ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Ana Canavarro
Ana Canavarro
18 Mar, 2021 - 12:02

Marcas de cosmética natural: as 5 que tem que conhecer

Ana Canavarro

São já várias as marcas de cosmética natural a ganharem os corações das mulheres, por todo o mundo. Reunimos as melhores.

Marcas de cosmética natural

Se é verdade que algumas marcas de cosmética natural existem há mais de 20 anos, apostando em produtos benéficos para a pele e para o ambiente, também o é que só agora estão realmente em voga. Afinal, vivemos uma era em que a sustentabilidade roubou a cena.

Mas o que é isto da cosmética natural? Em termos gerais, são produtos cosméticos feitos à base de ingredientes provenientes da própria natureza.

Assim, óleos (como por exemplo o óleo de argão), argilas, minerais e extratos vegetais, assumem o papel principal nestes produtos.

Consequentemente, estas marcas não usam parabenos, fragrâncias ou corantes artificiais, derivados de petróleo, silicones ou outros componentes tóxicos nos produtos.

No entanto, é preciso ter em mente que o natural não é necessariamente orgânico, uma vez que muitos produtos têm alguns ingredientes sintéticos na sua composição.

Já os cosméticos orgânicos, além de terem uma fórmula natural, são livres de ingredientes geneticamente modificados e sintéticos.

Nesse sentido, há alguns estudos que apontam para o facto de peles sensíveis e intolerantes, como peles com rosáceas, se darem melhor com produtos de cosmética natural.

Quer experimentar? Conheça as marcas que dominam este mercado.

As 5 melhores marcas de cosmética natural

1

Lush

Fundada no Reino Unido, a Lush é uma das empresas mais conhecidas de cosmética natural, com produtos cruelty-free e veganos. Todos os produtos são feitos à mão, sendo 100% vegetarianos, 83% veganos e 60% sem conservantes.

Celebridades como Julia Roberts, Sarah Jessica Parker, John Malkovich e Madonna já se renderam aos produtos da marca, cujas linhas vão desde o banho e duche às fragrâncias, passando pelo rosto, corpo e maquilhagem.

As lojas da marcas assemelham-se a mercearias com frutas, queijos e doces dispostos sobre mesas de madeira e cestos de vime, numa ode a que devemos cuidar da pele, como cuidamos da alimentação.

Todos os produtos têm um cheiro maravilhoso, e em conjunto com a estética bastante colorida e apelativa, acabam por tornar-se irresistíveis.

As bombas de banho, por exemplo, são um dos produtos mais vendidos da marca.

2

Bioart

A marca brasileira Bioart Biocosméticos foi idealizada em 2010, e nasceu pela mão da jovem empreendedora e CEO da marca, Soraia Zonta.

Foi ela quem apresentou ao mercado brasileiro, os primeiros produtos de maquilhagem feitos à base de argila, minerais, tapioca, entre outros ativos naturais e orgânicos.

A fábrica da marca, sedeada em Santa Catarina, no Brasil, integra a lista global da entidade certificadora Ecocert França, uma das mais reconhecidas na certificação de produtos naturais e orgânicos do mundo. O que garante, claro, que os produtos respeitam os conceituados princípios de qualidade e sustentabilidade, no processo de produção de cosméticos naturais e orgânicos.

A Bioart emprega tecnologia de ponta aliada à natureza, para compor toda a sua linha de produtos de tratamento para a pele.

Incrível, certo?

3

Organii

A fundação da Organii, marca portuguesa, está muito relacionada com a história de vida de duas irmãs (Cátia e Rita), que cresceram num ambiente de respeito pela natureza e consciência das necessidades naturais do corpo.

Cátia formou-se em farmácia e em medicina tradicional chinesa e resolveu lançar a marca, na sequência da sua própria experiência com problemas de pele.

As lojas da Organii reúnem uma criteriosa seleção de marcas bio e eco, apostando num ambiente acolhedor e no atendimento personalizado.

E o melhor: todos os produtos estão também disponíveis online.

Mulher a usar cremes de noite
Veja também 5 melhores cremes de noite para uma pele radiante
4

Ecco Bella

Foi em 1992 que nasceu a Ecco Bella, pela mão da empreendedora social norte-americana Sally Malanga. A marca afirmou-se como pioneira na cosmética natural e orgânica.

Com efeito, Sally pretendia criar e comercializar produtos naturais livres de testes em animais e com respeito pela natureza, o que se tornou uma realidade na Ecco Bella.

A fundadora da marca alerta para o facto de ser necessário estarmos conscientes de que cada pequena compra que fazemos, tem efeitos no planeta inteiro.

Por isso, vale apostar apenas nos cosméticos que realmente vamos usar.

5

Green People

Green People é uma marca de cosmética natural inglesa, nascida em 1994, também a partir do sonho de uma mulher chamada Charlotte. Perante as constantes alergias e eczema da filha, ela deparou-se com imensas dificuldades em encontrar produtos que resultassem na pele da menina. Por isso, resolveu criá-los.

Feitos à base de ingredientes naturais, os produtos da marca assumem-se como os favoritos de celebridades e anónimas, sendo mundialmente conhecidos e adorados.

Hoje em dia, a Green People conta com linhas de cosméticos para o rosto, corpo e cabelos, tanto de adultos como de crianças.

Nesse sentido, se tem pele sensível ou se procura produtos naturais para o rosto e corpo, vale muito a pena espreitar.

Como vê, marcas incríveis de cosmética natural não faltam. Tudo em nome de uma pele bonita, saudável e cuidada.

Veja também