Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marvin Tortas
Marvin Tortas
20 Dez, 2019 - 15:45

Manutenção automóvel: posso misturar gasolina 95 e 98?

Marvin Tortas

Sabe se pode misturar gasolina 95 e 98, ou se isso vai estragar o motor do meu carro? Ou vai melhorá-lo? Descubra as respostas neste artigo.

bomba de gasolina

Misturar gasolina 95 e 98 é uma boa ideia? Se não é um entendido nos assuntos de mecânica é perfeitamente normal que já tenha feito esta pergunta em alguma ocasião.

Existem vários tipos de gasolina no mundo. Desde gasolina de apenas 87 octanas até Jet Fuel (combustível para aviação comercial), e embora todas elas provenham do petróleo, a diferença está apenas nos componentes que são adicionados no processo de transformação do crude em combustível.

Os motores são preparados e testados para obterem a melhor performance e o melhor rendimento com um determinado tipo de combustível, e para evitar que possa ter alguns problemas no futuro, é esse mesmo que deve utilizar. Apesar de serem fabricadas praticamente do mesmo modo, existem algumas diferenças entre a gasolina 05 e 98, nomeadamente a nível dos componentes adicionados a cada um.

Posso misturar gasolina 95 e 98?

Sabe quanto paga de impostos em cada 10 litros de gasolina

Muito resumidamente expliquemos o processo através do qual são obtidos os combustíveis, nomeadamente a gasolina. A gasolina é obtida a partir de um gás que é libertado quando o petróleo é aquecido.

Este gás é depois brutalmente arrefecido até se transformar numa substância líquida à qual são adicionados alguns químicos para aumentar o rendimento, como por exemplo detergentes, oxigenadores, corantes e a octanagem.

A octanagem foi o método utilizado pelas gasolineiras para diversificar os tipos de gasolina que existem, e está diretamente associada ao rendimento do motor. Quanto maior for a octanagem, maior será o poder de compressão e de combustão, logo maior será a potência produzida em cada explosão no cilindro.

Na base, quanto mais octanas tiver a gasolina, mais potência terá o carro. No entanto, a maior parte dos automóveis a gasolina vendidos em Portugal não são dotados de grande potência, logo as diferenças de rendimento de um motor por usar um tipo ou outro de combustível não terão grande impacto na performance (a não ser que o seu carro seja um super desportivo com centenas de cavalos).

A principal diferença, em Portugal (que é um dos países com os combustíveis mais caros do mundo) é o preço, mas apesar disso, a gasolina 98 tem algumas vantagens sobre a gasolina 95. 

A gasolina 98 é efetivamente mais cara do que a gasolina 95, mas importa também realçar que esta é mais aditivada, o que significa que não só que hipoteticamente poderá dar mais rendimento ao motor do seu carro, mas também como tem mais oxigenadores e detergentes, melhorará a capacidade de combustão do motor, reduzindo os resíduos produzidos pela gasolina, limpando o motor, reduzindo nas emissões de gases poluentes.

Posto isto, já percebemos que, apesar de terem processos de fabrico ligeiramente diferentes, a gasolina 95 e a gasolina 98 são essencialmente o mesmo combustível, e como tal podem ser misturados dentro do mesmo tanque pois isto não causará qualquer dano ao seu motor.

Há inclusive quem opte por abastecer sempre com uma mistura dos dois tipos de combustível pois defende que deste modo terá um equilibro perfeito entre performance e poupança de motor.

Se tem um carro novo, podemos afirmar-lhe que o seu motor seguramente foi desenvolvido para trabalhar e ter o máximo de eficiência e rendimento com gasolina 95, portanto misturar combustível 98 não deverá trazer grandes benefícios extra.

Se quiser economizar algum dinheiro, o melhor conselho que lhe podemos dar é para se manter fiel à gasolina de menor octanagem vendida em Portugal.

Veja também