Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marvin Tortas
Marvin Tortas
28 Fev, 2020 - 11:23

Mazda não vai lançar novos modelos até 2023

Marvin Tortas

Construtora japonesa estará a desenvolver uma nova plataforma que apenas deverá ser apresentada em Março de 2023, não sendo esperados novos modelos nos próximos 3 anos.

Mazda MX-30

De acordo com a Nikkei Asian Review, a construtora japonesa Mazda não vai apresentar nenhum modelo novo nos próximos 3 anos.

Apesar de nenhum modelo novo ser apresentado, isto não significa que o atual portfólio da Mazda não venha a sofrer quaisquer alterações, com a construtora a afirmar que “pequenas melhorias poderão ser feitas aos modelos atuais de modo a mantê-los apelativos para o mercado“.

A notícia surge meses após a Mazda ter lançado o Skyactiv-X, um motor premiado em várias ocasiões e que usa uma tecnologia revolucionária que permite com que os motores a gasolina trabalhem como um motor diesel, conseguindo assim consumos mais baixos e maior binário, permitindo assim performances mais interessantes.

No entanto, esta motorização parece não estar a ter uma forte aceitação por parte do público, com a publicação asiática a afirmar que apenas 4% dos clientes do Mazda 3 optam por comprar o modelo com esta motorização, e apenas 2% dos compradores do Mazda CX-30 optam por equipá-lo com o Skyactiv-X (dados oficiosos).

A Mazda tinha inicialmente previsto que 60% e 45% de vendas com a motorização Skyactiv-X para os modelos 3 e CX-30, respetivamente.

Apesar disto, a Mazda irá aceitar encomendas do novo Mazda MX-30, o primeiro veículo 100% da construtora japonesa e apresentado durante 2020, a partir de Março de 2021. Um carro que será, mais que um concorrente dentro do mercado C SUV elétrico, uma exibição tecnológica e aquilo que é a visão para o futuro da Mazda.

Recorde-se que a Mazda é uma das marcas que se recusa a apostar fortemente na eletrificação, afirmando que ainda é possível tornar os motores térmicos mais amigos do ambiente, mais eficientes e com custos de manutenção mais baixos.

Resta agora saber o impacto desta decisão na reputação da marca na Europa, e como serão os volumes de vendas nos próximos anos.

Neste momento fazem parte do portfólio da marca o Mazda 2, Mazda 3, Mazda 6, Mazda CX-3, Mazda CX-30, Mazda CX-5, o mítico Mazda MX-5 e futuramente, o Mazda MX-30.

Veja também