É, cada vez mais, pertinente a importância da ergonomia organizacional no ambiente laboral, como forma de garantir a qualidade de vida no trabalho.
Atualmente, é fundamental que as empresas consigam garantir condições de trabalho adequadas e satisfatórias aos seus colaboradores, para que estes se sintam satisfeitos e se tornem produtivos no desempenho das suas funções. Nesse sentido, a ergonomia organizacional irá ajudar na gestão eficaz de práticas e técnicas que conduzam a um aprimoramento da relação entre o trabalhador e o seu ambiente laboral.
O que é a Ergonomia Organizacional?

Entende-se por ergonomia o estudo da relação entre o homem e o seu ambiente laboral.
A ergonomia organizacional, também conhecida como a macroergonomia, engloba a estrutura, as políticas e os processos de uma organização, com o objetivo primordial de melhorar as condições de trabalho. Neste conceito, incluem-se os seguintes focos organizacionais:
- comportamento humano;
- cultura organizacional;
- gestão da qualidade;
- supervisão;
- ética;
- comunicação;
- gestão do trabalho;
- recursos humanos;
- sistemas sociotécnicos;
- trabalho por turnos;
- teletrabalho;
- satisfação no trabalho;
- clima organizacional.
Objetivos da Ergonomia Organizacional
Numa dinâmica global, o papel da ergonomia organizacional está centrado em:
- evitar os acidentes de trabalho;
- promover níveis elevados de satisfação no ambiente laboral;
- promover um bom clima organizacional;
- reduzir a monotonia, a fadiga e os erros.
Muitos destes problemas surgem por indicação dos próprios colaboradores da empresa, que manifestam a sua insatisfação com situações que ocorrem no ambiente de trabalho – tais como, alto índice de acidentes, faltas excessivas, reclamações, conflitos interpessoais, entre outros.
A ergonomia organizacional contribuirá para que sua empresa conquiste níveis elevados de eficiência, produtividade, bem-estar, segurança e saúde no trabalho.
A Importância da Ergonomia Organizacional
Quando a ergonomia organizacional está eficazmente presente no ambiente de trabalho, ocorrem mudanças significativas que têm um enorme impacto em toda a empresa, das quais destacamos:
- aumento da qualidade de vida no trabalho;
- redução de acidentes e situações de risco em ambiente laboral;
- redução ou eliminação do aparecimento de doenças relacionadas com o trabalho;
- aumento da satisfação laboral;
- aumento da produtividade;
- maior eficácia na resolução de conflitos;
- clima organizacional mais forte;
- aumento da motivação no trabalho.
Estas transformações no ambiente organizacional não são apenas benéficas para os trabalhadores e vão ter uma relação direta – e proporcional – no sucesso da organização. Por isso, é essencial que invista em boas condições de trabalho para garantir os melhores resultados para o negócio.
Veja também: