Cátia Aguilar
Cátia Aguilar
02 Jul, 2018 - 12:02

Estes são os 10 países com impostos mais baixos

Cátia Aguilar

Saiba quais são os 10 países com impostos mais baixos em todo o mundo. Tome nota, que pode dar jeito!

Estes são os 10 países com impostos mais baixos
O artigo continua após o anúncio

Se está a pensar em emigrar, temos um conselho para si: se um dia tomar essa decisão, não ignore os países com impostos mais baixos!

As obrigações fiscais são males necessários. Este verbas contribuem para que tenhamos acesso a alguns serviços públicos, desde a educação à saúde. Mas a verdade é que há países onde a carga fiscal é muito elevada, quer para empresas quer para privados.

Por outro lado, há países onde os impostos são mais baixos. Por isso, se este é um dos motivos pelos quais às vezes pensa em sair de Portugal, não vá para um país onde tenha tantos ou mais encargos fiscais do que aqui. É por isso que lhe vamos apresentar uma lista de países onde a situação é completamente oposta.

10 países com impostos mais baixos

países com impostos mais baixos

Apresentamos a lista mais atualizada do Business Insider:

1. Burnei

Com 500 mil habitantes, é dos países mais pequenos avaliados pelo Fórum Económico Mundial. Por outro lado, é um país muito competitivo.

2. Qatar

O Médio Oriente tem uma série de países onde, ainda que existam muitas regras e restrições, especialmente para os locais mas não só, se ganha bem. O Qatar é um desses países. E é também um dos países com impostos mais baixos. A justificação reside no facto de este ser um país rico em gás e petróleo, que exporta.

3. Macedónia

Apesar de estar no top dos países com impostos mais baixos, está mal colocado em indicadores importantes como a estabilidade política e o acesso das empresas a créditos.

4. Kuwait

O Fundo Monetário Internacional, o famoso FMI, já chegou a sugerir ao Kuwait que começasse a tributar sobre o lucro das empresas para evitar o défice fiscal, mas o país rejeitou a sugestão. É mais um país do Médio Oriente que vive dos lucros da venda do petróleo.

O artigo continua após o anúncio

5. Bahrein

Para além do petróleo, o Bahrein sustenta-se através da produção de hidrocarbonetos, o que permite que os impostos sejam baixos.

6. Lesoto

Para contrastar com os restantes, aparece nesta lista o Lesoto, que é um dos países mais pobres do mundo. Ainda assim, consegue ser também um dos países com impostos mais baixos e, entre os africanos, o que lidera este indicador.

7. Arábia Saudita

À semelhança de outros países presentes nesta lista, a Arábia Saudita também é rica em combustíveis fósseis. Porém, a queda dos preços do petróleo ameaça a neutralidade fiscal.

8. Emirados Árabes Unidos

Apesar de xistir uma taxa sobre bebidas alcoólicas, os Emirados Árabes Unidos são dos países com impostos mais baixos. Repete-se a história do petróleo.

9. Geórgia

Depois da queda da União Soviética, a Geórgia adotou uma política de impostos reduzidos, tendo diminuído tanto a quantidade de tributações como o valor dos que ainda são pagos.

10. Singapura

Para além de impostos baixos, Singapura é dos países mais competitivos no ranking do Fórum Económico Mundial. É uma das poucas cidades-estado do mundo e, pela sua posição privilegiada, transformou-se num importante núcleo financeiro, devido ao seu intercâmbio comercial.

Veja também: