ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Afonso Aguiar
Afonso Aguiar
03 Mai, 2021 - 13:12

Miio: a aplicação que celebra a mobilidade sustentável

Afonso Aguiar

Em Portugal, a eletrificação do mundo automóvel ganhou um enorme aliado em 2019 com a criação da App Miio. Agora vai mais longe com a introdução do miio Pay.

mãos a segurar carro verde a representar a miio, aplicação de mobilidade sustentável

A app Miio foi de enorme importância rumo à sustentabilidade do mundo automóvel, permitindo menores preocupações com os carregamentos de veículos elétetricos.

Na atualidade, em Portugal, principalmente para quem possui um veículo elétrico e se preocupa com como e quando carregar, conhecer esta aplicação é da maior importância.

Se 2019 foi o ano da estreia e 2020 o da consolidação, em 2021 há ainda mais uma novidade numa aplicação já por si única e inovadora em Portugal. Desde 30 de abril é possível, inclusive, pagar o abastecimento do automóvel elétrico com apenas meia dúzia de toques no telemóvel.

A Miio Pay é, portanto, uma espécie de MbWay de carregamentos elétricos.

Conheça tudo.

O que é a Miio?

Criada em 2019, em Aveiro, a Miio é fruto do imaginário de Rafael Ferreira e da atual CEO Daniela Simões, à época com 25 e 23 anos, respetivamente, e ambos antigos alunos da Universidade de Aveiro e condutores de veículos ligeiro de passageiros elétricos desde 2018.

É uma aplicação que permite descobrir os custos, as filas e até a localização dos postos de carregamento de veículos elétricos de mais de 2000 postos de abastecimento em Portugal.

Como explicou, em 2019, Rafael Ferreira

A aplicação nasceu da necessidade de saber antecipadamente quanto se pagaria por efetuar um carregamento num posto público. A adesão foi significativa e outras funcionalidades foram sendo adicionadas para que a mobilidade elétrica seja cada vez mais descomplicada.

Apesar de não se poder associar diretamente ao aumento de vendas de veículos elétricos, a realidade é que a app Miio já ajudou milhares de condutores portugueses e as vendas de automóveis elétricos têm vindo a aumentar desde a sua criação.

Em 2020, mesmo num cenário de pandemia global, houve um crescimento de 6% em relação ao ano anterior no que a carros 100% elétricos diz respeito. Contabilizou-se, assim, um total de 6923 vendas de carros 100% elétricos durante o ano de 2020.

Para comparar, no período homólogo do ano anterior, o valor fixou-se nos 6528 de vendas.

Miio Pay

Foi através de comunicado de imprensa da Miio, partilhado no dia 21 de abril, que a empresa anunciou a sua nova funcionalidade, a miio Pay, cuja entrada em vigor começou no último dia do mesmo mês de abril.

Como anunciado pela Miio, esta nova funcionalidade foi criada

“Com o objetivo de proporcionar cada vez mais comodidade e transparência aos utilizadores de veículos elétricos.

Acrescentou ainda que

a nova funcionalidade permite que o condutor possa pagar o carregamento do seu veículo em qualquer um dos mais de 2000 postos da rede pública existentes, no mesmo momento em que carrega o veículo elétrico.

Resumidamente, esta aplicação permite, através do registo do cartão de débito ou crédito, fazer o pagamento dos carregamentos elétricos no ato de abastecimento, sendo que anteriormente era necessário fazer isso através de carregamentos, não sendo necessária a utilização do cartão físico (apenas no registo).

É, assim, uma espécie de Via Verde, mas utilizada em postos de combustíveis elétricos. Além disso, esta aplicação não requer qualquer vínculo contratual, pelo que o utilizador não terá qualquer tipo de custos associados, nem qualquer obrigatoriedade de uso.

A atual CEO, Daniela Simões, anunciou que

‘A miio Pay é mais um passo decisivo para proporcionar maior conveniência aos utilizadores de veículos elétricos.

Mais ainda, e tendo em conta que a principal preocupação é a “simplificação da transição de um veículo a combustão para um veículo elétrico”, a CEO acrescenta:

da mesma forma que um utilizador de um veículo a combustão vai a um posto abastecer o seu carro e paga no momento, com o miio Pay o mesmo é agora possível para os utilizadores de veículos elétricos.

Tudo o que precisa de saber sobre a Miio

A Miio e a sua nova funcionalidade miio Pay estão disponibilizadas gratuitamente no Google Play (para Android) e na App Store (para iOS), estando também disponível para consulta através do site da empresa. É a única aplicação do género atualmente disponível em Portugal.

Descubra abaixo todas as funcionalidades desta ferramenta:

  • Mapa com Postos de Carregamento com ícones de estado e indicação do tipo de local do mesmo;
  • Filtro de mapas (tomadas, velocidade e disponibilidade);
  • Visualização do estado das tomadas do posto de carregamento;
  • Visualização de postos em redes que não têm estado em tempo real;
  • Comentar, classificar e colocar foto com comentário;
  • Adicionar fotos a um posto de carregamento;
  • Sugerir edições a um posto de carregamento;
  • Notificações de alteração de estado em tempo real, de preços ou de adição de novos postos;
  • Calcular uma simulação de quanto se irá pagar;
  • Guardar simulação para o histórico;
  • Visualizar histórico por mês;
  • Saber quantos utilizadores estão a ver um determinado posto num determinado momento;
  • Página de favoritos;
  • Partilhar número de utilizadores em espera com outros utilizadores;
  • Miio Pay (possibilidade de pagamento do carregamento através da aplicação).
Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].