Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Sofia Martins
Sofia Martins
23 Nov, 2020 - 09:38

Poupar na decoração de Natal: sugestões a não perder

Sofia Martins

Quer decorar a casa para o Natal, mas ainda tem poucos acessórios decorativos e o orçamento é baixo? Saiba como poupar na decoração de Natal.

decoração de natal simples na cozinha e mesa

Quer saber como poupar na decoração de Natal? Então, está no sítio certo. Seja porque gosta de decorar a casa de forma diferente todos os anos ou simplesmente porque acabou de se mudar e ainda não comprou nada para decorar a casa, temos soluções para si.

A quadra natalícia pede luzes, presépio, bolas, anjinhos, Pais Natais, estrelas, grinaldas e velas! Faz tudo parte do espírito da época e, não adianta arranjar desculpas, pois de outra forma não tem graça

No dia a dia, o orçamento já é tão esticado que pode sobrar pouco para a decoração de Natal. Pois bem, basta alguma criatividade e dedicação. Se der um saltinho rápido ao Pinterest, vai encontrar centenas de sugestões incríveis a baixo custo para decorar a sua casa.

Sempre a pensar no seu orçamento para o Natal, reunimos 10 ideias para que saiba como poupar na decoração de Natal.

Como poupar na decoração de Natal: 10 ideias incríveis e baratas

Reutilize objetos que já tem

Objetos como velas, por exemplo, que até já usa na decoração da sua casa podem perfeitamente ser reutilizados para a decoração de Natal.

Se tem por casa velas de cor bege, branco, verde, vermelho ou mesmo castanhas, pode utilizá-las para decorar toda a casa durante a época natalícia. Pode sempre experimentar fazer as suas próprias velas.

pessoa a enfeitar bola de natal

Compras na loja de 1 Euro

As lojas de 1 euro têm artigos vários excelentes para poupar na decoração de Natal. Seja quando se aproxima a época, seja durante o ano, pode comprar diferentes artigos para decorar a sua casa nesta época.

Ao longo do ano, pode ir armazenando em casa, por exemplo, guardanapos, pratos de papel, mesmo velas e algumas peças decorativas que ache que facilmente se encaixam na decoração de Natal.

Lembre-se de comprar nas cores que normalmente usa ou que vai querer usar para a época natalícia.

Reutilize latas e frascos

O que faz às latas e frascos de feijão e salsichas? Nada? Lave-as, tire o papel, coloque uma vela dentro e já está! Pode também pintar as latas na cor da sua decoração de Natal.

Melhor: junte dez latas, faça pequenos furos em cada uma, de modo a formar as letras “feliz natal” e já tem uma decoração simples, barata mas que vai fazer sucesso.

Renove algumas peças com fita adesiva decorativa

Não deite fora as decorações de Natal de anos anteriores mesmo que algumas coleções fiquem incompletas. Com elas, pode construir uma grinalda ou aproveitar esses restos para encher jarras de vidro, juntar umas luzes e já tem uma árvore diferente!

Passe numa loja de 1 euro ou mesmo em lojas de artigos para artesanato e com pouco dinheiro poderá comprar rolos de fita adesiva decorativa.

Com eles, personalize e atualize algumas peças centrais na sua decoração: molduras, candelabros, taças, o que quiser. Use a sua imaginação.

Dê asas à criatividade das crianças

Faça com os seus filhos as decorações de Natal. Podem ser desenhos, anjos ou estrelas em cartolina, bolachinhas ou chocolates para colocar na árvore.

Online, em páginas como o Pinterest ou no YouTube, encontra centenas de sugestões e tutoriais.

Use elementos naturais

Seja folhas caídas de uma árvore com cores de outono, pequenos troncos que apanha aqui e ali, pedaços do azevinho que tem no jardim ou mesmo pinhas, trazer a natureza para dentro de casa é uma forma simples de decorar a sua casa para o Natal.

Pinte-os com spray dourado ou prateado. Coloque os troncos de árvore num vaso e faça uma árvore de natal diferente. O limite é mesmo a sua imaginação.

árvores de natal feitas de mini troncos

Faça uma grinalda para a porta com papel de seda ou papel crepe

Com algumas folhas de papel de seda ou de papel crepe, facilmente decora uma grinalda para a porta da sua casa. Compre uma em espuma, cubra-a com o papel de seda ou de crepe, cole algumas folhas e coloque um laço no final. Simples, barato e fácil!

Aposte numa árvore na parede

Pode ser com cartolina, com jornais, com post-it, com galhos de árvores, com luzes, com fotografias da família, com fio, fitas ou laços, com postais reciclados, tecido, rolos de papel, botões, rolhas, algodão… Enfim, seja criativo!

Lembramos que as luzes LED duram cerca de 200 mil horas e consomem 90% menos energia, aposte nestas para poupar na conta da eletricidade.

Compre menos de cada vez

Se é o primeiro Natal na nova casa, sabemos que é difícil controlar o entusiasmo, mas não compre já todas as decorações! Prefira comprar um bocadinho a cada ano ou, melhor ainda, aproveite os descontos que as lojas fazem, imediatamente a seguir ao Natal, para fazer um investimento maior.

Faça uma árvore de Natal ecológica

Use revistas velhas, folhetos ou jornais para fazer árvores de Natal de vários tamanhos e feitios para decorar a sua casa. No Youtube não faltam tutoriais para aprender.

Depois, pode deixá-las assim, pode pintar da cor que mais lhe agradar e acrescentar decorações como estrelas ou bolas.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].