Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ekonomista
Ekonomista
27 Abr, 2018 - 11:32

Entrevista a Marta Carvalho: blogger, mãe, mulher e empreendedora

Ekonomista

Fã de temas como moda e beleza, Marta Carvalho soma agora a maternidade ao seu papel de mulher e empreendedora. Em entrevista, a blogger conta sobre a experiência.

Entrevista a Marta Carvalho: blogger, mãe, mulher e empreendedora

Gerir a casa, educar os filhos, tratar das rotinas e manter uma carreira pode parecer uma combinação exaustiva, mas é preciso olhar para os bons exemplos e entender que, sim, é possível alcançar o equilíbrio e ser feliz em todas as esferas da vida – pessoal e profissional. Para isso, trazemos como mote inspirador a voz de Marta Carvalho, uma mãe que conhece bem o desafio de ser mulher e empreendedora.

Marta Cyrne Carvalho tem 28 anos e é pós-graduada em Consultoria de Imagem, licenciada em Direito, mas sempre trabalhou em Comunicação e Organização de Eventos. Atualmente criou a sua própria empresa dedicada a esta área, a MCC Eventos. Tem uma bebé de quase 8 meses e, admite: tem sido um desafio conciliar a maternidade e a carreira.

Apaixonada pela área da Moda e Beleza, Marta é blogger e, se antes focava as atenções no universo fashionista, hoje também conta como conjuga os seus dias entre a maternidade e a carreira.

A blogger e empresária falou-nos um pouco sobre este desafio!

Mulher e empreendedora: uma entrevista a Marta Carvalho

Como definiria uma mãe em 3 palavras?

É muito difícil definir uma mãe em 3 palavras, porque somos todas diferentes, mas acho que cada uma é dedicada, preocupada e atenta à sua maneira.

marta carvalho

A bebé Carminho com quase 8 meses

O que mudou na vida com a maternidade?

A minha vida deu uma volta incrível! Passei a ter uma pessoa totalmente dependente de mim e que ocupa uma grande parte do meu tempo, o que já não me permite fazer várias coisas que fazia, e principalmente fazê-las 100% concentrada ou despreocupada. Mas, apesar disso, sou feliz na minha nova vida e já não a imagino sem a minha filha. Os momentos bons superam largamente os sacrifícios que somos obrigados a fazer e já me habituei a ter uma companhia todo o dia. E a verdade é que não me posso queixar, porque ela é uma bebé muito fácil.

E na carreira?

Trabalho por conta própria e em casa, o que torna tudo mais complicado porque, apesar da ajuda que tenho, trabalho bastante com ela em casa, ando com ela de um lado para o outro a tratar de coisas, e tenho de a levar a reuniões e eventos. No início foi difícil, mas já me começo a habituar. Por exemplo, neste momento estou a responder a esta entrevista com ela ao meu lado a pedir a minha atenção e os desenhos animados a dar na televisão. É muito cansativo (mesmo!), mas tudo se faz – ainda por cima, adoro o meu trabalho, por isso, fica um bocadinho mais fácil. Estive a trabalhar a meio gás uns meses, porque os primeiros tempos são mesmo muito intensos, mas hoje em dia estou a 100% e lá vou conseguindo. Faço muita coisa fora de horas, quando o meu marido chega a casa.

As pessoas acham que ser uma Mãe que trabalha em casa é mais fácil. Será?

Mais fácil não é, de certeza! Tem coisas boas e coisas más. Por um lado, conseguimos gerir o nosso horário e ter mais tempo para os filhos e para as coisas que gostamos, como um passeio no parque quando está bom tempo, mas por outro temos de ser muito organizadas e incutir uma rotina em casa para conseguirmos trabalhar a 100%. Não é nenhum mar de rosas como as pessoas imaginam. Aliás, é muito cansativo! As mães que deixam os filhos na creche e vão para um escritório não se cansam tanto, fisicamente nem psicologicamente. Ao final do dia vejo perfeitamente a diferença de humor e nível de cansaço entre mim e o meu marido, que chega a casa às 19h. Mas apesar de tudo, não trocava esta vida por um dia a dia num escritório.

marta carvalho

Carminho já é adorada, também, pelas seguidora de Marta Carvalho.

Como é o dia a dia da Marta? Como consegue conciliar a vida pessoal e profissional?

O meu dia começa como o das outras pessoas que trabalham, com o despertador. Mas, o meu é a minha filha! De manhã ficamos por casa e, enquanto ela brinca,, eu trabalho. À hora do almoço aproveito a boa luz para fotografar para o blog. À tarde deixo-a com os avós e aproveito para ir a reuniões, eventos, ginásio, supermercado, etc. Ou, então, levo-a comigo. Acabo por vir para casa dar-lhe de comer e ponho-a a dormir a sesta, o que me permite trabalhar mais um pouco. Ao final da tarde chega o meu marido e aproveito para trabalhar ou tratar de tarefas domésticas. Consigo conciliar a minha vida profissional e pessoal bem, na minha opinião. Pelo menos funciona cá em casa. Mas, sou uma pessoa extremamente organizada – isso é fundamental.

O blog da Marta era dedicado à moda e à beleza. Neste momento fala muito mais sobre a maternidade?

A partir do momento em que fiquei grávida e decidi anunciar no blog, percebi que o mundo da maternidade é uma coisa poderosa. Tive uma recepção muito boa por parte dos meus seguidores e todos os dias ganhava seguidores novos, desejosos de partilhas sobre os preparativos para a chegada da Carminho. Por isso apostei nesse tema. Desde que a Carminho nasceu tem sido uma loucura! As pessoas adoram ver bebés, saber tudo, trocar opiniões e conselhos. Por isso, hoje em dia é o segundo grande tema do meu blog, depois da Beleza, que é e sempre foi o principal.

Sente que as mães procuram informação de outras mães reais?

Sinto imenso! As mães – e principalmente as grávidas – são ávidas de informação, dicas, ideias, sugestões… Eu própria quando engravidei, comecei a seguir os outros blogues de maternidade. Nós bloggers temos acesso a muitos produtos, serviços e experiências, e por isso conseguimos aconselhar, dar boas ideias e sobretudo inspirar outras mães. Partilhamos o nosso dia a dia real. No outro dia partilhei uma papa de abacate que fiz para a minha filha e recebi imensas mensagens de seguidoras que nunca se tinham lembrado de fazer papa de abacate e adoraram a ideia, e queriam saber como tinha feito.

Também me perguntam muito quais as fraldas ou os cremes que prefiro, porque a verdade é que todas as marcas nos enviam os seus produtos para experimentarmos. Tenho muitas seguidoras a comprar para as filhas as roupas que a Carminho usa, porque quando se é mãe de primeira viagem a roupa é sempre uma grande dúvida. E um dos posts com mais sucesso no blog foi um em que partilhei um excel com todos os itens a comprar para o enxoval do bebé. Mas, adoro trocar ideias com outras mães e elas também me ajudam imenso.

Um conselho para futuras mamãs e outro para quem queira trabalhar a partir de casa…

A uma futura mamã, digo o seguinte: a vida muda muito e vai ser intenso, mas também traz muita felicidade, a nós e aos que nos rodeiam. A uma pessoa que queira começar a trabalhar em casa, digo apenas isto: o segredo é muita organização, rotinas e força de vontade.

Veja também: