Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ekonomista
Ekonomista
15 Jul, 2020 - 15:59

Pagamento das pensões de reforma vai passar a ser imediato

Ekonomista

Executivo apresentou hoje as 158 medidas do Simplex 20-21, entre elas o recebimento automático da pensão de reforma.

Senhora a navegar no site da Segurança Social

O pagamento das pensões de reforma vai passar a ser feito automaticamente a partir do momento em que o trabalhador pedir a sua aposentação no site da Segurança Social direta.

Esta é uma das 158 medidas que fazem parte do Simplex 20-21, apresentado esta quarta-feira de manhã pela ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.

A dirigente explicou que esta nova medida visa eliminar o hiato entre o momento em que o trabalhador pede a reforma, por atingir a idade devida, e o momento em que começa a receber a sua pensão.

Deste modo, e assim que a medida entrar em vigor, em 2021, os trabalhadores com carreira contributiva na Segurança Social que derem entrada do pedido de aposentação no site da da Segurança Social direta passam a receber a pensão de reforma automaticamente e no próprio mês em que for devida.

Já para os trabalhadores com carreiras mistas, que descontaram para a Segurança Social, mas também trabalharam no estrangeiro, será definida a priori uma pensão provisória e, depois, quando os cálculos de valor real da pensão forem feitos, o pagamento será acertado.

Veja também