ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Marvin Tortas
Marvin Tortas
11 Mai, 2021 - 15:37

Automático ou manual: qual a melhor opção?

Marvin Tortas

Automático ou manual, qual prefere? Mas qual compensa? Há quem privilegie o conforto e outros o prazer de conduzir. Conheça mais sobre cada opção.

Hyundai i30 Fastback N

Será que compensa mais comprar um carro automático ou manual? A resposta varia de pessoa para pessoa e, no fim, resume-se apenas ao seu gosto pessoal e à sua carteira.

Se para si conduzir é um prazer, deve escolher um tipo de caixa. Se considera o carro apenas um meio de locomoção, deve escolher outro.

Atualmente praticamente todos os fabricantes lhe dão a opção de optar por comprar um carro com caixa automática ou manual. Alguns, nomeadamente as gamas mais altas, apenas estão disponíveis com transmissão automática.

É comum também dizer-se que um carro com mudanças manuais tem uma condução mais envolvente do que um carro com mudanças automáticas. Para além disso, diz-se também que um carro automático consome mais do que um carro manual, no entanto este é mais um mito da indústria automóvel.

Os fabricantes gastaram milhões e milhões no desenvolvimento das transmissões automáticas. Assim, hoje, um carro automático consegue ser bastante mais rápido a mudar de velocidades e poupar mais combustível do que um carro manual.

Conheça, então, todas as diferenças entre estes dois tipos de caixas e as vantagens e desvantagens de escolher mudanças automáticas ou manuais.

Automático ou manual: as diferenças

caixa de velocidades automática

Embora a teoria seja igual nos dois tipos de transmissão, numa transmissão manual o condutor tem que controlar três pedais. Por seu lado, numa transmissão automática o condutor tem à sua disposição apenas dois pedais.

Isto acontece porque um mecanismo automático aciona a embraiagem (ou as embraiagens) por si e faz, automaticamente, a seleção da melhor mudança para a velocidade a que circula ou para aquilo que exige do motor num determinado momento.

No entanto, as caixas manuais típicas ainda são as mais comuns nas estradas portuguesas. São equipadas com um pedal de embraiagem que necessita ser pressionado para fazer a mudança de velocidade. Geralmente move-se um manípulo em forma de H, que contém 5 ou 6 velocidades para a frente, mais a marcha atrás.

Há também alguns carros manuais com 7 velocidades, como é o caso do Porsche 911.

Existem também caixas manuais semi-automáticas, que diferem das caixas manuais por não terem pedal de embraiagem, mas que ainda assim necessitam que seja o condutor a fazer a mudança de caixa.

Esta mudança é feita ou através de patilhas no volante (como é o caso do Ferrari F355, F360, F430 ou até mesmo dos Smart) ou através do manípulo na consola central.

Caixas automáticas

Dentro da caixas totalmente automáticas existem vários tipos também. Antigamente estas caixas eram muito lentas na transição de relações e tinham apenas 4 velocidades.

Hoje, os mecanismos ficaram bastante mais rápidos e estão equipadas com 7, 8, 9 ou até mesmo 10 velocidades, como é o caso do Lexus LC500h, melhorando significativamente os consumos e as prestações.

Muitas destas caixas dão a opção ao condutor de ser ele a decidir quando fazer a mudança de velocidade. Os carros japoneses são frequentemente equipados com uma caixa automática do tipo CVT (transmissão de variação contínua).

Esta transmissão, teoricamente, permite manter sempre o motor na rotação ideal, maximizando a eficiência deste e melhorando, assim, os consumos.

Para além disso, recentemente inventaram-se as caixas de dupla embraiagem, que se assemelham a uma caixa de velocidades automática normal.

No entanto, o facto de ter duas embraiagens, uma para as mudanças par e outra para as impar, permite que um computador pré-selecione a mudança seguinte, fazendo com que as mudanças sejam muito mais rápidas e quase imperceptíveis.

Automático ou manual: vantagens e desvantagens

Mudanças manuais

erros comuns caixa manual mudanças

Vantagens

  • Mais baratas. Por isso, se estiver a pensar em poupar na compra de um carro, esta será sempre a melhor opção;
  • Manutenção da caixa de velocidades manual significativamente mais barata. Na verdade, caixas manuais raras vezes necessitam qualquer intervenção;
  • Maior controlo sobre a viatura, quer sobre a potência disponível quer sobre a aderência mecânica em curvas onde é preciso recorrer à caixa de velocidades.

Desvantagens

  • Podem tornar uma viagem no trânsito bastante cansativa e chata devido ao facto de ter que estar constantemente a carregar na embraiagem e a mudar de velocidades;
  • Necessitam que retire as mãos do volante para efetuar uma mudança de marcha. Sempre que retira as mãos do volante a sua segurança é posta em causa, ainda que seja por breves momentos.

Mudanças automáticas

seletor de velocidades da bmw

Vantagens

  • Facilitam bastante a tarefa de aprender a conduzir, não exigindo a que uma pessoa sem qualquer experiência ao volante se tenha que preocupar com tantos pedais e com coisas tão complexas como o ponto de embraiagem;
  • Tornam a viagem bastante mais relaxada, sobretudo em situações de trânsito e pára-arranca;
  • Permitem consumos significativamente mais baixos, sobretudo em auto-estrada, por terem mais 3 ou 4 mudanças que um carro manual, permitindo que o motor vá menos forçado;
  • Troca mais rápida de mudanças, reduzindo assim o tempo de aceleração;
  • Evita que tenha que tirar as mãos do volante para mudar de velocidade, aumentando assim os níveis de segurança.

Desvantagens

  • Manutenção bastante mais cara que a manutenção de uma caixa manual. Embora estejam menos sujeitas a reparações, assim que o tiver que fazer, a conta facilmente ascenderá aos milhares de euros;
  • Um carro equipado com uma caixa automática custará em média mais 2000 euros do que um com caixa manual;
  • Algumas caixas mais antigas, ou atuais de apenas uma embraiagem, podem ser bastante lentas e imprevisíveis nas mudanças de velocidade. Assim, podem tornar-se um bocadinho irritantes, sobretudo se quiser fazer uma ultrapassagem mais rápida;
  • Maior consumo de óleo do que as caixas manuais. Por isso, deve estar sempre atento aos níveis de lubrificantes, para evitar dissabores custosos.

Devo escolher um carro automático ou manual?

Basicamente, transmissões automáticas são mais fáceis e mais confortáveis de usar. No entanto, as transmissões manuais são bastante mais baratas e mais divertidas de conduzir.

A única forma de saber qual é a mais adequada para si é fazer um test drive ao mesmo modelo com os dois tipos de caixa e ver com qual se sente mais confortável.

De seguida deverá pesar os prós e o contras para decidir, também de acordo com a sua carteira, a opção que melhor serve os seus interesses.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].