Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ekonomista/Lusa
Ekonomista/Lusa
25 Set, 2019 - 17:16

Maioria das pensões vai aumentar acima da inflação em 2020

Ekonomista/Lusa

A garantia foi dada por António Costa. Pelo terceiro ano consecutivo, os pensionistas vão ter direito a uma atualização das suas pensões acima da taxa de inflação.

Casal a fazer contas ao aumento de pensões em 2020

O secretário-geral do PS afirmou esta quarta-feira, dia 25 de setembro, que, pela primeira vez na história da democracia portuguesa, pelo terceiro ano consecutivo, os pensionistas vão ter direito em 2020 a uma atualização das suas pensões acima da taxa de inflação.

António Costa deixou esta garantia aos pensionistas no discurso de encerramento do primeiro comício do PS desta campanha eleitoral, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, após referências às ideias de Portugal ter “rompido com a austeridade” e “recuperado a sua credibilidade internacional” nos últimos quatro anos.

“Os portugueses deixaram de recear cortes de salários ou de pensões e deixaram de recear enormes aumentos de impostos. Foram estas condições que nos permitiram cumprir os objetivos de assegurar mais crescimento, mais e melhor emprego e redução para metade da taxa de desemprego”, começou por apontar o líder socialista.

Neste contexto, António Costa referiu-se então aos mais recentes indicadores do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre a evolução da economia portuguesa e defendeu que, ao contrário da tese da oposição, “esses números têm mesmo a ver com a vida das pessoas”.

“Quando o INE anunciou na segunda-feira o crescimento da economia portuguesa neste primeiro semestre, ficou-se a saber que, aconteça o que aconteça neste segundo semestre, Portugal crescerá este ano acima dos 2%, o que significa que, pela primeira vez na história da democracia portuguesa, pelo terceiro ano consecutivo, os pensionistas vão ter direito a uma atualização das pensões acima da taxa de inflação”, declarou.

Veja também