Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
26 Jan, 2019 - 14:43

Mural de cortiça: faça um e dê uma nova vida à sua casa

Helena Peixoto

Sempre na moda, um mural de cortiça consegue dar um ar totalmente renovado à divisória de sua casa que escolher. Inspire-se com as nossas ideias!

Mural de cortiça: faça um e dê uma nova vida à sua casa

Super estético, ecológico, económico, insonorizante e anti humidade… Quantos mais argumentos precisa para começar já a pensar instalar o seu mural de cortiça?

Aplique um mural de cortiça em sua casa e surpreenda-se!

Apesar de não ser uma solução muito usual, a verdade é que um mural de cortiça tem imensas vantagens na sua colocação e confere um estilo bem diferente ao espaço onde escolher colocá-lo. Além de conciliar objetivos estéticos com objetivos mais práticos e de organização diária.

Mural de cortiça

5 vantagens da utilização de cortiça nas paredes

São imensas as vantagens associadas ao facto de revestir uma parede (ou parte dela) com este material.

  1. Som: ao colocar cortiça numa parede, vai conseguir um excelente resultado em termos de isolamento acústico. É por isso que esta é uma excelente opção para revestir estúdios e compartimentos onde se estuda ou se faz algum barulho.
  2. Estética: uma parede revestida a cortiça fica, de facto, uma parede super original e esteticamente apelativa. Além de que combina com qualquer estilo decorativo!
  3. Anti-humidade: a cortiça é um material que ajuda a impedir a entrada de humidade dentro de casa. O que pode fazer para reforçar o efeito será a aplicação de uma tinta anti humidade antes de aplicar a cortiça.
  4. Ecologia: todos sabemos que a cortiça é um material ecológico e amigo do ambiente.
  5. Economia: no final de contas, vai perceber que não fica muito caro revestir uma parede com cortiça e a sua durabilidade é bastante elevada!

Do que precisa para fazer o seu mural de cortiça

Para aplicar um mural de cortiça em sua casa não vai precisar de centenas de ferramentas e materiais, não se preocupe! Aqui ficam os essenciais e indispensáveis:

  1. Cola para cortiça
  2. Rolo ou quadrados de cortiça
  3. X-acto de qualidade
  4. Trincha para aplicar a cola
  5. Régua ou esquadro grandes

Passo-a-passo

  1. Comece por tratar a parede a revestir. Limpe-a de quaisquer sujidades, pregos ou parafusos e lixe-a de pequenas imperfeições. A parede deve ficar o mais cuidada possível.
  2. De acordo com as instruções da embalagem da cola especial para cortiça, dilua ou não em água.
  3. Desenrole o rolo de cortiça ou distribua pelo chão os quadrados de cortiça e meça exatamente as medidas da parede a revestir.
  4. Com estas medidas consideradas, faça os recortes da cortiça o mais precisas possíveis.
  5. Aplique um pouco de cola com a ajuda de uma trincha por toda a área da cortiça e deixe descansar uns 20 segundos.
  6. Comece agora a aplicar os bocados de rolo de cortiça – neste caso de forma vertical, ou ou quadrados – verticalmente.
  7. Passe um pano seco e macio por cima e exerça alguma pressão para garantir que fica bem colado.

Onde comprar o material para mural de cortiça

Cola para cortiça – 1L. Preço: 6,99€. Ver produto >>

Rolo de cortiça – 8m X 50cm. Preço: .Ver produto >>

Placa de cortiça – 4 unidades. Preço: 16,99€. Ver produto >>

5 ideias giras para um mural de cortiça

1. Mural / calendário

Já pensou montar no escritório ou até mesmo na cozinha um grande mural de cortiça e transformá-lo num planner gigante? Ideal para famílias grandes e sempre cheias de compromissos, esta é uma excelente forma de decorar uma parede e concretizar um objetivo prático também!

 

2. Mural de cortiça para entrada de casa

Nunca sabe onde colocar as cartas que vão chegando, as chaves do carro e de casa, as moedas que caem e os cartões do supermercado? Porque não fazer um mural de cortiça para a entrada e depois aplicar uns ganchos de arrumação e pequenos suportes para organizar aquilo que por natureza está sempre desarrumado?

 

3. Mapa mundo

Uma outra solução de mural de cortiça bem original é a transformação de um na forma do mapa mundo. Existem algumas alternativas já prontas à venda na internet, ou pode, se preferir, fazer o seu próprio exemplar. Depois disso porque não até ir assinalando com pioneses os locais por onde já passou?

 

4. Formas geométricas

Esta opção é uma das mais criativas e esteticamente apelativas. Faça pequenas figuras geométricas com a cortiça (losangos, quadrados, círculos…) e a partir daí construa na parede pretendida o padrão desejado. Pode colocar todas as formas iguais ou até misturar e combinar com espelhos colados por cima. Inspire-se!

 

5. Moldura gigante

Gosta de dar um toque vintage e clássico ao seu cantinho? Então vai adorar esta sugestão: arranje uma moldura bem trabalhada, pinte-a com uma cor ao seu gosto e forre nas suas costas uma placa grande de cortiça. Pode depois pendurar apenas esta moldura ou fazer o mesmo processo a várias e construir uma ‘instalação’ de pequenos murais de cortiça.

 

Se nada do que vê nas lojas e sites online lhe enche verdadeiramente as medidas, fique com o nosso guia de como fazer o seu próprio mural de cortiça. Acredite, não precisa ser nenhum guru da bricolage para conseguir um bom resultado final!

Veja também: