Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ekonomista
Ekonomista
29 Out, 2020 - 18:09

Há uma nova aplicação para pedidos de declaração de situação contributiva

Ekonomista

Já se encontra disponível no site da Segurança Social, um novo serviço online referente a pedidos de declaração de situação contributiva.

Mulher a reunir documentos para apresentar uma candidatura

Não raras vezes precisamos de reunir uma série de documentos para entregar a determinadas entidade no âmbito de algum pedido, requerimento ou candidatura apresentado.

A certidão de não dívida à Segurança Social ou declaração de situação contributiva é, por norma, um desses documentos, uma vez que atesta se a sua situação com esta entidade está ou não regularizada.

Para facilitar o acesso e gestão deste documento, a Segurança Social disponibilizou um novo serviço online, no qual, através das novas funcionalidades, o cidadão e as empresas poderão:

  • Registar pedidos;
  • Consultar o histórico dos pedidos de situação contributiva e os seus resultados;
  • Fazer a gestão das entidades a quem prestaram ou querem prestar consentimento de consulta da sua situação contributiva;
  • Verificar o estado dos pedidos e o detalhe da dívida, em caso de situação não regularizada.

O novo serviço disponibiliza ainda a verificação de autenticidade das Declarações, através da introdução do código que consta na Declaração e a possibilidade de identificar um mandatário para a gestão dos pedidos de situação contributiva.

Veja também