Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Graça
Ana Graça
20 Jun, 2018 - 10:59

Óleo de rosa mosqueta: benefícios na gravidez (e não só)

Ana Graça

O óleo de rosa mosqueta tem sido aconselhado às pré-mamãs desde sempre pelas suas mães e avós. As investigações corroboram os seus maravilhosos efeitos.

Óleo de rosa mosqueta: benefícios na gravidez (e não só)

Têm sido desenvolvidos diversos trabalhos científicos com o objetivo de conhecer melhor as propriedades da rosa mosqueta, especialmente do óleo extraído das suas sementes, o óleo de rosa mosqueta. A rosa mosqueta possui aproximadamente 70 espécies diferentes em todo o mundo e é originária da área do mediterrâneo e da Europa central.

O óleo de rosa mosqueta, rico em ácidos gordos essenciais, é bastante utilizado no tratamento de problemas de pele e na indústria cosmética. Tem mostrado ter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes interessantes, potenciando a aceleração de processos de cicatrização.

Cuidados a ter com a pele durante a gravidez

Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por grandes e profundas mudanças. As alterações cutâneas são algumas dessas inúmeras mudanças que a mulher experiencia, e acontecem sobretudo devido a fatores hormonais, imunológicos e metabólicos, e também devido ao aumento de peso característico desta fase.

Uma das alterações que ocorre e que mais incomoda as mulheres é o aparecimento de estrias, devido ao estiramento e distensão da pele. As estrias aparecem principalmente nos seios, no abdómen, à volta do umbigo, na zona dos quadris e nas coxas.

É importante que as mulheres estejam sensibilizadas para o facto de a prevenção ser o melhor tratamentos para as estrias, na medida em que parecem não existir produtos que sejam capazes de eliminar totalmente as estrias. Contudo, há produtos ajudam a melhorar a flexibilidade das fibras elásticas da pele, e o óleo de rosa mosqueta é um deles.

oleo de rosa mosqueta

Benefícios do óleo de rosa mosqueta na gravidez

A ação cicatrizante do óleo de rosa mosqueta tem sido continuamente descrita, mas este óleo parece ter também uma importante ação hidratante e ser indicado em todas as situações que exigem maior distensão da pele, como é o caso da gravidez.

a) Melhora a firmeza e elasticidade da pele e estimula a regeneração dos tecidos;

b) Previne e reduz as estrias durante a gravidez;

c) Potencia a elasticidade da pele;

d) Aumenta a reparação dos tecidos;

e) Ajuda a recuperar a firmeza após o parto.

É importante que quer o óleo de rosa mosqueta, quer outros produtos úteis para a melhoria da flexibilidade da pele, sejam bem aplicados. Devem ser aplicados com uma massagem de modo a aumentar a microcirculação local, de forma a diminuírem a probabilidade de se formarem novas estrias.

Pode ser utilizado em cremes, emulsões e loções, ou utilizado puro, aplicando-se poucas gotas sobre a região tratada, com massagem circular até à sua total absorção.

Como conclusão

O óleo de mosqueta rosa pode ser muito útil para diminuir o tamanho das estrias e “disfarçar” o seu aspeto, mas é importante que, associado à sua utilização, as mulheres tenham outros cuidados.

A prática de atividade física regular, a ingestão de líquidos, a hidratação diária da pele, a alimentação saudável, bem como evitar fumar e variar bruscamente de peso são hábitos preventivos muito importantes.

Existem produtos de grande qualidade que podem ser muito úteis para as futuras mamãs, de diferentes linhas, com diferentes texturas, aromas e que se adaptam de diferentes formas a cada pele. Aconselhe-se junto da equipa clínica que acompanha a gravidez e na sua farmácia e certamente encontrará a opção ideal para si!

Veja também: