Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marcos Silva
Marcos Silva
02 Jul, 2018 - 17:20

Afinal, o que é um sistema operativo?

Marcos Silva

Qualquer utilizador de portáteis ou smartphones já ouviu falar sobre o tema. Mas, afinal, o que é um sistema operativo? Melhore a sua cultura tecnológica.

Afinal, o que é um sistema operativo?

Hoje em dia, muito daquilo que fazemos, seja em lazer ou trabalho, é efetuado através do computador ou do telemóvel. Estes equipamentos possuem um tipo muito específico de software. Sabe o que é um sistema operativo?

Apesar de utilizar estes sistemas todos os dias, será que sabe o que são e o que fazem? Sem estes sistemas, será que seria incapaz de interagir com os seus equipamentos e usar as imensas funcionalidades que disponibilizam? Descubra tudo aqui.

O que é um sistema operativo?

Trata-se de um tipo de software que gere os recursos do sistema. Sempre que o computador ou telemóvel arranca, este sistema é chamado e, a partir desse momento, é ele que controla os componentes do sistema, a comunicação entre o software e o hardware e a interface com o utilizador.

Atualmente, os sistemas operativos são bastantes complexos, tendo muitas vezes de processar diversos equipamentos, como um computador, teclado, rato, dispositivos de entrada – como impressoras e pens USB – e por aí fora.

Estes sistemas permitem a utilização de todos estes equipamentos de maneira simples e de forma simultânea. Já imaginou controlar estes sistemas todos através de apenas uma caixa de texto com linhas de comando?

sistema operativo

O que faz um sistema operativo?

Agora que sabe o que é um sistema operativo, importa saber para que serve. O sistema operativo é responsável por várias tarefas: gestão de processos, gestão de memória, gestão de recursos, gestão de ficheiros e entrada e saída de dados. Este sistema permite a maximização do uso dos recursos do equipamento de forma clara e segura.

Gestão de processos

Normalmente, o sistema operacional dá a sensação de que está a executar várias tarefas ao mesmo tempo. O que acontece é que a transição é muito rápida e quase sempre sem o controlo do utilizador.

Na realidade, são utilizados algoritmos próprios que decidem qual o processo a executar primeiro e por quanto tempo. Além disso, os processos podem interagir entre si.

No entanto, quando há diversos dispositivos e diversos processadores no sistema, pode haver uma simultaneidade de processos a serem executados.

Gestão de memória

O sistema operativo tem acesso à memória do sistema e garante a segurança da utilização da mesma. Assegura que determinado processo tem espaço para si e que apenas usa a memória que lhe está destinada.

Gestão de recursos

Uma das principais tarefas do sistema operacional. Todos os processos são executados pelo mesmo processador, pelo que é necessário garantir que o sistema tem capacidade de processamento e memória para executar todos os processos necessários. Basicamente, o sistema operacional assegura que cada processo tem os recursos necessários para ser executado.

Gestão de ficheiros

O hardware é caro, pelo que a memória principal do sistema é volátil e de tamanho limitado. Para isso existem periféricos, como os discos rígidos, que armazenam a informação recebida dos processos, a qual está acessível por esses mesmos processos.

Entrada e saída de dados

Outra função do sistema operativo é a gestão de dispositivos de entrada e saída de dados. O sistema operacional controla a ligação entre o dispositivo e o computador e gere os processos entre os dois, de maneira a não se perder informação e a executar tarefas de forma segura.

Basicamente, um sistema operativo permite ao utilizador controlar e interagir com o seu equipamento de forma clara e segura. Esta interface pode ser feita através de um terminal de comandos – como nos primeiros computadores -, através de uma interface gráfica – como é mais utilizada – e, ultimamente, de uma interface de voz, que permite o controlo de algumas funções do sistema através de comandos sonoros.

sistema operativo

Quando surgiu o sistema operativo?

Estes sistemas começaram a surgir após a Segunda Guerra Mundial, quando os computadores ocupavam salas inteiras. Depois de diversos desenvolvimentos, um dos primeiros sistemas operativos a circular foi o Unix e, durante a década de 70, foi distribuído pelas universidades e órgãos governamentais norte-americanos. Nesta altura, a sua interface com o utilizador era apenas uma caixa de texto, não havendo interface gráfica.

Contudo, esta tecnologia começou a estar disponível para a população em geral e, então, foi necessário desenvolver um sistema que fosse mais fácil de usar. Foi então que Bill Gates, juntamente com um colega, começaram a vender à IBM um sistema chamado DOS para sistemas operacionais pessoais. No inicio da década de 90, Linus Torvalds começou a sua caminhada para a criação do sistema operacional Linux. Estas várias equipas definiram o que é um sistema operativo.

Hoje em dia, o Windows, o macOS e o Linux são os sistemas mais usados nos computadores. O iOS e o Android são os mais usados nos telemóveis.

Veja também: