Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
05 Set, 2023 - 11:00

Novo Toyota Land Cruiser: a lenda está de volta

Valdemar Jorge

A Toyota apresentou com pompa e circunstância o novo Land Cruiser, que chega em 2024. A lenda está de volta.

Novo Toyota Land Cruiser

Expetativa elevada para a apresentação do novo Toyota Land Cruiser, que a marca nipónica mostrou 72 anos após a apresentação do “Toyota BJ”, o modelo que deu início a esta saga automóvel (1 de agosto de 1951).

Orgulho é a palavra que melhor sintetiza a apresentação da nova geração ‘250’ Series com lançamento agendado para o primeiro semestre de 2024, no Japão.

Para os clientes europeus a Toyota abrirá as pré-vendas do novo Land Cruiser no próximo mês de outubro, com as primeiras entregas de veículos previstas para o primeiro semestre de 2024.

Aquando da revelação do novo Land Cruiser (pode ver aqui), ficou a saber-se que o modelo será apresentado na Europa com uma versão especial First Edition, disponível exclusivamente para reserva dos clientes durante o período inicial de pré-vendas (a partir de outubro de 2023).

A versão First Edition do Toyota Land Cruiser que terá tiragem limitada (cerca de 3.000 unidades serão produzidas para a Europa), enfatiza a herança do “Land Cruiser com recursos de estilo especiais e um caráter off-road sensato.

Os detalhes incluem faróis redondos clássicos e dois acabamentos de pintura externa em dois tons: Areia e Azul Fumê”, sublinhou a marca, adiantando ainda que “mais detalhes serão fornecidos” em breve.

Land Cruiser: qualidade, durabilidade e confiabilidade

Na estreia mundial do novo Land Cruiser, Simon Humphries, responsável da marca, adiantou que “como membro da equipa de desenvolvimento e proprietário de um Land Cruiser de longa data, foi um sonho tornado realidade”, revelando ainda que “o Land Cruiser tem um significado especial para nosso presidente Akio Toyoda, cujo avô apresentou o veículo pela primeira vez”.

No discurso, o responsável sénior  pelo design, lembrou que o novo modelo é um regresso às origens. Para isso, concentra-se nos seus pontos fortes: qualidade, durabilidade e fiabilidade.

Para manter todos os pergaminhos intocáveis, o novo modelo mantém a robusta construção adotando a plataforma GA-F da Toyota, que “desempenha um papel fundamental na melhoria significativa do desempenho fora de estrada”.

A marca japonesa sustenta que o Land Cruiser está mais fácil de manobrar e confortável, ao mesmo tempo que está mais adaptado às necessidades de condução do dia-a-dia dos clientes.

As novidades implementadas centram-se em:

