ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Ekonomista
Ekonomista
29 Jul, 2021 - 15:00

5 excelentes praias fluviais do Alentejo: um verão à beira-rio

Ekonomista

Entre as margens de rios e albufeiras, em locais onde a vegetação não se estranha, temos as melhores praias fluviais do Alentejo. Conheça-as!

Praias fluviais no alentejo

Unidos ao verde da vegetação moram pequenos cursos de água que animam o território alentejano. São estas as melhores praias fluviais do Alentejo, preparadas para receber todos aqueles que quem descansar da melhor forma em contacto com a natureza.

A região possui as mais belas praias fluviais do sul do país… verdadeiros paraísos no quente e acolhedor alentejo.

Mergulhe numa destas 5 praias fluviais do Alentejo

1

Praia fluvial de Monsaraz

A praia fluvial de Monsaraz foi a primeira praia a surgir junto ao maior lago artificial da Europa, o Alqueva. Uma verdadeira piscina onde miúdos e graúdos podem para dar os melhores mergulhos – ou não fosse a bandeira azul. Há ainda um bar, um restaurante de apoio e algumas zonas relvadas.

Para chegar a esta zona balnear do Alqueva é muito fácil. Basta seguir em direção a Monsaraz e depois seguir as placas do clube Náutico/Praia Fluvial. São cerca de 5 quilómetros. O espaço conta com 2 nadadores salvadores, sendo que, devido à pandemia, a utilização diária permitida nesta época balnear é de 500 banhistas

praias fluviais do alentejo em monsaraz
2

Praia fluvial da Mina de São Domingos

A praia fluvial da Mina de São Domingos foi criada no ano 2000 e encontra-se na conhecida Tapada Grande, uma grande albufeira de água doce. Um local paradisíaco, com uma pequena ilha ao alcance dos mais corajosos, com bar de apoio, instalações sanitárias e até um parque para os mais pequenos.

Localizada no concelho de Mértola, esta praia promete ser um belo ponto de partida para descobrir mais sobre o Alentejo profundo. Tem capacidade para 400 banhistas.

3

Praia fluvial do Alamal

As margens verdejantes e o Castelo de Belver, que pode ser visto ao longe, ajudam a embelezar uma das melhores praias fluviais do Alentejo ali para os lados de Gavião. Chama-se praia fluvial do Alamal e promete ser um destino para divertidos momentos em família.

No local é possível pode alugar gaivotas ou canoas, para um passeio pelas águas do Tejo, ou praticar desportos mais radicais, como o ski aquático. Tem zona de campismo, vários percursos pedestres e, muito importante, bandeira azul.

4

Praia fluvial do Gameiro

Encontrar a praia fluvial do Gameiro pode ser tarefa difícil. Talvez o mais fácil seja mesmo procurar pelo Parque Ecológico do Gameiro, em Mora. É neste parque que mora uma das mais belas praias fluviais do Alentejo onde não falta o ambiente acolhedor da natureza, café, parque infantil e até um passadiço de madeira para poder conhecer o parque mais a fundo.

5

Para fluvial do Rio Sever

Dizem que o enquadramento paisagístico foi muito bem conseguido. Está localizada junto ao Centro de Lazer da Portagem, no Marvão, e muito perto da fronteira espanhola, pelo que também é muito procurada por nuestros hermanos.

Conta com diversas estruturas de apoio – como um centro de lazer, um parque de merendas ou um circuito de manutenção – que ajudam a fazer da praia fluvial do Rio Sever um destino de eleição. E nós concordamos e recomendamos.

Veja também