Helena Peixoto
Helena Peixoto
09 Dez, 2019 - 12:11
presépios de Natal

10 ideias para presépios de Natal originais e criativas

Helena Peixoto

Os presépios de Natal são dos elementos mais mágicos desta quadra natalícia. E se não gosta das versões mais comuns, inspire-se nestas ideias originais!

O artigo continua após o anúncio

No que aos presépios de Natal diz respeito, existe de tudo! Peças em loiça, em vidro, em papel, em bronze, bidimensionais, tridimensionais, apenas com os elementos principais (Jesus, Maria e José) ou com toda a cena natalícia, desde os Reis Magos ao Pastor e ao animais do estábulo.

E depois também tem a opção de os comprar já prontos a expor ou, então, pode querer aventurar-se e fazer o seu próprio presépio. Pode também querer aliar o princípio da sustentabilidade e ecologia (tão necessário hoje em dia) e reciclar materiais! A decisão é sua.

Para o ajudar neste momento de inspiração, deixamos-lhe aqui duas mãos cheias de ideias para presépios de Natal diferentes, muito originais. Escolha o seu.

10 SUGESTÕES DE PRESÉPIOS DE NATAL: QUAL O SEU FAVORITO?

Dependendo do seu orçamento ou mesmo daquilo que pretende ter em casa para decoração de Natal, os presépios podem ser comprados prontos ou pode mesmo fazê-los. Fazer presépios de Natal é, aliás, uma excelente atividade para fazer em família numa daquelas tardes frias e chuvosas de domingo.

É só decidir que tipo de presépios prefere, quantos quer e onde os vai colocar. Pode ter um presépio de Natal principal e, depois, vários mais pequenos espalhados pela casa como decoração de Natal.

Rolhas de cortiça

Já pensou que é possível utilizar rolhas de cortiça para construir um presépio de Natal? Há várias formas de utilizar este material para o conseguir!

Faça uma pesquisa rápida na internet por tutoriais de presépios de Natal de cortiça e vai surpreender-se não só com a quantidade de possibilidades como com a facilidade com que os consegue construir.

Pauzinhos de gelado e cartolina

Com pauzinhos de gelado e cartolina consegue fazer uns presépios gírissimos para pendurar. Além disso, podem ainda reciclar papel, cartolina e, claro, dar asas à imaginação para fazer trabalhos bem diferentes e originais.

Esta é também uma excelente solução para integrar os mais pequenos numa atividade natalícia.

Tecido

Se tem jeito para a costura, fazer presépios de natal em tecido pode ser uma ideia. Só precisa de tecidos de diferentes cores, linha, cola de tecido e uns toques de brilhantes se quiser dar um extra de magia.

Seja para colocar à porta ou para pendurar dentro de casa, eis mais uma ideia a considerar.

O artigo continua após o anúncio

Cápsulas de café

Esta ideia de presépio de Natal não só é original como vai ajudá-lo a reaproveitar material. Utilize cápsulas de café usadas para construir o corpo das figuras do presépio, com a ajuda de um pouco de papel de alumínio construa as suas cabeças e, como efeito final, aplique uma estrela por trás do cenário. Super original!

Pinhas e casacas de ovo

Sim, leu bem: é possível fazer lindos presépios de Natal recorrendo a pinhas e cascas de ovo! Como? Escolha três pinhas de diferentes tamanhos, uma para o corpo de cada figura principal desta cena. Depois de esvaziar os ovos e sem os partir, utilize-os para fazer as cabeças. Pinte as caras, aplique uns tecidos para fazer de roupa e está pronto!

Seixos

A imaginação é mesmo o limite… Com um pouco de paciência e encontrando os tamanhos indicados, é possível construir um presépio de Natal de raiz utilizando apenas diferentes tamanhos de pedras da praia!

Caixas de fósforos

Só precisa de três caixas de fósforos, duas de tamanho normal e uma das pequeninas, um pouco de cartolina, canetas de cor e alguma imaginação!

Depois de ter colado o recorte das figuras de cartolina nas caixas de fósforos, pinte à sua vontade e veja a magia acontecer.

Rolos papel higiénico

Bem sabemos a versatilidade dos rolos de papel higiénico (aquela parte de cartão que sobra depois de acabar o papel). E uma das utilizações possíveis é também a construção de presépios de papel! Além dos rolos, só precisa de algum material para pintar, forrar e dar forma às cabeças das figuras.

Comprar as figuras

Se comprou as figuras para o presépio mas não sabe onde e como colocá-las, espreite esta ideia. Use caixas em madeira sobrepostas, frascos de vidro ou, simplesmente, coloque as peças num local de destaque sempre com um toque de bom gosto.

Comprar o presépio

Finalmente, para quem não tem tempo ou disponibilidade para se aventurar nas bricolages mas mesmo assim quer fugir à monotonia do habitual presépio, aqui fica uma sugestão: este presépio de madeira com apenas as silhuetas das figuras e feito em material sustentável, por apenas 6€.

Inspirado? Boas bricolages e Feliz Natal com presépios bem originais!

O artigo continua após o anúncio
Veja também