Catarina Reis
Catarina Reis
09 Mar, 2021 - 11:36

A importância de praticar onboarding digital em 2021

Catarina Reis

Neste artigo vamos perceber mais sobre o conceito e a importância crescente do onboarding digital, especialmente em época de pandemia.

colaborador em processo de onboarding digital em reunião online

Entende-se como onboarding o processo de integração de um novo trabalhador na empresa. Ora, considera-se onboarding digital quando este é realizado à distância, através, exclusivamente, dos meios digitais.

O onboarding é uma espécie de comissão formal de boas vindas, em que as pessoas que já trabalham na empresa acolhem o novo elemento da melhor maneira possível. Pretende-se, assim, que seja atingido o objetivo de este se sentir integrado o melhor e mais rápido possível.

Para esta nova relação correr pelo melhor, é fundamental que o trabalhador se sinta confortável no novo ambiente de trabalho, que se identifique com os valores da empresa, e com todas as pessoas com quem irá partilhar o seu dia a dia, inclusivamente com a sua equipa de trabalho. Daí a importância deste conceito.

Numa altura de pandemia, em que o mundo do trabalho não para e as empresas continuam a contratar, o onboarding digital tem especial importância. No entanto, acarreta, igualmente, outros desafios,, diferentes dos do processo tradicional.

Tudo sobre o onboarding digital

O processo pode começar logo no recrutamento online

O onboarding digital, na verdade, surge já muitas vezes em sequência do recrutamento remoto, uma tendência igualmente em crescimento, que tomou maiores proporções devido à pandemia.

Devido ao facto de se verem obrigadas a recorrer ao teletrabalho, muitas empresas já aderiram ao recrutamento de novos trabalhadores remotamente. Prevê-se que isto represente um enorme salto, nomeadamente para muitas empresas que em condições normais iriam ser sempre muito resistente à mudança de mentalidades e de meios.

Na verdade o recrutamento online traz inúmeras vantagens, não só para o trabalhador mas sobretudo para a empresa, pois permite poupar tempo e recursos, e em nada belisca a possibilidade de se recrutar os melhores profissionais.

O maior desafio, naturalmente, é que a interação humana não fique afetada por este processo em que o candidato e o empregador não se encontram no mesmo espaço físico. Passada a fase do recrutamento, o trabalhador, sendo selecionado, terá que se integrado na equipa.

Para além disso, este é um processo que torna possível a quebra de barreiras territoriais. Se um empregador quer contratar o melhor profissional, deixa de estar restringido a que este viva ou tenha que se mudar de cidade, de país, ou mesmo de continente.

Onboarding digital é um processo contínuo

Este processo de boas vindas ao novo trabalhador, para resultar em pleno, não se deve esgotar nos primeiros dias de trabalho.

Ao longo de um período de tempo indeterminado, a empresa deverá incutir no trabalhador os seus valores e os seus objetivos. Só assim será possível e fazer com que possa apreender naturalmente o modus operandi das suas funções, os procedimentos mais certos a tomar, etc.

A própria organização e estrutura da empresa, que por vezes poderá ser algo complexa, deverá ser apreendida pelo trabalhador, e isso pode levar algum tempo.

Como é realizado o onboarding digital

O onboarding digital poderá ser executado recorrendo a plataformas digitais, as quais poderão estar otimizadas para que o trabalho seja operado através delas. É fundamental também recorrer a plataformas que permitam executar videoconferências.

Será através dessas plataformas que o empregador irá comunicar com o novo trabalhador. Torna-se possível, assim, dar-lhe as boas vindas, fornecer acesso aos dados da empresa, e organizar o trabalho que há para fazer. 

Uma das ferramentas orientadas para a implementação do onboarding digital é o Talentia Recruiting & Onboarding.

Esta ferramenta permite centralizar todo o processo, permitindo identificar as necessidades de recrutamento e planificar todas as etapas do processo de seleção.

O que deverão ter em conta empresas e trabalhadores

Ao usar qualquer processo de onboarding digital, as empresas deverão ter em conta que o objetivo do uso destas plataformas é, acima de tudo, construir lealdade e melhorar o desempenho do talento da empresa.

Por seu lado, só pelo facto de sentirem que as empresas estão a adaptar-se aos tempos e demonstrarem abertura e flexibilidade. Desta forma, os trabalhadores ganham também, desde logo, uma confiança acrescida.

O trabalhador deverá ter em conta que a sua cooperação neste processo só o irá beneficiar. Assim, obterá maior comodidade, maior segurança na saúde relativamente à pandemia e liberdade para executar o seu trabalho à distância.

Este processo também se reflete na organização do trabalho

Providenciar uma organização de trabalho eficiente também faz parte de um processo de onboarding digital. Não haverá nada pior do que um trabalhador recém-chegado a uma empresa não saber para que lado se há-de virar, e ter que perguntar tudo a toda a hora.

Num escritório, o onboarding físico consistiria em colocar a par o trabalhador sobre os sítios onde se encontra o material se que necessita para trabalhar e providenciar acesso aos vários departamentos.

Ora, no onboarding digital pretende-se exatamente a mesma coisa. A diferença reside no facto de todos esses acessos estarem disponíveis em modo digital.

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