos uma vez na vida.

7. Dhaka, Bangladesh

Dhaka, Bangladesh

População: 8,9 milhões de habitantes

A surpreendente Dhaka é um lugar gloriosamente barulhento e caótico, mas, simultaneamente, cheio de energia, que poderá, até, ser uma sobrecarga para os sentidos.

A vida corre livremente como os barcos que circulam pelo rio Buriganga, para parar um pouco e recuperar o fôlego nos parques verdes e deslumbrar-se pelos monumentos de influência britânica e mongol que vibram de história, pelas mesquitas e templos hindus que apelam ao lado mais espiritual de cada um.

8. Mumbai, Índia

Mumbai, Índia

População: 18,4 milhões de habitantes

Mumbai é uma cidade gigante em vários níveis: não faltam trabalhadores, artistas e pescadores, milionários e pobres, naquela que se revela como uma dicotomia equilibrada e harmoniosa de viver a vida.

Tendo isto em conta, Mumbai pode assustar à primeira vista pela sua energia furiosa, pelos transportes públicos limitados e pela densidade populacional. Mas tudo isso é secundário, quando se deixar levar pelo espírito indiano, e desfrutar de algumas das maiores arquiteturas da era colonial do planeta e explorar bazares únicos e templos escondidos.

9. Pequim, China

pequim china

População: 21,5 milhões de habitantes

Pequim é a sede das três últimas dinastias imperiais: os Yuan (mongóis), os Ming (chineses han) e os Qing (manchu) e isso ainda se reflete nos becos residenciais da cidade.

A gastronomia assume especial importância nesta cidade, de tal forma que “chī le ma?” (já comeu?) é o cumprimento típico entre os locais, como se a comida fosse o ponto de união entre todos os habitantes de Pequim, independentemente das crenças ou camada social.

10. Osaka, Japão

Osaka, Japão

População: 2,7 milhões de habitantes

A finalizar a lista das 10 maiores cidades do mundo, temos Osaka, no Japão, cuja economia surpreende: a cidade vale 579 mil milhões de euros, o que se reflete num local animado, cheio de vida, sempre com atividades para fazer, principalmente durante a noite – há sempre um concerto, uma exposição de arte, um espetáculo para assistir.

Não é uma cidade bonita no sentido tradicional da palavra, mas que encanta por outros motivos: os infindáveis edifícios estão envoltos em deslumbrantes outdoors de néon, que nos transportam para uma realidade alternativa.

Conheça as restantes cidades que compõem top 25 das maiores cidades do mundo:

  1. Karachi, Paquistação: 14,9 milhões habitantes
  2. Chongqing, China: 30,4 milhões de habitantes
  3. Istambul, Turquia: 15 milhões de habitantes
  4. Buenos Aires, Argentina: 2,8 milhões de habitantes
  5. Calcutá, Índia: 4,4 milhões de habitantes
  6. Lagos, Nigéria: 6 milhões de habitantes
  7. Quinxassa, República Democrática do Congo: 11,8 milhões de habitantes
  8. Manila, Filipinas: 1,7 milhões de habitantes
  9. Tianjin, China: 11,7 milhões de habitantes
  10. Rio de Janeiro, Brasil: 6,3 milhões de habitantes
  11. Guangzhou, China: 14,9 milhões de habitantes
  12. Laore, Paquistão: 11,1 milhões de habitantes
  13. Moscovo, Rússia: 11,9 milhões de habitantes
  14. Shenzhen, China: 12,5 milhões de habitantes
  15. Bangalore, Índia: 8,4 milhões de habitantes
Veja também