Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
03 Out, 2019 - 11:57

Quais são os seus objetivos profissionais a curto e longo prazo?

Catarina Milheiro

A resposta à questão de quais são os seus objetivos profissionais a curto e longo prazo, vai muito além de uma resposta feita para uma entrevista de emprego.

rapariga trabalha no computador

Definir objetivos profissionais a curto e longo prazo vai definitivamente ajudá-lo a encontrar o rumo para a sua carreira. Todos nós, em alguma altura das nossas vidas, refletimos sobre aquilo que ambicionamos alcançar a nível profissional, não é assim? No entanto, se ainda não parou para pensar no assunto, provavelmente está na hora de o fazer.

É natural que ao longo da sua carreira, vá idealizando alguns cenários futuros com o objetivo de melhorar alguns determinados tanto a nível profissional, como pessoal e o primeiro passo para conseguir definir os seus principais objetivos é mesmo a reflexão. Até os profissionais mais bem sucedidos em todo o mundo optam por seguir esta prática.

Objetivos profissionais a curto e longo prazo: o que são e como distinguir

trabalhar no computador concentrada

Está claro que basta olhar para própria nomenclatura para perceber qual a diferença entre estes dois conceitos, mas a primeira questão que surge na mente de muitos profissionais é mesmo “o que são objetivos profissionais?

Se em alguma entrevista de emprego ou outro momento da sua vida o questionarem sobre o seu objetivo profissional, é importante que esteja devidamente preparado para responder de forma sucinta e clara, afinal não é nada mais, nada menos, do que aquilo que deseja alcançar para a sua carreira.

Ou seja, o seu objetivo profissional deve indicar a meta onde quer chegar. Um cargo como supervisor, está bom para si? Ou o mínimo que espera é ser um bom líder?

É através dos seus objetivos profissionais a curto e longo prazo que tem a oportunidade de explicar a um recrutador, quais são as suas expectativas e aquilo que procura para a sua carreira.

Outra questão que também é importante de referir é o facto de aprender a distinguir os objetivos a curto prazo, dos objetivos a longo prazo.

Objetivos a curto prazo

Para que não tenha qualquer tipo de dúvidas, os objetivos a curto prazo são aqueles que, obviamente, se pretendem alcançar num futuro próximo (o que pode ser hoje, esta semana, este mês ou até este ano, dependendo de pessoa para pessoa).

Estamos, por isso, a falar, por exemplo, de objetivos como: conseguir um emprego numa determinada área ou fazer uma formação específica. No fundo são objetivos que requerem uma ação mais imediata, que são mais fáceis de alcançar e que podem também servir de alavanca para os segundos, os objetivos a longo prazo.

Por isso, se numa entrevista de emprego o questionarem sobre aquilo que pretende fazer agora se for contratado, isto é, quais serão os seus primeiros passos, a sua resposta deve ser sucinta e bastante clara.

Por exemplo: “o meu principal objetivo neste momento é ser contratado pela sua empresa, a fim de desempenhar a minha função com motivação e afinco. Além disso, com a contratação pretendo ainda dar continuidade a uma formação de modo a que consiga aprimorar o meu desempenho na empresa.”

pessoas no hall de uma empresa a estabelecer relações
Veja também 16 competências profissionais para uma carreira de sucesso

Objetivos a longo prazo

Como o próprio nome diz, os objetivos profissionais a longo prazo são aqueles onde já é possível estabelecer metas mais abstratas e longínquas, mas também ambiciosas. Falamos de metas que exigem mais tempo e dedicação, como também um maior planeamento, como por exemplo, a criação do seu próprio negócio ou ser promovido para uma determinada posição.

É muito importante quem assim que os seus objetivos a curto prazo estejam definidos, comece então a pensar no seu maior objetivo (aquilo que pretende alcançar a longo prazo). É necessário que tenha um pensamento mais maduro, consciente e que tenha também visão de um verdadeiro empresário.

Se um recrutador lhe perguntar o que faria se tivesse a oportunidade de ficar 5 anos naquela empresa, responda sem medos e mostre que se irá tornar num funcionário indispensável para o bom funcionamento da empresa.

Por exemplo: “em 5 anos, acredito que vou estar confiante e muito mais experiente para assumir novos desafios e compromissos. Além disso, através das formações que pretendo adquirir ao longo deste prazo, irei adquirir conhecimentos na área que permitirão tornar-me num funcionário indispensável para o funcionamento da empresa. Claro está que, paralelamente, conseguirei tornar-me um profissional realizado e mais feliz.”

Dicas e estratégias para alcançar objetivos

rede de trabalho tecnológico

A verdade é que nenhum profissional que tenha uma carreira de sucesso conseguiu alcançá-la sem qualquer tipo de método ou esforços envolvidos.

Para que se consiga tornar num profissional de sucesso, é essencial que estabeleça os seus objetivos profissionais a curto e longo prazo. Reflita sobre o seu percurso profissional, pense naquilo que pretende alcançar rapidamente e naquilo que deseja obter num prazo mais alargado, isto é, em 5, 10 ou 15 anos.

Preparamos algumas dicas e estratégias para que os consiga alcançar de forma totalmente natural, tome nota:

1. Estude constantemente

Para que consiga chegar onde tanto deseja, é essencial que faça um estudo constante da área em que atua. Todos os profissionais que querem crescer na sua carreira e definir objetivos, precisam de investir tempo nos estudos e na formação.

Opte por pesquisar sobre a sua área, confira as tendências do mercado e procure saber sempre mais. Isto fará toda a diferença quando se sentar a refletir sobre os seus objetivos profissionais.

2. Mantenha o foco e defina claramente os seus objetivos

Já explicamos anteriormente a diferença entre os objetivos a curto prazo e os objetivos a longo prazo, por isso para que os consiga alcançar é importante que os defina claramente para que nada o impeça de ser bem sucedido.

Foque-se naquilo que quer alcançar dentro de um ano e naquilo que exigirá mais tempo e esforço da sua parte, ou seja, dentro de 5 ou mais anos e transcreva tudo para o papel: faça mesmo uma lista com dois separadores (de modo a que separe os de curto prazo, dos segundos).

Nesta lista, é extremamente importante que mantenha o seu foco naquilo que realmente importa para si e que deixe de parte aquilo que não é de todo concretizável. Seja razoável e consciente.

3. Leia muito e aprenda com os maiores líderes

Todos os profissionais bem sucedidos têm um ídolo, alguém que idolatram e que ambicionam ser como ele.

Para que consiga concretizar os seus objetivos, é importante que leia bastante e que siga alguns dos passos dos maiores líderes atuais. Informe-se sobre os seus rituais matinais, percurso profissional e esteja atento a algumas das suas atitudes perante a vida. Vai ver que a sua garra irá aumentar.

4. Seja determinado e mantenha o seu networking em constante construção

Não perca a esperança, seja determinado e não desista de nenhum dos objetivos que transcreveu para o papel. É muito importante que não desista dos seus objetivos só porque algo não está a resultar.

Seja persistente e batalhe para que os consiga alcançar, mais saiba que é natural que principalmente os objetivos a longo prazo sejam mais difíceis de realizar. No entanto, nada é impossível e lembre-se que tudo depende de si e da sua determinação.

Assim, sempre que estiver a perder a esperança, releia a folha onde escreveu tudo e lembre-se do porquê de tudo aquilo. Além disso, não se esqueça de criar e sustentar bons relacionamentos interpessoais no trabalho e fora dele, pois são essenciais para que crie e compartilhe conhecimento e experiências, além de dar ou pedir ajuda quando precisar.

Veja também