  • Nova direção assistida eletronicamente. Este é o primeiro Land Cruiser a usar um sistema de direção assistido eletronicamente (EPS), reduzindo a quantidade de contragolpes que podem ocorrer ao conduzir em superfícies irregulares. O novo sistema proporciona uma direção mais suave, direta e com manobrabilidade mais fácil em todas as velocidades. O uso do EPS permite que o novo Land Cruiser seja equipado com o sistema Lane Tracing Assist.
  • Desconectar a barra estabilizadora dianteira. Esta é uma novidade no seio dos Land Cruiser. O modelo ganha mais capacidade fora de estrada com a nova barra estabilizadora dianteira desconectável. A tecnologia – SDM (Estabilizador com Mecanismo de Desconexão) – permite ao condutor alterar o estado da barra estabilizadora usando apenas um interruptor no painel. Essa flexibilidade permite uma melhor condução e conforto em estradas irregulares.
  • Monitor Multi-Terreno e Seletor Multi-Terreno. Estes equipamentos foram atualizados e fornecem agora um suporte adicional na condução fora de estrada. Com o auxílio da câmara e display de alta resolução, o Monitor Multi-Terreno permite uma visão clara da área imediatamente ao redor e abaixo do veículo; enquanto o sistema Seletor Multi-Terreno adapta automaticamente o desempenho do veículo para melhor resposta às diferentes condições de condução em todo-o-terreno.
  • Nova motorização. A nova motorização reflete o foco em garantir que o modelo seja projetado para apoiar o estilo de vida dos seus condutores, levando mais longe a reputação de fiabilidade e durabilidade dentro e fora da estrada. Na europa ocidental, o novo Land Cruiser será apresentado com uma unidade turbo-diesel de 2,8 litros, projetada para um forte equilíbrio entre eficiência de combustível e desempenho. Produz um máximo de 204 cv DIN/150 kW e é equipado com uma nova transmissão automática Direct Shift de oito velocidades, dando-lhe força para rebocar cargas de até 3.500 kg. No início de 2025, estará disponível uma nova motorização eletrificada, que combina o potente e eficiente motor diesel com a tecnologia de 48V Mild Hybrid.
  • Design alia tradição à modernidade. A tradição foi combinada com a modernidade para criar uma aparência intemporal. O visual volumoso e robusto expressa a qualidade de “voltar às origens” do novo Land Cruiser, mas também é altamente prático. O desempenho todo o terreno é favorecido por saliências mais curtas, cantos esculpidos e as diferentes partes da carroçaria foram projetadas para fácil substituição em caso de danos. O comprimento total é de 4.920mm, largura de 1,980mm e altura de 1.870mm; a distância entre eixos é de 2.850 mm.
  • Habitáculo com várias configurações. O habitáculo oferece uma escolha de configurações de cinco ou sete lugares, com um design que evoca a força e a funcionalidade de um todo-o-terreno. Isso é comprovado nos detalhes que se encontram no painel de instrumentos disposto horizontalmente e nos interruptores que são moldados para facilitar a operação, mesmo ao conduzir em terrenos difíceis. A visibilidade do condutor foi uma prioridade, auxiliada pela capota rebaixada, painel de instrumentos horizontal e uma linha de cintura, igualmente rebaixada.
  • Dispositivos avançados de segurança. O novo Land Cruiser beneficia dos mais recentes sistemas Toyota Safety Sense dentro de um abrangente pacote de tecnologias de segurança avançadas Toyota T-Mate cuja função é facilitar a condução.
Traseira do novo Land Cruiser
As linhas não enganam: o novo Land Cruiser mantém a sua identidade

História remonta a 1951

A história do Toyota Land Cruiser começou pouco depois de ter sido apresentado em 1 de agosto de 1951, ao demonstrar  a sua força e capacidade ao tornar-se o primeiro veículo a subir, com sucesso, até à sexta estação nas encostas do Monte Fuji.

“Desde então, a missão da Toyota para o Land Cruiser tem sido fornecer às pessoas um veículo que as leve ao seu destino em segurança, mesmo nos ambientes mais adversos”, refere a marca.

Não constitui surpresa o sucesso do modelo, nem a reputação mundial que tem de ser um dos modelos mais vendidos da Toyota, com 11,3 milhões de unidades comercializadas em mais de 170 países e regiões.

Mais do que contar a história deste popular modelo, que assinala em 2023 o 72.º aniversário, e que tem o estatuto de lenda na história do automóvel, concentremos a atenção nas características que lhe são intrínsecas desde o lançamento e visitemos os modelos que conquistaram gerações de aventureiros, por esse mundo fora, e resumem uma carreira comercial invejável:

