Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
24 Jul, 2019 - 11:39
Manuais digitais: fique a par das vantagens

Manuais digitais: fique a par das vantagens

Catarina Milheiro

Os manuais digitais representam um passo totalmente inovador no mundo da educação. Conheça todas as vantagens associadas à sua utilização.

O artigo continua após o anúncio

Os manuais digitais são a versão exclusivamente digital dos manuais escolares e dos respetivos cadernos de atividades. Como sabemos, são inúmeras as inovações tecnológicas que têm vindo a surgir, com o objetivo de facilitar as nossas vidas.

A verdade é que também esta questão dos manuais digitais, se trata de uma inovação que veio para facilitar e inovar o dia a dia das crianças e o modo de aprendizagem. Afinal, hoje as crianças nascem rodeadas de aparelhos tecnológicos, quer sejam tablets, computadores ou telemóveis.

Como tal, desde muito cedo que estabelecem uma ligação rápida, e quase instintiva, com estes dispositivos tecnológicos e, por incrível que pareça, os mais pequenos parecem ser aqueles que melhor sabem manusear este tipo de aparelhos.

Mas então o que pensa sobre a implementação de manuais digitais nas escolas? Está a par das vantagens que esta mudança pode trazer para o seu filho e para o ambiente? Fique connosco.

O que são manuais digitais?

Manuais digitais

Todos os alunos do 1º ao 6º ano, que frequentaram escolas públicas, no ano letivo de 2018-2019, receberam do Estado recursos digitais desenvolvidos em articulação com o manual (além dos manuais escolares em papel). Esses recursos digitais podem ser acedidos através de dispositivos como tablets, computadores ou telemóveis.

Ou seja, no ano letivo de 2018-2019, os recursos digitais já foram oferecidos juntamente com os respetivos manuais em papel. Para poderem usufruir da utilização destes recursos digitais, os alunos teriam de ter uma conta no portal da Escola Virtual ou, não tendo, deveriam fazer o registo de forma totalmente gratuita para que tivessem então acesso ao seu login e à password.

A utilização destes recursos digitais funciona através da app EV Smart Book (para utilização no telemóvel) e através da app EV Smart Book Tablet (para utilização no tablet) – onde os alunos têm acesso quer ao conteúdo do manual como também aos recursos associados em contexto de aula.

Mas atenção, estes recursos digitais não são os manuais digitais.

O artigo continua após o anúncio

A grande inovação que tem vindo a ser falada é a questão dos manuais digitais, ou seja, em vez de se permitir aos alunos apenas o acesso a alguns recursos em formato digital, estes passam agora a ter a oportunidade de nem sequer utilizarem manuais físicos, isto é, em papel.

Os manuais digitais são, assim, a versão exclusivamente digital dos manuais escolares e dos respetivos cadernos de atividades.

Todos nós sabemos que os manuais escolares são ferramentas indispensáveis, quer para as aulas ou para os alunos acompanharem o estudo em casa. Por isso, e para que não restem dúvidas, os manuais digitais vêm revolucionar um novo método de ensino desde o 1º ano de escolaridade até ao 12º ano.

Que vantagens trazem os manuais digitais?

Esta questão dos manuais digitais trata-se de uma iniciativa da Secretaria Regional de Educação, através do projeto Ambientes Inovadores de Aprendizagem, da Direção Regional de Educação (DRE) e assume-se como uma mais-valia para as salas de aula, onde professores e alunos terão a oportunidade de aprender com recurso às tecnologias.

São algumas as vantagens da utilização de manuais digitais, tais como o facto de contribuir para o desenvolvimento e evolução de uma geração digital, permitindo libertar as crianças do peso que carregam dos manuais físicos diariamente e ainda promover uma elevada poupança de papel.

Para que tenha uma noção, através desta iniciativa, serão poupados cerca de 1,5 milhões de euros em folhas de papel e 14.000 mil manuais escolares. Tratam-se de números consideráveis, não concorda?

Apesar de esta ainda ser uma iniciativa a ser posta em prática somente na Madeira ao longo do próximo ano letivo, é natural que se consiga verificar uma adaptação fácil por parte das crianças e um aumento do aproveitamento escolar, seja considerada também noutros locais do país.

É muito importante preparar a próxima geração para um futuro digital e não há nada melhor do que começar por iniciativas como esta, que estimulam um novo método de aprendizagem que poderá mesmo ser um sucesso.

O artigo continua após o anúncio

Hoje, é essencial que os mais velhos compreendam que, sem dúvida alguma, os seus filhos irão ter funções cada vez mais relacionadas com as novas tecnologias e que, o facto de se começarem a utilizar manuais digitais faz com que se consiga preparar toda uma geração mais competente e capaz.

Veja também