ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Afonso Aguiar
Afonso Aguiar
07 Mai, 2021 - 12:34

As melhores trotinetes elétricas: 7 sugestões

Afonso Aguiar

Este tipo de veículos estão a tornar-se cada vez mais populares em Portugal. Se considera esta opção, descubra as melhores trotinetes elétricas.

pessoa a testar uma das melhores trotinetes elétricas

As melhores trotinetes elétricas são aqueles que têm menor peso, maior autonomia e melhores sistemas de conectividade.

No entanto, antes de divulgarmos a nossa lista, é importante explicarmos o porquê deste tipo de veículos ser o mais indicado para um agora cada vez mais preocupado com o fácil de utilizar, o económico, o saudável e o ecológico.

As trotinetes elétricas são veículos de duas rodas separadas, ligadas por um apoio para os pés que, ao contrário das trotinetes convencionais, não necessitam de mais do que um ou dois balanços com o pé para começar a andar.

Práticas, muitas vezes dobráveis e capazes de transportar num comboio ou autocarro, são movidas por um pequeno motor auxiliar, ativado pelo balanço com o pé.

Vantagens e das trotinetes elétricas

As trotinetes elétricas têm inúmeras vantagens, como por exemplo o facto de não necessitar de carta de condução, embora se recomende o conhecimento do Código da Estrada. Para além disso, são ecológicas e não emitem gases nocivos.

Uma outra vantagem prende-se com o facto de serem pequenas e dobráveis. Logo, são também práticas de estacionar, transportar e manobrar, sem necessidade de uma grande curva de aprendizagem (ao contrário das bicicletas).

Além disso, há ainda a ter em conta a possibilidade de poupar na carteira, uma vez que costumam custar entre 250 e 500 euros e não necessitam de abastecer. Por norma têm também algum tipo de conectividade com o telemóvel.

Finalmente, o uso do capacete é recomendado. No entanto, a decisão vigente, embora polémica, indica que o mesmo não é obrigatório.

Em termos de desvantagens há poucas. Efetivamente, o seu uso poderá não ser o mais propício nos meses do Inverno e têm, por lei, uma velocidade limitada a 25 km/h.

Agora que sabe o porquê de serem o veículo indicado para si, é altura de escolher o modelo mais propício. Não se esqueça que, como explicado acima, uma boa trotinete elétrica é aquela que, por menos valor, tem uma boa autonomia, normalmente entre os 20 e os 30 quilómetros, menor peso, para andar mais rápido, e sistemas de conectividade mais práticos.

Assim, conheça a nossa lista de sugestão das melhores trotinetes elétricas à venda atualmente.

As 7 melhores trotinetes elétricas

Storex UrbanGlide Ride 69L

Este modelo não tem grandes características, uma vez que é mais simplista. Por essa mesma razão é bastante leve.

Pesa apena 8.5 kg. Em termos de autonomia é limitada, com capacidade para 10 ou 15 km. A grande vantagem é mesmo o peso.

Preço: 139,98 euros
Ver produto

INNJOO Ryder XL

Como exemplo da sua qualidade, salienta-se o facto de ser citado pela Deco como uma das melhores trotinetes elétricas. A bateria tem uma autonomia para 20 km e um peso de 13 kg.

Não é, efetivamente, a trotinete com maior autonomia, nem a mais rápida, mas o valor acessível tornam-na uma das melhores trotinetes elétricas em termos de custo benefício.

Preço: 166,98 euros
Ver produto

XIAOMI MI Scooter Essencial

Tem a mesma autonomia da versão anterior e um peso ligeiramente mais leve de 12 kg. Também este modelo é citado pela Deco como um dos melhores.

É ligeiramente mais cara do que as outras e deve-se ao facto de possuir um sistema sofisticado de cruise control e recuperação de energia cinética (KERS). Este sistema permite recuperar a energia gerada nas travagens e alocar essa mesma energia para maior duração da bateria.

Ao mesmo tempo, mantém a velocidade definida sem pressionar constantemente o acelerador.

Preço: 299,99 euros
Ver produto

Cecotec Bongo Serie A

A autonomia deste modelo alcança mais de 25 km, embora o peso seja de 13.5 kg.

A seu favor tem a grande potência máxima de 700 W, que permite que esta trotinete elétrica seja um excelente aliado para escalar montanhas.

Resumindo, apesar do peso, pode percorrer qualquer tipo de terreno urbano, sabendo que chegará ao seu destino sem fazer esforços.

Preço: 377,89 euros
Ver produto

Xiaomi Mi Electric Scooter 1S

A marca chinesa volta a aparecer nesta lista. Esta é considerada por muitos como uma das melhores trotinetes elétricas em termos de preço/qualidade.

Porquê? Porque tem um motor com autonomia média de 30 km e um peso de 12.5 kg, além de poder medir várias métricas utilizando a app Mi Home.

Preço: 359,99 euros
Ver produto

Segway-Ninebot KickScooter E25E

Nos valores mais exorbitantes, mas ainda assim abaixo dos 500 euros, que se considera um valor dentro do normal, a Segway também tem trotinetes elétricas e este é capaz de ser o melhor modelo.

Em termos de autonomia ronda a média, com 25 km de capacidade e o peso é de 12.5 Kg.

Para além disso, tem conetividade Bluetooth para interação com a aplicação móvel Ninebot by Segway, modo velocidade de cruzeiro e, acima de tudo, um material de construção e capacidade de absorção dos impactos que garante que esta trotinete dura muitos anos.

Preço: 422,99 euros
Ver produto

SmartGyro Extreme SpeedWay V2.0

Finalmente, há ainda a considerar este modelo, que tem 45 km de autonomia e uma potente bateria de 800W, garantindo aceleração rápida.

Tem suspensão frontal e traseira de duplo pistão e discos de travão. Para além disso, tem também um display incorporado, com várias funções: bateria, velocímetro e selecionador de mudança. O seu peso é de 22kg o que, para as suas características, é pouco.

Preço: 549,00 euros
Ver produto

Outras opções a considerar

Quando se fala das melhores trotinetes elétricas, tem de ser em consideração não só a qualidade, mas também o preço. Portanto, a nossa lista exclui versões para criança ou modelos com valores demasiado exorbitantes.

No entanto, para cada um desses casos, deixamos duas soluções:

Innjoo Ryder Kids

Com apenas 4.7 kg e 5 km de autonomia (de forma a não perder de vista os seus petizes) esta versão é fácil e segura de utilizar.

Ver produto

UrbanGlide eVALLEY

Este modelo atualmente é difícil de encontrar, mas o seu valor rondava os 1.000 euros. Tem travões de disco, três amortecedores, uma autonomia de 35 km e um motor de 1000 W que, pese embora os 52 kg, permite atingir velocidades até acima do limite legal – 35 km/h.

Portanto, se quer despender dinheiro numa verdadeira máquina, este é o modelo indicado para si.

Ver produto

Não se esqueça sempre que um bom planeamento das suas necessidades, significará o investimento mais correto. Ou seja, verifique que tipo de uso vai dar à trotinete elétrica.

Assim, pense se é mais para deslocações para o trabalho ou para uma condução por prazer ao fim-de-semana. Posteriormente, estabeleça um orçamento. Só assim vai encontrar a melhor trotinete elétrica para si.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].