ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Ana Graça
Ana Graça
03 Jul, 2018 - 13:08

Quando é que o meu bebé vai dizer as primeiras palavras?

Ana Graça

Todos os pais anseiam ouvir as primeiras palavras dos seus filhos. Afinal de contas, é um grande marco desenvolvimental. Mas quando surgem?

Quando é que o meu bebé vai dizer as primeiras palavras?

As primeiras palavras do bebé são uma importante fase de desenvolvimento e aprendizagem, dado que a partir da consolidação da linguagem oral o bebé deixa de recorrer ao choro e aos gestos para se fazer entender.

Mesmo antes de proferirem as primeiras palavras, os bebés são já capazes de compreender alguns elementos da linguagem, nomeadamente alterações de som, alterações de ritmo e diferentes entoações.

Quando surgem as primeiras palavras?

O bebé produz sons desde que nasce, sobretudo quando quer afeto, comida ou conforto. Entre os 3 e os 4 meses começa a ser capaz de emitir sons baixos e modulados, semelhantes aos de sílabas isoladas. As primeiras consoantes, geralmente, utilizadas pelos bebés são: “p”;“b”; “m”.

De forma geral, entre os 7 e os 9 meses, os bebés começam a ser capazes de soletrar palavras de duas sílabas, repetindo a sílaba inicial, como por exemplo “mamã”. Posteriormente, começa também a utilizar expressões do tipo “ai” e “ui”.

A partir dos 9 meses, o discurso vai-se tornando mais elaborado. O bebé começa a juntar sílabas e a pronunciá-las de forma mais clara e percetível. Por sua vez, entre os 10 e os 11 meses, o bebé começa a dizer as primeiras palavras de forma mais definida.

As primeiras palavras proferidas pelos bebés geralmente são coisas, pessoas ou animais que são próximas e importantes para o bebé. Provavelmente, será por volta desta altura que o seu bebé vai dizer “mãe” e “pai” pela primeira vez.

Por volta dos 12 meses, o bebé começa a ser capaz de relacionar as palavras com os respetivos significados e começa a nomear coisas. Muitos bebés têm, nesta fase, um vocabulário de 3 a 5 palavras.

Posteriormente, é por volta dos 18 meses que se dá um grande desenvolvimento das capacidades linguísticas dos bebés. Entre os 18 e os 24 meses, as crianças começam a juntar palavras para construir frases. Estas primeiras frases são versões abreviadas das frases dos adultos, normalmente construídas apenas com substantivos e verbos.

Nunca é de mais reforçar que cada criança é única e que estes prazos não são, nem devem ser, estanques. As crianças não atingem todas estas metas exatamente na mesma altura, podendo variar bastante de criança para criança.

Todavia, se por volta dos 2 anos ou 2 anos e meio a criança ainda não falar, os pais devem consultar o pediatra da criança, de forma a avaliar a presença de algum problema de audição ou até mesmo da fala.

primeiras palavras do bebe

Como estimular a linguagem do bebé?

A linguagem adquire-se através do prazer e da relação com outros, pelo que para aprender a comunicar as crianças necessitam ter um ambiente estimulante e rico em experiências. Ponha estas dicas em prática:

1) Tente que o bebé faça o contacto com o olhar enquanto conversam com ele. A expressão facial e os movimentos da boca e língua são essenciais;

2) Fale com o seu filho sempre que possível, de forma pausada, utilizando palavras simples e frases curtas;

3) Fale normalmente. Não infantilize o discurso;

4) Conte ao bebé o que se passa à sua volta como se de uma história se tratasse. Por exemplo, na hora de trocar a fralda vá narrando as suas ações;

5) Cante e leia para o seu bebé;

6) Estimule a convivência com outras crianças;

7) Chame pelo seu bebé, ajude-o a reconhecer o seu nome e o nome das pessoas que o rodeiam, através do uso frequente dos mesmos;

8) Utilize gestos para o ajudar a compreender o que está a dizer;

9) Enriqueça pouco a pouco o seu vocabulário, nomeando os objetos frequentemente. Por exemplo, pode nomear as peças de roupa à medida que as vai vestindo;

10) Reforce positivamente todas as verbalizações espontâneas e todas as produções de sons que o seu filho faz;

11) Faça jogos de imitação nos quais o seu filho tem que repetir um som ou uma palavra;

12) Espere pela resposta do seu filho. Não importa o tempo que tiver que esperar, pois algumas crianças necessitam de mais tempo para organizar a resposta. Não fale pelo seu filho.

Veja também: