Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
05 Dez, 2023 - 14:56

Novo Toyota Celica: o desejado vai tornar-se realidade?

Valdemar Jorge

É um novo desportivo há muito é esperado! Em entrevista Akio Toyoda deixou transparecer esse desejo. Vem aí um novo Celica?

Novo Celica

O desejado. É esta palavra que melhor define a possibilidade da Toyota vir a lançar um novo Celica que recupere o sucesso de um modelo mítico.

Esta possibilidade ganhou maior expressão no decorrer de recente entrevista cedida por Akio Toyoda (que no início deste ano deixou de ser o director executivo da Toyota) ao canal YouTube Toyota Times, no Rally Hokkaido.

Mas antes de saber o que disse, façamos um pequeno enquadramento. Em 5 de março deste ano, no segundo dia do Rally Shinshiro, no decorrer de num encontro especial com Akio Toyoda, foi colocada a questão se gostava do Celica?

A sua resposta foi clara: “O Celica é um carro que gostaria de ter novamente. Dado o seu sucesso no WRC (Campeonato Mundial de Ralis da FIA), penso que o nome Celica tem um lugar especial no coração dos fãs de ralis, ao lado do Corolla e do Yaris. Houve um período em que a Toyota abandonou vários carros, mas desde então vimos modelos de longa venda retornarem. Tenho uma pequena esperança de que o Presidente Koji Sato continue esta tendência para nós”.

Este assunto, como referimos, surgiu de novo na recente transmissão ao vivo do Kita Aikodu Service Park, no Rally Hokkaido. À pergunta “Um novo Celica está realmente nos planos? Muitas pessoas esperam que sim”, Akio Toyoda respondeu: “Você terá que perguntar à Toyota Motor sobre isso”, respondeu Akio. “Não estou no lado executivo.”

O entrevistador insistiu: “Você poderia fazer um pedido, certo?” Akio Toyoda respondeu: “Bem, eu fiz, mas não sei como isso vai acabar” e prosseguiu “Não estou dizendo isso apenas porque estamos em um evento de rali, mas Juha Kankkunen é o Sr. Celica. Foi quatro vezes campeão no Celica. Agora todos vocês podem pensar por que estou pedindo a Kankkunen para se envolver tanto”.

Após estas declarações do antigo responsável máximo da Toyota não se conhece reação da empresa sobre o possível renascimento de um novo Celica.

Toyota Celica
Veja também Toyota Celica: a fera das estradas que pode estar de regresso

Toyota Celica: sete gerações de sucesso

O Toyota Celica tem uma longa história ao serviço da marca nipónica, sendo um dos seus modelos mais icónicos. Durante 36 anos conquistou um lugar na Europa e arrastou multidões nos muitos ralis em que participou.

Tratou-se do primeiro coupé japonês e, ao longo de sete gerações, evoluiu atingindo elevada performance, principalmente com os modelos da quarta e quinta geração vencedores do WRC, com Juha Kankkonen.

Uma das grandes mudanças no modelo surgiu na quarta geração (1985) que estreou a tração dianteira. E, no ano seguinte, outra mudança surgiu com a chegada, em outubro (1986), do modelo GT-Four (também conhecido por ST165), que combinava sistema de quatro rodas motrizes com motor turbo.

Segundo o canal You Tube Toyota Times, o Celica GT-Four era um tração às “quatro rodas “em tempo integral”, com um sistema projetado para uma direção segura e rápida em estradas pavimentadas ou niveladas, em vez de superfícies irregulares”.

A evolução do ST165 chama-se ST168 e surgiu em 1992. Mantendo a estrutura básica do modelo da geração anterior, recebia, no entanto, um motor mais potente e suspensão com afinação mais refinada. Esta versão também deu muitas alegrias à Toyota, nomeadamente o título de construtores, em 1993 e o quarto título de pilotos a Kankkunen.

Com o Celica a Toyota tornou-se “no primeiro fabricante de automóveis fora da Europa a vencer o campeonato de construtores desde que o WRC foi criado em 1973”.

Veja também

Artigos Relacionados