Júlia Rocha
Júlia Rocha
05 Jul, 2018 - 12:02

Programa SWitCH combate o desemprego na área das TI

Júlia Rocha

A Porto Tech Hub, em parceria com o ISEP, desenvolvem o SWitCH, um programa para colmatar as falta de profissionais das Tecnologias da Informação.

Programa SWitCH combate o desemprego na área das TI

Como programa de requalificação no combate ao desemprego e também como tentativa de colmatar a falta de profissionais na área das Tecnologias de Informação (TI), a associação empresarial Porto Tech Hub criou o SWitCH. Trata-se de um programa de requalificação que vai este ano na sua 2ª edição.

O objetivo é combater a falta de recursos qualificados nas empresas tecnológicas e ao mesmo tempo auxiliar no combate ao desemprego jovem e trabalho precário. O SWitCH pretende requalificar profissionais de diferentes áreas, que procurem novas oportunidades ou mudança de emprego, para a área das Tecnologias da Informação.

A 1ª edição contou com mais de 200 candidaturas, sendo que a Porto Tech Hub, em parceria com o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), pretende duplicar esse número.

SWitCH: combate à carência de profissionais das TI

programa switch

A área das Tecnologias da Informação torna-se assim uma excelente oportunidade de carreira, devido às carências do sector. Além do plano letivo, está garantido um estágio remunerado no final do curso, garantindo assim inserção efetiva no mercado laboral. Os alunos da primeira edição preparam-se agora para estagiar em empresas como a Critical Software e a Farfetch.

A componente letiva tem uma duração de 9 meses (pós-graduação em Desenvolvimento de Software) e um estágio remunerado de um ano no final, numa das empresas tecnológicas da cidade invicta associadas da Porto Tech Hub que são, atualmente, 14. O curso tem o custo de 2850 euros.

A primeira fase de inscrições decorre até dia 9 de julho, sendo que ainda vai existir uma segunda fase a decorrer entre 14 de agosto e 18 de setembro. As vagas disponibilizadas são 60 no total, os alunos são depois divididos por duas turmas.

O formato deste curso é único a nível nacional, com uma forte componente metodológica de desenvolvimento de projetos em equipa, com profissionais das empresas envolvidas.

Para saber mais sobre o curso e para apresentar a sua candidatura pode aceder à

Veja também: