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Marvin Tortas
Marvin Tortas
17 Abr, 2020 - 15:00

Automático ou manual: qual a melhor opção?

Marvin Tortas

Para quem gosta de conduzir não há nada como o analógico. Se prima pelo conforto, o automático leva vantagem. Mas ambos têm os respetivos senãos.

Hyundai i30 Fastback N

Será que compensa mais comprar um carro automático ou manual? A resposta varia de pessoa para pessoa e no fim resume-se apenas ao seu gosto pessoal e à sua carteira. Se para si conduzir é um prazer, deve escolher um tipo de caixa. Se considera o carro apenas um meio de locomoção, deve escolher outro.

Hoje em dia praticamente todos os fabricantes lhe dão a opção de optar por comprar um carro com caixa automática ou manual e alguns, nomeadamente as gamas mais altas, apenas estão disponíveis com transmissão automática.

É comum também dizer-se que um carro com mudanças manuais tem uma condução mais envolvente do que um carro com mudanças automáticas, ou que um carro automático consome mais do que um carro manual, no entanto este é mais um mito da indústria automóvel.

Os fabricantes gastaram milhões e milhões no desenvolvimento das transmissões automáticas e hoje em dia é errado pensar que um ser humano consegue ser mais rápido ou eficaz do que um computador, portanto um carro automático consegue ser bastante mais rápido a mudar de velocidades e poupar mais combustível do que um carro manual.

Conheça então todas as diferenças entre estes dois tipos de caixas e as vantagens e desvantagens de escolher mudanças automáticas ou manuais.

mudanças automáticas e manuais: as diferenças

caixa de velocidades automática

Embora a teoria seja igual nos dois tipos de transmissão, numa transmissão manual o condutor tem que controlar três pedais, e numa transmissão automática o condutor tem à sua disposição apenas dois pedais.

Isto acontece porque um mecanismo automático aciona a embraiagem (ou as embraiagens) por si e faz automaticamente a seleção da melhor mudança para a velocidade a que circula ou para aquilo que exige do motor num determinado momento.

As caixas manuais típicas ainda são as mais comuns nas estradas portuguesas. São equipada com um pedal de embraiagem que necessita ser pressionado para fazer a mudança de velocidade, geralmente movendo um manípulo em forma de H que contém 5 ou 6 velocidades para a frente, mais a marcha atrás (embora existam alguns carros manuais com 7 velocidades, como é o caso do Porsche 911) .

Existem também caixas manuais semi-automáticas, que diferem das caixas manuais por não terem pedal de embraiagem, mas que ainda assim necessitam que seja o condutor a fazer a mudança de caixa, ou através de patilhas no volante (como é o caso do Ferrari F355, F360, F430 ou até mesmo dos Smart) ou através do manípulo na consola central.

Dentro da caixas totalmente automáticas existem vários tipos também. Antigamente estas caixas eram muito lentas na transição de relações e tinham apenas 4 velocidades. Hoje em dia os mecanismos ficaram bastante mais rápidos e estão equipadas com 7, 8, 9 ou até mesmo 10 velocidades, como é o caso do Lexus LC500h), melhorando significativamente os consumos e as prestações.

Muitas destas caixas dão a opção ao condutor de ser ele a decidir quando fazer a mudança de velocidade. Os carros japoneses são frequentemente equipados com uma caixa automática do tipo CVT (transmissão de variação contínua). Esta transmissão, teoricamente, permite manter sempre o motor na rotação ideal, maximizando a eficiência deste e melhorando assim os consumos.

Mais recentemente foram ainda inventadas as caixas de dupla embraiagem, que se assemelham a uma caixa de velocidades automática normal, mas o facto de ter duas embraiagens, uma para as mudanças par e outra para as impar, permite que um computador pré-selecione a mudança seguinte, fazendo com que as mudanças sejam muito mais rápidas e quase imperceptíveis.

Vantagens e desvantagens de ter mudanças automáticas ou manuais

Mudanças manuais

erros comuns caixa manual mudanças

Vantagens

  • As caixas de velocidade manuais são bastante mais baratas que as caixas automáticas, por isso se estiver a pensar em poupar na compra de um carro, esta será sempre a melhor opção para si;
  • A manutenção de uma caixa de velocidades manual é também significativamente mais barata do que a manutenção de uma caixa automática. Na verdade, caixas manuais raras vezes necessitam qualquer intervenção;
  • Com uma transmissão manual terá um maior controlo sobre a viatura, quer sobre a potência disponível quer sobre a aderência mecânica em curvas onde é preciso recorrer à caixa de velocidades.

Desvantagens

  • Podem tornar uma viagem no trânsito bastante cansativa e chata devido ao facto de ter que estar constantemente a carregar na embraiagem e a mudar de velocidades;
  • Necessitam que retire as mãos do volante para efetuar uma mudança de marcha, e sempre que retira as mãos do volante a sua segurança é posta em causa, ainda que seja por breves momentos.

Mudanças automáticas

seletor de velocidades da bmw

Vantagens

  • As mudanças automáticas facilitam bastante a tarefa de aprender a conduzir, não exigindo a que uma pessoa sem qualquer experiência ao volante se tenha que preocupar com tantos pedais e com coisas tão complexas como o ponto de embraiagem;
  • Tornam a viagem bastante mais relaxada, sobretudo em situações de trânsito e pára-arranca;
  • Permitem consumos significativamente mais baixos, sobretudo em auto-estrada, fruto a terem mais 3 ou 4 mudanças que um carro manual, permitindo que o motor vá menos forçado;
  • Troca mais rápida de mudanças, reduzindo assim o tempo de aceleração;
  • Evita que tenha que tirar as mãos do volante para mudar de velocidade, aumentando assim os níveis de segurança.

Desvantagens

  • A manutenção de uma caixa automática é bastante mais cara que a manutenção de uma caixa manual, e embora estejam menos sujeitas a reparações, assim que o tiver que fazer, a conta facilmente ascenderá aos milhares de euros;
  • Um carro equipado com uma caixa automática custará em média mais 2 000€ que um com caixa manual;
  • Algumas caixas mais antigas, ou atuais de apenas uma embraiagem, podem ser bastante lentas e imprevisíveis nas mudanças de velocidade, podendo tornar-se um bocadinho irritantes, sobretudo se quiser fazer uma ultrapassagem mais rápida;
  • As caixas de velocidade automáticas têm um consumo de óleo maior que as caixas manuais, e deve estar sempre atento aos níveis de lubrificantes, para evitar dissabores custosos.

Devo escolher um carro automático ou manual?

Basicamente, transmissões automáticas são mais fáceis e mais confortáveis de usar, mas as transmissões manuais são bastante mais baratas, mais divertidas de conduzir, e tanto podem tornar a condução num momento entediante se estiver em trânsito, como lhe pode colocar um sorriso de orelha a orelha se estiver num carro com alguma potência numa estrada de montanha.

A única forma de saber qual é a mais adequada para si, se mudanças automáticas ou manuais, é fazer um test drive ao mesmo modelo com os dois tipos de caixa e ver com qual se sente mais confortável. De seguida deverá pesar os prós e o contras para decidir (de acordo com a sua carteira) aquela que servirá melhor os seus interesses.

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