Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
10 Nov, 2021 - 10:46

Plantas no inverno: 5 cuidados para o tempo frio

Catarina Milheiro

Diferentes estações do ano requerem diferentes cuidados com as plantas da casa. Saiba quais os cuidados a ter com as plantas no inverno.

plantas-no-inverno

Tal como as pessoas, as plantas também sentem as mudanças climáticas. Com a chegada dos dias frios e chuvosos, existem alguns cuidados específicos a ter com as plantas no inverno.

Para que o seu jardim exterior ou interior consiga manter-se saudável, é essencial que mantenha a atenção redobrada sobre todas as suas plantas. Isto porque, no inverno as rajadas de ventos fortes, a chuva intensa e claro, a falta de sol pode prejudicar a vida de cada planta.

No fundo, é nesta época do ano que as plantas se tornam mais sensíveis e requerem mais atenção e cuidados especiais. Fique connosco e saiba tudo sobre o tema.

De que forma o frio danifica as plantas no inverno

Se tem plantas em casa, seja no interior ou no exterior, é importante que saiba de que forma o frio as pode danificar. A verdade é que as baixas temperaturas podem influenciar o crescimento, desenvolvimento e reprodução das plantas no inverno.

Em climas mais frios onde ocorrem geadas, por exemplo, a película fina de gelo que se forma com a queda da temperatura, acaba por cobrir as plantas e fazer com que a radiação solar tenha os seus efeitos amplificados, queimando a sua superfície.

Para além disto, o vento também faz com que a temperatura sentida pela planta seja mais baixa ainda do que a temperatura ambiente, podendo mesmo fazer com que a planta quebre e sofra outras lesões.

Provavelmente deve estar a questionar-se sobre qual é, afinal, a quantidade de frio que uma planta tolera, não é assim? A resposta é simples: depende da sua espécie.

Normalmente, as plantas mediterrâneas toleram temperaturas entre os 10ºC e 12ºC. Já as plantas tropicais rondam os 20ºC e 22ºC, por exemplo. No fundo, tudo depende das plantas que tem em casa ou no jardim. O essencial é saber quais os cuidados a ter com as plantas no inverno para as manter saudáveis e vigorosas durante este período.

Como cuidar das plantas no inverno: 5 dicas

Se a sua casa está repleta de plantas, a varanda cheia de vasos ou o jardim todo muito bem arranjado e quer assegurar-se de que as suas plantas continuam saudáveis todo o ano, então deve ficar atento aos cuidados a ter.

Apesar de sabermos que, normalmente, para os jardins exteriores são escolhidas plantas que facilmente se adaptam às diferentes estações, a verdade é que muitas vezes, quando adquirimos plantas de interior não pensamos sequer neste aspeto.

Atente nos cuidados a ter, principalmente com as plantas de interior.

Mulher jovem cuida de planta de interior
1.

Regue as plantas menos vezes

Um dos primeiros cuidados a ter com as plantas no inverno é precisamente a questão da rega. Devido às temperaturas mais baixas e do sol estar geralmente mais fraco, a água demora muito mais tempo a evaporar e, com isso, a planta ficará molhada por mais tempo.

Desta forma, não é necessário regar os vasos tantas vezes como no verão – caso contrário, saiba que as raízes das plantas poderão apodrecer. Para que consiga ter uma noção, uma planta é regada em média cerca de 3 vezes por semana no verão e uma só vez no inverno.

Além de acabar por molhar a planta menos vezes, é crucial que esteja também atento ao horário em que opta por fazê-lo: recomendamos que regue as suas plantas durante a manhã para que a água tenha o dia inteiro para ser evaporada e ser absorvida pelas raízes (evitando o aparecimento de fungos ou pragas).

No caso de ter dúvidas se o substrato está ou não hidratado, pode sempre colocar a ponta do seu dedo na terra para sentir se a planta precisa ou não de mais água.

2.

Não faça podas bruscas ou mudanças radicais

Durante os dias de inverno procure manter as suas plantas apenas limpas e bem cuidadas. Optar por fazer podas mais bruscas ou mudanças radicais pode prejudicar bastante o crescimento e desenvolvimento da planta.

Cuidar das plantas no inverno passa também por compreender que elas têm dificuldade para crescerem no frio. Ou seja, grandes podas podem dificultar ainda mais este processo.

É normal que algumas folhas ou galhos se soltem e caiam – sempre que possível deve limpar e retirá-los da terra do vaso, tendo em consideração que ao tapar a terra com folhas e lixo acumulado, a luz solar tem dificuldade em entrar. O que pode enfraquecer a planta e causar o aparecimento de fungos.

3.

Certifique-se que as plantas têm uma fonte de luz e calor

No inverno, sempre que houver dias com um pouco de sol deixe as plantas perto das janelas. Para além do sol que vão apanhar diretamente, é importante também que se mantenham num local onde a circulação do ar é propícia.

Assim, a planta conseguirá fazer trocas gasosas com o ambiente, respirar e fazer a sua fotossíntese para garantir a absorção de água e nutrientes.

No caso de ter um jardim exterior, poderá optar por colocar uma rede ou uma manta térmica em caso de geadas ou ventos muito fortes para manter o calor.

4.

Adube com menos frequência

Sabia que o metabolismo das plantas fica mais lento no inverno e é necessário controlar a quantidade de adubo utilizada? Pois é, este processo dá-se porque elas repousam durante a época mais fria do ano para reaparecerem floridas na primavera.

De uma forma geral, o adubo estimula a brotação da planta – o que traz um desgaste maior que se torna desnecessário para as plantas que precisam de poupar energia nos dias frios.

Por isso, reduza a quantidade de vezes que aduba as suas plantas durante o inverno. Lembre-se que o ritmo não deverá ser o mesmo nos dias quentes.

Dica: experimente adubar 1 ou 2 meses antes do início do inverno e um mês antes do início da primavera, para conseguir ir acordando o metabolismo e voltar à frequência habitual com o começo da nova estação.

5.

Opte por plantas resistentes ao frio

As plantas de inverno têm características próprias para a estação mais fria do ano e, por isso mesmo, estão mais protegidas para tal. No fundo, elas criam uma espécie de bolsa de ar no seu exterior para conseguirem suportar as temperaturas mais baixas e a formação de gelo.

De entre alguns exemplos de plantas para cultivo nos jardins durante o inverno, há também algumas que podem ser colocadas dentro de casa como é o caso do amor-perfeito, boca-de-leão ou camélia, por exemplo.

Outras flores que pode optar por plantar no inverno são a dália, petúnia, gerbera ou a margarida africana. Todas estas plantas exigem alguma luminosidade. No entanto, não precisam de sol direto.

Veja também