Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
01 Out, 2020 - 10:51

Polir e envernizar piso em madeira: cuidados a ter

Mónica Carvalho

Atente a todas as dicas especiais para saber como polir e envernizar piso em madeira. Garanta um pavimento bonito durante mais tempo.

Polir e envernizar piso em madeira

Quem não gosta de entrar em casa, olhar para o chão e ver que está tudo limpo e a brilhar? Saiba que isso é possível e é mais fácil do que imagina! Para saber como polir e envernizar piso em madeira em poucos passos atente às dicas, mas também às vantagens em usar este tipo de pavimento.

Ainda que seja um processo relativamente simples, para melhores resultados, opte por ajuda profissional e reserve cerca de quatro dias para todo o processo (claro que tal depende do tamanho da divisão ou divisões em causa).

Vantagens do piso em madeira

aspirar chão de madeira

Poderá estar a pensar que há outros materiais que exigem menos manutenção do que os pisos em madeira. Todavia, isso é porque provavelmente ainda não conhece todos os benefícios deste material que irão ajudá-lo a viver mais e melhor a sua casa.

Afinal, o piso de madeira é bastante conhecido por deixar os ambientes mais aconchegantes e confortáveis. E isto acontece porque este material tem um excelente desempenho térmico, sem deixar as divisões muito quentes ou muito frias.

De igual modo, as propriedades acústicas são consideráveis, na medida em que os sons não rebatem tanto na superfície, ajudando a tirar o efeito de eco dos ambientes. Esta característica é o que faz com que o pavimento em madeira seja o material eleito em muitos projetos comerciais, nomeadamente auditórios e teatros.

O conforto prende-se também com a questão do toque: se é daquelas pessoas que gosta de andar descalço, então, saiba que fazê-lo num piso de madeira é um autêntico prazer, independentemente da época do ano. E é também higiénico, uma vez que não acumula ácaros nem outros elementos potencialmente alérgicos.

A componente estética deste material é também inegável: os nós e padrões irregulares resultam numa harmonia especial, o que torna cada chão num pavimento único. Como é um produto natural, cada peça tem cores, tonalidades e veios únicos, logo variações não faltarão. Por isso, o que verá nos catálogos das lojas ou até nas imagens de inspiração do Pinterest poderá não ser exatamente aquilo que terá em casa, mas isso não é algo negativo, muito pelo contrário.

Por último, há que destacar, de facto, a grande durabilidade do piso em madeira. É certo que nada dura para sempre, mas com a correta manutenção, como polir e envernizar piso em madeira, terá mesmo um pavimento para a vida toda. Mas atenção: esta durabilidade paga-se, pois, a madeira é realmente um material dispendioso no momento da aquisição. Se fizer as contas, verá como compensa mesmo.

Cuidados a ter com o piso em madeira

Falamos na questão da manutenção que é extremamente importante nos pisos em madeira e começamos precisamente por aí no que aos cuidados diz respeito. Idealmente, deve fazê-lo, no máximo, a cada 10 anos.

Já no dia a dia, deve limpar com produtos próprios para madeira, para preservar a beleza do material o máximo de tempo possível.

Polir e envernizar piso em madeira: 4 passos

Antes de começar a tarefa propriamente dita, é importante salientar que polir e envernizar piso em madeira levanta muito pó e lasquinhas de madeira, pelo que o ideal será desocupar a casa durante esses dias. Aproveite a hospitalidade de família ou amigos, ou faça disso uma desculpa para aqueles dias de descanso num hotel que há tanto planeia.

A adicionar ao tempo da raspagem deve de ter em conta também o tempo de secagem do verniz – evite mesmo que pisem o chão com o verniz ainda fresco, caso contrário o processo de como polir e envernizar piso em madeira pode ficar comprometido.

Idealmente, este trabalho deve ser realizado por um profissional, para garantir que tudo corre como planeado e que a tão necessária manutenção para a correta preservação do pavimento seja devidamente cumprida e possa, então, tirar o máximo proveito do piso em madeira durante muito tempo.

Além disso, para polir e envernizar um piso em madeira vai precisar de bastante material, muito dele bastante específico e que a maior das pessoas, de facto, não possui. Falamos de máquina para polir o piso, polidora para as esquinas, raspador de pintura, lixas, conjunto de goivas, verniz de poliuretano, espátula plástica, pincéis de verniz, aspirador, máscara, luvas e óculos protetores.

tratar chão de madeira
1

Preparar o espaço

Antes de começar a polir e envernizar piso em madeira é preciso preparar todo o terreno e isso passar por retirar todos os móveis, acessórios e itens de decoração do espaço, porque vai de facto haver bastante sujidade.

E tome atenção a todas as ranhuras, por que o pó resultante do polimento do chão em madeira é bem teimoso e aborrecido, e entranha-se em todo o lado. Como tal, se possível, aplique adesivo nas janelas e portas e outras ranhuras presentes na divisão da casa em questão.

2

Começar a polir

Depois de preparada, e preferencialmente desimpedida, toda a área, pode, então, começar a polir. Arranje uma bancada de trabalho para ter todas as ferramentas e acessórios organizados e à vista e comece a trabalhar com a máquina para polir o piso.

Comece pela lixa grão 80; depois use a de grão 100 e, finalmente, uma lixa de grão 150. Em todas as utilizações faça uma passagem por toda a área e não se esqueça das esquinas e cantos, daí a importância de uma polidora para esquinas e cantos, para que o trabalho fique mais perfeito.

3

Limpar tudo ao pormenor

Depois de polir e envernizar piso em madeira com os equipamentos adequados, deve proceder à limpeza e não é uma limpeza qualquer: deve ser bastante cuidada e profunda, retirando todos os vestígios de pó, caso contrário, o passo seguinte poderá ficar altamente comprometido.

Idealmente, deve até deixar passar algumas horas depois desta primeira limpeza inicial e, em seguida, aspirar e limpar tudo novamente.

4

Aplicar o verniz

Finalmente, segue-se a última etapa: envernizar o piso em madeira. Comece, então, por aplicar uma primeira mão de verniz, uniformemente, aplicando com rolo ou com trincha. Deixar secar durante 24 horas.

Após esse período, voltar a lixar o piso, agora com uma lixa de grão 400. Segue-se nova fase em que tem de aspirar tudo muito bem. Garantindo que não sobram pós, dilua o verniz em 10% de aguarrás mineral e aplique mais uma camada.

Volte a deixar secar um dia completo e remova quaisquer excessos com a lixa de grão 400. Esta fase não é para fazer em todo o piso, apenas onde notar que há imperfeições e saliências a eliminar.

Depois de aspirado, deve esperar três dias até colocar novamente os móveis no espaço e de permitir a normal circulação de pessoas.

Manutenção do piso em madeira

Como referimos, além deste cuidadoso e necessário processo, é importante que no dia a dia cuide o melhor possível do chão em madeira. Como tal, revelamos alguns produtos que encontra facilmente à venda num supermercado que irão ser uma grande ajuda.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].