Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
25 Jul, 2023 - 11:36

A melhor bebida para hidratar: será mesmo a água?

Catarina Milheiro

E se lhe dissermos que a melhor bebida para hidratar não é a água? Conheça as melhores opções para se manter hidratado.

Quando pensamos em hidratação, a nossa mente remete-nos automaticamente para a água – não é assim? No entanto, surpreenda-se: a melhor bebida para hidratar, segundo um estudo realizado na Escócia, não é a água.

Evidentemente que podemos e devemos sempre pegar num copo de água quando temos sede e nos apetece, mas a verdade é que de acordo com o estudo da Universidade St. Andrews da Escócia, o H2O puro não é a bebida mais hidratante do mercado.

A investigação comparou as respostas de hidratação de várias bebidas diferentes. Os cientistas descobriram que enquanto a água faz um bom trabalho a hidratar rapidamente o corpo, as bebidas com um pouco de açúcar, proteína ou gordura são ainda mais eficazes a manterem-nos hidratados por mais tempo.

Ficou interessado? Conheça as melhores bebidas para hidratar e compreenda por que motivo a água não é a bebida mais eficaz.

Afinal, qual é a melhor bebida para hidratar?

Tal como já mencionamos, segundo o estudo realizado na Escócia, a água não está em primeiro lugar quando o assunto são as melhores bebidas para hidratar.

Aliás, as bebidas que contêm um pouco de açúcar, de proteína e até de gordura parecem ser melhores se o objetivo for mantermo-nos hidratados por um longo período de tempo.

Provavelmente está a questionar-se sobre a razão. E saiba que este fenómeno está relacionado com a forma como os nossos corpos respondem às bebidas (conforme explica o autor do estudo, Ronald Maughan).

O que influencia na hidratação então?

Acima do tipo de líquido que ingerimos, o importante é percebermos primeiramente a forma como o nosso organismo responde às bebidas. Um dos fatores mais importantes é precisamente o volume consumido.

Ou seja, quanto mais bebermos, mais rápido a bebida é levada para fora do nosso estômago e é absorvida pela corrente sanguínea, onde conseguirá diluir os fluídos corporais para nos hidratar.

Mas existe ainda outro fator crucial: a composição nutricional da bebida. Através da investigação levada a cabo no estudo mencionado, foi possível concluir que o leite demonstrou hidratar mais do que a água – e é no leite que está presente a lactose, um tipo de açúcar ou glicose, gordura e proteína.

Através deste tipo de substâncias, torna-se mais lenta a eliminação de fluídos no estômago e mantem-se assim o processo de hidratação por mais tempo. Isto é, sentimo-nos mais saciados no que diz respeito à sede.

Ainda assim, importa referir também que o leite tem sódio que atua como uma esponja, absorvendo a água do corpo e originando menos vontade de urinar.

Também as soluções de hidratação oral, conhecidas comummente como soro e que são utilizadas no tratamento da diarreia, por exemplo, fazem exatamente o mesmo. Tal acontece porque contêm pequenas quantidades de açúcar, para além de potássio e sódio que originam a retenção de água no corpo.

As 12 melhores bebidas para hidratar

Ficou curioso sobre quais as melhores bebidas para hidratar? Reunimos as 12 mencionadas no estudo da Universidade St. Andrews da Escócia, tome nota:

  • leite desnatado;
  • soluções de hidratação oral (soro);
  • leite integral;
  • sumo de laranja;
  • refrigerantes de coca-cola;
  • refrigerantes zero açúcar;
  • chás gelados;
  • chás quentes;
  • bebidas energéticas;
  • água sem ou com gás;
  • cerveja;
  • café.

Mas cuidado com o açúcar

Como era de prever, o estudo também mencionou aspetos um pouco óbvios para todos. Na verdade, refere que os eletrólitos como o potássio e o sódio contribuem para uma melhor hidratação, enquanto as calorias desaceleram o esvaziamento do estômago e fazem com que não urine com tanta facilidade.

No entanto, existem novidades: as bebidas com mais açúcar concentrado como os refrigerantes ou sumos de fruta, não hidratam tanto quanto as bebidas com menos açúcares.

De facto, bebidas que contenham muito açúcar ficam mais tempo no estômago, mas uma vez que entram no intestino delgado, a sua alta concentração de glicose faz com que seja diluída por um processo chamado osmose.

Através dele, a água do corpo acaba por ser puxada para o intestino delgado para que seja possível diluir os açúcares elevados das bebidas. E tudo o que estiver no intestino fica, inequivocamente, fora do corpo.

Por isso já sabe, se tiver que escolher entre um refrigerante repleto de açúcar ou água, o melhor é optar pela água.

E o álcool, pode manter-nos hidratados?

Se também se questiona se o álcool o pode manter hidratado, saiba que neste caso a hidratação dependerá sempre do volume total da bebida.

E, digamos que neste caso em concreto, bebermos várias cervejas ou várias bebidas alcoólicas não nos vai fazer bem à saúde por uma série de questões e ainda faz com que tenhamos de ir à casa de banho com maior frequência.

Por isso na dúvida, o ideal é evitar hidratar-se á base de álcool e optar pelo leite, água ou sumos naturais sem açúcares à mistura.

Veja também