Catarina Reis
Catarina Reis
18 Nov, 2022 - 11:05

Pedagogia: um conceito essencial na educação das crianças

Catarina Reis

Damos-lhe a conhecer um pouco mais sobre pedagogia: fundamentos, conceito e teorias.

pedagogia

A pedagogia é essencial em qualquer modelo de ensino. Dessa forma, conhecer o seu conceito, os seus fundamentos e um pouco mais sobre sua prática torna-se fundamental na sociedade atual.

Hoje em dia, fala-se muito em atitudes que são ou não são pedagógicas, mas conhecemos, efetivamente, o que é a pedagogia?

O que é pedagogia?

A pedagogia é um termo abrangente para definir a influência por parte de quem tem a missão de ensinar ou educar outras pessoas sobre aquilo que estas aprendem. Profissionalmente podemos estar a falar do resultado de uma relação entre professor e aluno, ou de um educador e uma criança.

A pedagogia abarca um conjunto de técnicas e estratégias de educação que permitem que a aprendizagem ocorra, sob a forma de aquisição de conhecimentos, competências, atitudes e disposições dentro de um determinado contexto social e material.

É considerada atualmente uma ciência psicossocial, tendo a educação como objeto de estudo.

Desta forma, sofre influência de várias ciências, tais como a sociologia, a psicologia, a filosofia, a antropologia, a medicina, a história, entre outras.

importância da pedagogia

O papel da pedagogia na interação adulto/ criança

Certas práticas pedagógicas podem estimular melhor o desenvolvimento das crianças. Hoje sabe-se que a qualidade das interações entre adulto e criança desempenha um papel muito importante no estímulo à aprendizagem precoce. Por exemplo, a aprendizagem baseada em jogos é considerada um método altamente eficaz para melhorar o desenvolvimento das crianças. 

Muitas das aprendizagens das crianças aconteçam de forma espontânea, nos diversos ambientes sociais em que vivem, num contexto de educação de infância existe uma intencionalidade educativa, que se concretiza através da disponibilização de um ambiente culturalmente rico e estimulante. Assim como do desenvolvimento de um processo pedagógico coerente e consistente, em que as diferentes experiências e oportunidades de aprendizagem têm sentido e ligação entre si. 

Vantagens da pedagogia nas crianças

Bem estar e confiança

A pedagogia contribui decisivamente para o bem-estar da criança, especialmente quando se sente acolhida e respeitada no âmbito de relações afetivas estáveis. Como resultado, a criança vai sentir vontade de interagir com os outros e com o mundo.

Estimula o desenvolvimento das crianças

Desenvolvimento – as crianças mudam em termos de aprendizagem e desenvolvimento ao longo do tempo, quanto melhores forem as interações com os adultos.

Comportamento

A pedagogia ajuda a criança a moldar o seu comportamento.

Cultura

A vida familiar e a cultura trazem uma grande influência para a criança na sua capacidade de aprendizagem e nos relacionamentos.

Sentido crítico

A pedagogia leva a criança a aprender a questionar suposições relacionadas com o poder, a igualdade e a lidar de forma equilibrada com questões de expectativa profissional.

Principais teorias da pedagogia aplicada a crianças e os seus traços gerais

Froebel

  • A infância é mais do que apenas a preparação para a vida adulta.
  • A aprendizagem está interligada e, portanto, cada área tem influência noutras.
  • A brincadeira iniciada pela criança é muito importante, pois significa que a criança está motivada e envolvida.
  • Deve-se começar com o que as crianças podem fazer, e não com o que não podem.

Montessori

  • Criar um ambiente seguro, organizado e estimulante que incentive a aprendizagem participativa.
  • A pedagogia deverá ocorrer em cinco áreas: vida prática, sensorial, matemática, linguagem e cultura.
  • Os adultos desempenham um papel crucial em fornecer os materiais certos para as crianças explorarem no ponto certo de seu desenvolvimento. Cada recurso tem um lugar específico e uma função a cumprir.

Steiner/Waldorf

  • O ambiente é central e não deve super estimular as crianças. Deve ser familiar para eles.
  • A rotina e a repetição são importantes, pois ajudam as crianças a encontrar o seu lugar no mundo. Também ajuda a sustentar bons hábitos e dar perspetiva para o dia. 

Reggio Emilia

  • A pedagogia leva a cada criança a ser mais forte, capaz e resiliente e pronta para explorar.
  • As crianças são naturalmente comunicadoras, e é importante que entendamos as muitas maneiras diferentes de se expressarem.

Escolas de floresta

  • A pedagogia ocorre no exterior, numa floresta ou ambiente natural, nos quais se deverão sentir confiantes ​​para explorar e descobrir, não evitando brincadeiras mais arriscadas, que possam implicar sujar-se.
  • Ensinar as crianças a envolverem-se com o risco e a compreender os seus limites é importante, mas sem interferir demasiado – ser muito auto protetor pode não ajudar. 

Bandura

  • Tem como base a Teoria da Aprendizagem Social, na qual tudo está relacionado com comportamento. Foca-se na importância dos adultos como modelos – as crianças observam o seu comportamento, em mais tarde copiam, de forma inconsciente.
  • Os adultos não devem inibir-se de discutir e resolver ideias entre si em frente às crianças. Dessa forma estão a criar na criança uma boa base de comportamento colaborativo e cooperativo.
Veja também