ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Ekonomista
Ekonomista
23 Mar, 2021 - 09:46

Não se esqueça: a hora muda no próximo domingo

Ekonomista

Na madrugada do próximo domingo, dia 28 de março, entramos no horário de verão. Não se esqueça de adiantar o relógio uma hora.

Mulher a mudar a hora no despertador

À uma da manhã do próximo domingo, dia 28 de março, entramos no horário de verão. Em Portugal Continental e na Madeira, à uma hora da manhã adiantamos o relógio 60 minutos, passando da uma para as duas horas da manhã. Nos Açores, a mudança acontece à meia-noite.

Recorde-se que o atual regime de mudança da hora é regulado por uma lei comunitária datada de 2000, que prevê que todos os anos os relógios sejam, respetivamente, adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, marcando o início e o fim da hora de verão.

Nos últimos anos, a mudança de hora tem sido alvo de debate. Em 2019, o Parlamento Europeu votou a favor do fim das mudanças duas vezes por ano e pretendia que o novo regime entrasse em vigor em 2021.

Porém, o Conselho Europeu, onde estão representados os Estados-Membros, não chegou a um consenso sobre a proposta de diretiva apresentada pelo executivo comunitário .

Tal como outros Estados-Membros, Portugal tinha até à data de 1 de abril de 2020 para decidir se queria permanecer no fuso UTC+0 (Coordinated Universal Time) ou no fuso UTC+1. No entanto, a decisão voltou a ser adiada para 2021. Por causa da pandemia, ainda não se sabe se a mudança bianual da hora legal será um assunto que voltará a ser discutido.

Recorde-se que, na altura, a posição do primeiro-ministro António Costa apontava no sentido de Portugal continuar a fazer a mudança da hora.

Veja também