  • Capacidade off-road: o Land Cruiser é conhecido pela excecional habilidade off-road. Possui sistemas avançados de tração nas quatro rodas, suspensão robusta e recursos como bloqueio de diferencial e controle de descida, tornando-o apto para enfrentar terrenos difíceis e desafiadores.
  • Durabilidade: o Land Cruiser é construído para durar. É reconhecido pela confiança e capacidade de suportar condições severas, sendo frequentemente utilizado em locais remotos e situações de condução exigentes.
  • Espaço e conforto: a par da robustez, o modelo oferece um interior espaçoso e confortável. Dependendo da configuração, pode acomodar várias pessoas com amplo espaço para as pernas e bagagem.
  • Tecnologia e conectividade: os modelos mais recentes do Land Cruiser incorporam tecnologias modernas, como sistemas de infoentretenimento avançados, interface touchscreen, conectividade Bluetooth, e até mesmo recursos de segurança assistida, como sistemas de alerta de colisão, assistência de permanência na faixa, entre muitos outros.
  • Potência e desempenho: Dependendo da geração e da variante, o Land Cruiser recebe, por norma, motores potentes que oferecem bom desempenho e performance, tanto em estradas quanto em trilhos off-road.
  • Design duradouro: O Land Cruiser mantém um design distinto, caracterizado pela secção frontal imponente e linhas sólidas. Ao longo das várias gerações manteve elementos de design tradicionais, ao mesmo tempo em que foi incorporando algumas atualizações mais modernas.
  • Variedade de modelos e versões: Ao longo dos anos, o Land Cruiser foi sendo comercializado em diversas variantes, tamanhos e versões (passageiros e utilitárias). dando resposta às diferentes necessidades do mercado.

Conheça ainda os modelos que constituem 72 anos de evolução, sempre com o foco na durabilidade, fiabilidade e confiabilidade, dentro e fora de estrada:

Toyota Land Cruiser BJ (1951-1955)

  • Início da produção em 1951 a primeira geração ficou conhecida como Toyota BJ, um veículo projetado para resistir a condições off-road difíceis;
  • Inspirado no jipe norte-americano Willys Jeep;
  • Características de design simples e robusto; Motor de quatro cilindros.

Toyota Land Cruiser Série 20 (1955-1960)

  • Introdução de um estilo mais moderno esta geração ficou conhecida como 20 Series. Trouxe algumas melhorias no campo do design e conforto, mas ainda muito focado para as situações off-road;
  • Aumento de potência do motor;
  • Início da expansão internacional.

Toyota Land Cruiser Série 40 (1960-1984):

  • Introdução do lendário FJ40. Esta geração do Land Cruiser manteve a característica de veículo utilitário resistente, mas apresentava, no entanto, significativas melhorias em termos de motorização e conforto dos passageiros;
  • Design icónico e simplificado;
  • Mantém o foco na capacidade off-road;
  • Oferta de motores a gasolina e diesel.

Toyota Land Cruiser Série 50 (1967-1980):

  • A Série 50 introduziu a carroçaria station wagon, mais acolhedora, espaçosa e confortável.

Toyota Land Cruiser Série 60 (1980-1990):

  • A Série 60 inaugurou a era dos grandes todo-o-terreno;
  • Reforço da qualidade de acabamento no habitáculo que também é mais confortável;
  • Motor V6 robusto.

Toyota Land Cruiser Série 70 (1984 até ao presente):

  • Esta geração dá início ao chamado Land Cruiser Série 70 e, posteriormente às Séries 80 (1990-1997) e Séries 90 (1996 até ao presente). Ficou marcada por várias atualizações para responder às exigências dos muitos clientes e para que o modelo se mantivesse atual e moderno face à concorrência. Conserva, ainda assim, a reputação de durabilidade e claro, a capacidade off-road que desde 1951 constitui elemento do seu ADN;
  • Maior conforto e recursos internos;
  • Motores a gasolina mais potentes;
  • Primeira geração a apresentar tração nas quatro rodas permanente.

Toyota Land Cruiser Série 100 (1998-2007):

  • Estilo mais moderno e aerodinâmico;
  • Motores V8 mais poderosos;
  • Maior foco em conforto e tecnologia.

Toyota Land Cruiser Série 200 (2008 até ao presente):

  • A Série 200 trouxe mais tecnologia, conforto, luxo e reforço da capacidade off-road;
  • Design refinado;
  • Mais espaço interno e conforto;
  • Introdução de motores V8 mas eficientes;
  • Melhorias em segurança e recursos avançados de tecnologia;
  • Introdução de motores V8 mais eficientes;
  • Coloca ênfase na combinação de desempenho on-road e capacidade off-road.

Como remata Simon Humphries, na Toyota, gostamos de dizer “a estrada faz o carro”. Com o Land Cruiser “o carro faz a estrada”. A lenda está de volta.

Veja também