Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
16 Set, 2018 - 11:30

iOS 12: data de lançamento em Portugal e novidades

Luísa Santos

A par das novidades anunciadas pela Apple (os novos iPhone e Apple Watch), veio também o iOS 12. A data de lançamento está próxima. Conheça as novidades.

iOS 12: data de lançamento em Portugal e novidades

Já vem sendo habitual que, a par do hardware, também o software da Apple sofra novas atualizações. O novo sistema operativo da marca é o iOS 12 e a data de lançamento está marcada: dia 17 de setembro de 2018.

iOS 12: data de lançamento em Portugal

ios 12
Fonte da Imagem: Apple/Divulgação

Há novas funcionalidades no iOS 12, nomeadamente ao nível do desempenho do iPhone e do iPad. A Apple chega mesmo a avançar com percentagens de rapidez, nomeadamente: até 70% mais rápido a aceder à câmara, até 50% mais rápido a aceder ao teclado e até duas vezes mais rápido a aceder a apps em uso intensivo.

Sem dúvida que o nível de performance é a principal preocupação da marca americana. A empresa garante que a experiência do utilizador vai melhorar significativamente depois desta atualização, que estará disponível para os seguintes dispositivos: iPhone XSiPhone XS MaxiPhone XRiPhone X, iPhone 8, iPhone 7, iPhone 6s, iPhone 6 (e respetivas versões Plus), iPhone SE e iPhone 5s.

Todos os iPad mini, Air e Pro estão igualmente aptos para receber esta atualização, bem como o iPod touch de 6ª geração. É seguro dizer que praticamente toda a gama de produtos da Apple irá receber o iOS 12, que prevê algumas funcionalidades para depois da data de lançamento (mais precisamente para o outono).

ios 12
Fonte da Imagem: Apple/Divulgação

Uma dessas funcionalidades é a possibilidade de fazer uma chamada FaceTime com até 32 pessoas. Sim, leu bem. E não, não será confuso nem difícil de acompanhar. À medida que uma pessoa fala, as janelas vão diminuindo ou aumentando de forma automática para que consiga manter-se a par de toda a conversa.

É fã dos Animoji? Então vai gostar desta novidade: já pode criar o seu próprio Animoji – à sua medida. A Apple chama-lhe Memoji e oferece um conjunto de possibilidades quase infinitas, que lhe irão permitir recriar um boneco bem parecido consigo.

Vai também poder partilhar essas animações através de apps como a Mensagens ou o FaceTime, para além de poder, com o iOS 12, ativar efeitos de câmara que prometem animar, ainda mais, as suas. Pode contar com “filtros incríveis, efeitos de texto com animações, divertidos autocolantes e muito mais”.

ios 12
Fonte da Imagem: Apple/Divulgação

Outra das novidades prende-se com o universo da realidade aumentada. A Apple integrou, no seu novo iOS 12, a aplicação Measure que, para além de lhe permitir jogar utilizando esta tecnologia (inclusivamente contra outra pessoa), possibilita que meça objetos reais através do seu iPhone ou iPad.

Uma funcionalidade que também vai gostar, caso se preocupe com o tempo que passa online, é a “Tempo de ecrã“. Através desta função vai poder monitorizar o tempo que passa em cada uma das apps que utiliza no seu iPhone ou iPad. Mas há mais, já que pode ver, também, o tempo que os seus filhos passam a utilizar aplicações, e quais delas. Pode ainda criar notificações que o ajudem a dar descanso ao seu dispositivo.

O controlo das notificações também foi melhorado, bem como a visualização e organização das fotografias. Agora, pode gerir tudo com maior rapidez, usufruindo de uma experiência mais rápida e, sobretudo, simplificada.

A segurança e privacidade foram reforçadas, principalmente se estiver a navegar na Internet. Apps como o iBooks e a Bolsa foram redesenhadas, e o Dictafone foi adicionado ao iPad.

Veja também