Catarina Reis
Catarina Reis
19 Abr, 2022 - 10:15

Como criar metas profissionais para evoluir na carreira

Catarina Reis

Estabelecer metas profissionais pode ter tanto de positivo como negativo. O importante é que saiba encontrar o ponto de equilíbrio.

metas profissionais

Metas profissionais são objetivos diretamente relacionados com a sua carreira, realizados com intenção e propósito claros, normalmente com o intuito de construir bons resultados para a sua carreira profissional.

Não será exagerado afirmar que qualquer trabalhador tem pelo menos uma meta profissional – mesmo que inconscientemente, é intrínseco à espécie humana querer sempre mais e melhor, e o trabalho não escapa a essa máxima. Nem a pessoa mais altruísta do mundo deixa de ter o desejo de progredir na sua profissão. 

E estabelecer metas profissionais é de facto importante para evitar o sentimento de estarmos à deriva num emprego, algo que é de evitar, pois além de ser um mau sintoma, prejudica-nos em todos os aspectos. 

Alguns exemplos de metas profissionais

  • Ser promovido para um determinado cargo;
  • Concluiu com distinção um grande projeto;
  • Resolver um problema complexo;
  • Melhorar certas competências profissionais;
  • Mudar de carreira ou setor com sucesso;
  • Obter um certo prémio ou reconhecimento.

A importância de estabelecer metas profissionais

metas profissionais sucesso

Definir metas profissionais pode mostrar-nos o caminho para alcançar uma evolução na carreira e alcançar as nossas tão almejadas realizações profissionais. 

As metas profissionais aplicam-se de todas as formas e feitios – podemos recorrer a elas quando temos em mãos uma tarefa ou um projeto novo, por muito simples ou complexo que seja.

Podemos ainda estabelecer metas profissionais em todas as vertentes do nosso trabalho, desde para fazer promoções, para sermos criativos, para educar, entre outros.

Podemos ainda estabelecer metas profissionais a longo prazo, tendo em vista por exemplo uma evolução na carreira.

As metas profissionais podem ser muitas vezes o que faz a diferença quando as dificuldades apertam, porque dão-nos uma estrutura sólida para alcançar os nossos objetivos, e para isso é necessário ultrapassar os maiores desafios.

Critérios que dão maior probabilidade às metas profissionais de serem bem sucedidas

  • Ser específico. Sem “rico” ou ser apenas “bem sucedido” é demasiado vago. Pense exatamente no que quer
  • Ter metas mensuráveis. É importante trabalhar as metas impondo-lhes formas de serem medidas. Trabalhar sempre com prazos é uma boa ajuda neste campo.
  • Ser realista. Não baseie as metas profissionais em delírios. Pense em metas que não signifiquem dar passos maior do que a perna. 

Vantagens de estabelecer metas profissionais

Orienta a carreira profissional

Definir metas é uma boa maneira de nos ajudar a nos orientarmos durante a nossa carreira, mas também pode ser determinante no início de tudo – pode ajudar-nos a escolher o que queremos ser. Se o nosso objetivo é ter um emprego muito seguro, com uma grande longevidade, fará sentido optar por exemplo por uma carreira na função pública.

Ajudar a manter o foco 

A definição de metas torna mais clara a nossa capacidade em nos concentrarmos no que é realmente importante. Sabermos o que queremos de um projeto ajuda-nos a ter o foco naquilo que devemos ou não fazer, com maior segurança e fazendo-nos perder tempo e recursos desnecessariamente.

Concluir grandes projetos com facilidade 

Grandes projetos colocam maiores desafios e estendem-se a médio ou longo prazo, por isso, e quando há prazos estipulados é importante que sejam cumpridos. Poderemos ter que definir um conjunto de metas profissionais quando se trata de um grande projeto.

Se todas essas metas forem bem definidas, poderá ser a chave para que possamos concluir grandes projetos com muito mais facilidade. Dividir o projeto por várias metas poderá também ajudar a definir as várias etapas que terá que ultrapassar até chegar ao fim.

Progredir na carreira 

Definir metas, por pequenas que sejam, é uma boa forma de criar um real hábito de sucesso e progredir na carreira. Quando temos o hábito de definir e atingir metas, podemos começar a definir metas cada vez mais ambiciosas, como sermos promovidos ou iniciar o nosso próprio negócio. 

Desvantagens de estabelecer metas profissionais

Pode originar frustração

Como em tudo, existe o reverso da medalha. É importante estarmos preparados para falhar de vez em quando. Ter a consciência de que nem sempre as metas profissionais resultam em pleno, e aqui o truque é evitar fazer com que a frustração que daí advém deite tudo a perder e nos faça desistir.

Dá muito trabalho

Estabelecer metas profissionais exige muita dedicação e suor, especialmente se estas forem difíceis de atingir. Começar por pensar de forma equilibrada em prazos é um primeiro passo.  Definir metas que se podem realizar dentro de um prazo razoável ajuda a manter a motivação e o foco. Planear metas profissionais com a antecedência que elas requerem será uma garantia de que seja possível alcançá-las.

Pode ser uma fonte de pressão e stress constantes

É verdade que para muita gente, o stress e a pressão constantes são benéficos. Mas nem todos lidamos de igual forma com esses fatores, e por vezes estar sempre sob pressão causa sofrimento e bloqueia o processo de fruição que é importante que o trabalho traga. 

O recomendável nestes casos pode ser não necessariamente evitar estabelecer metas profissionais, mas talvez ser mais brando na exigência que estamos a colocar sob nós mesmos ao perseguir metas difíceis de alcançar.

Veja também