Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Clara Cardoso Barreiros
Clara Cardoso Barreiros
01 Ago, 2018 - 17:44

14 coisas que não deve fazer no verão

Clara Cardoso Barreiros

Há cuidados acrescidos e coisas que não deve fazer no verão, pelo calor e pela concentração de raios UV. Relembre-as aqui.

14 coisas que não deve fazer no verão

A grande maioria das pessoas tira pelo menos uns diazinhos de férias nos meses de maior calor do ano, precisamente para fazer atividades ao ar livre, relaxar ao sol, fazer algum tratamento etc. No entanto, esta época tem os seus senãos, daí que tenhamos feito uma lista de coisas que não deve fazer no verão. Não as negligencie!

Coisas que não deve fazer no verão

depilacao laser

Estética

1. Peelings

Na verdade, depende do tipo de técnica aplicada e do equipamento usado no peeling. Mas claro, durante uns dias depois do tratamento, deve evitar apanhar sol, especialmente nas horas de maior radiação. E claro, usar sempre um protetor solar de alto fator de proteção.

2. Depilações a laser

Com a depilação a laser a pele fica mais sensível e delicada à exposição solar. Se quer estender-se ao sol e ganhar bronze, então deixe a depilação para o inverno.

3. Dermoabrasões

A dermoabrasão é um processo em que se remove a epiderme e a derme superficial para tratar as irregularidades da pele, como cicatrizes e rugas. Claro, a pele fica sensível uns tempos depois do tratamento, pelo que deve evitar apanhar sol, vento e piscinas (por causa do cloro).

4. Clareamento da pele

Agentes clareadores – como o ácido fítico – normalmente usados para disfarçar manchas na pele, quando expostos ao sol intenso, podem ter o efeito adverso.

5. Escleroterapia

As varizes são um drama para muita gente, mas tratá-las é daquelas coisas que não deve fazer no verão, especialmente se não aguenta o calor e usa roupas que expoem mais pele.

6. Tatuagens

Tatuagens e sol não combinam, seja verão ou não. Mas na estação mais quente do ano é natural que se exponha a pele mais à radiação. Por isso, deve usar sempre um bom protetor solar, especialmente onde tem tatuagens.

7. Maquilhagem normal

Use a maquilhagem à prova de água. Ninguém gosta de ter a base derretida e o eyeliner a escorrer pela cara.

Comida e bebida

carne crua

8. Carne e peixe crus

Se desconhece em que condições os produtos foram armazenados (frio ou temperatura ambiente), não confie. Coma tudo bem cozinhado!

9. Bolos com creme

Na praia sabe mesmo uma bolinha de berlim (fresquinha e fofinha), mas nunca fiando. Com uma sem creme, está seguro.

10. Alimentos fora do frigorífico

Queijo, ovos, iogurte, leite, maionese são muito sensíveis ao calor. Os outros alimentos perecíveis, como fruta e legumes, aguentam um pouco mais de tempo à temperatura ambiente, mas a verdade é que também se estragam com maior facilidade do que no inverno.

11. Refrigerantes

A hidratação é fundamental todo o ano, mas mais ainda em dias de calor. Beber água e refrescos é essencial; tenha em atenção que os refrigerantes são pouco eficazes na hidratação e que estão pejadinhos de açúcar.

Roupa

roupa justa

12. Roupa muito justa

Cuidado redobrado para as senhoras: roupa justa, especialmente calças, promovem a retenção de líquidos e a formação de celulite, dificulta a circulação do sangue, potencia a formação de varizes, entre outros eventuais efeitos adversos.

13. Roupa escura

Em dias de maior calor, evite usar roupa preta ou de cores mais escuras.

14. Comprar muita roupa de verão

A tentação pode ser grande, mas não vale a pena comprar muita roupa de verão, a não ser que aposte em peças básicas. A cada ano as tendências mudam bastante. Os padrões que hoje estão na moda, no próximo ano estarão completamente defasados, a roupa será usada por dois ou três meses e depois vai para o baú.

Veja também: