Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
14 Set, 2018 - 14:21

iPhone XR: a mesma qualidade a um menor preço

Luísa Santos

Em conjunto com o iPhone XS, o iPhone XS Max e o Apple Watch 4, foi também anunciado o smartphone da gama mais baixa da marca: o iPhone XR.

iPhone XR: a mesma qualidade a um menor preço

Depois do iPhone SE, em 2016, já se aguardava o lançamento, por parte da Apple, de um sucessor que, construído com materiais mais baratos, mantivesse a qualidade característica da marca. 2018 foi o ano e é assim que conhecemos o novo iPhone XR, o smartphone da gama mais barata da Apple.

Review iPhone XR: mais, por menos

Há já dois anos que a Apple deixava este setor do mercado “descoberto”, apostando sempre em novos modelos inovadores e mais caros. O iPhone XR vem quebrar esse período de seca e mostrar que, apesar de mais barato, não significa que seja mais fraco do que os modelos “irmãos”.

Pela primeira vez, a empresa americana desenvolve um smartphone de gama mais baixa com um ecrã e restantes tecnologias verdadeiramente surpreendentes. O iPhone XR vem, por isso, equipado com Liquid Retina, uma tecnologia pioneira que permite manter a fiabilidade de cores de uma ponta à outra do ecrã que, já agora, tem 6,1”.

Para além da traseira, a parte frontal deste smartphone é construída em vidro e contornada com alumínio “de qualidade aeroespacial”, tal como afirma a Apple. Isso oferece resistência e garante a durabilidade do material. À semelhança dos modelos mais recentes da marca, também este é resistente ao pó e à água. Está também disponível em seis cores diferentes.

A bateria foi melhorada, como tem sido hábito da marca e pode também ser carregada sem recorrer a fios. Sem fios é também a melhor forma para caracterizar a interação com o iPhone XR, já que, também ele, vem equipado com a tecnologia Face ID (melhorada em relação ao iPhone X), para que desbloqueie o telemóvel sem esforço.

iphone xr

Fonte da Imagem: Apple/Divulgação

O processador é um A12 Bionic muito rápido e inteligente. Traz ainda um grande aliado, o Neural Engine, que ajuda a manter a rapidez deste smartphone e, ainda, a melhorar as experiências de realidade aumentada – vai mesmo parecer que está dentro de um jogo.

HDR inteligente, novos modos de fotografia e uma potente câmara de 12MP na traseira. As fotografias são melhores e mais nítidas graças ao novo sensor de profundidade e ao modo de retrato, que desfoca o fundo automaticamente.

O iPhone XR está disponível em três versões ao nível no armazenamento interno: 64GB, 128GB e 256GB. Pode mesmo guardar tudo o que quiser neste smartphone e utilizá-lo sem limites, até porque garante uma autonomia de até 25 horas.

A verdade é que, se não dá tanta importância à fotografia como dá a outros campos, esta pode ser uma excelente opção. Um telemóvel de topo que, ainda que tenha apenas uma câmara traseira (ao contrário da dual camera dos últimos iPhone), está equipado com funcionalidades apenas disponíveis em telemóveis topo de gama.

O iPhone XR é aquele que vai demorar mais tempo a estar disponível no mercado português, estendendo-se o seu lançamento para outubro. Na verdade, pode reservá-lo no site da Apple a partir do dia 19 de outubro. Acredite, não vai ficar nada desiludido com este smartphone.

 Especificações técnicas
 Ecrã 6,1”
 Processador A12 Bionic com Neural Engine
 Bateria Até 25 horas
 Memória RAM 3GB
 Câmara Traseira (Principal) 12MP (abertura de ƒ/1,8)
 Câmara Frontal (Secundária) 7MP (abertura de ƒ/2,2)
 Preço A partir de 879€

Veja também: