Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Reis
Catarina Reis
12 Set, 2018 - 08:54

Como preparar o primeiro dia de aulas: manual para pais e professores

Catarina Reis

Temos dicas para pais e professores enfrentarem da melhor forma o primeiro dia de aulas. Sim, é possível deixar todo o stress para trás.

 

Como preparar o primeiro dia de aulas: manual para pais e professores

Ano (letivo) novo, vida nova. A primeira quinzena de Setembro é marcada pelo frenesim do regresso às aulas e, independentemente de os alunos começarem o ano letivo numa nova escola ou continuarem na mesma que frequentaram no ano anterior, a sensação é a mesma: há um novo mundo de oportunidades para explorar e, também, um sem número de receios que podem ser antecipados e preparados. Para começar com o pé direito, temos dicas para viver o primeiro dia de aulas da melhor forma.

Como preparar o primeiro dia de aulas?

Nova escola, nova turma, novos amigos, novos professores, enfim, toda uma nova e excitante realidade. Por tudo isto, o primeiro dia de aulas é uma data muito importante para os alunos, para os seus pais e para os professores. É perfeitamente possível que se durma menos horas nos dias anteriores ao primeiro dia de aulas, pois a ansiedade é muito grande. O início de uma nova etapa representa o enfrentar de novos desafios, e estes podem ser antecipados e preparados por todos os envolvidos no regresso às aulas dos seus filhos.

10 dicas para preparar regresso às aulas do seu filho

O primeiro dia de aulas – dicas para os pais

Comecemos pelos pais: aqui ficam algumas sugestões para tornar mais suave a transição das férias para o primeiro período escolar.

1. Estabeleça novas rotinas de sono

Algumas semanas antes do início das aulas, comece e habituar os seus filhos à nova rotina de sono, para que quando a aulas comecem, eles já estejam a cumprir a noite de sono completa nos horários adequados. A importância de um sono de qualidade é um ponto fulcral para o sucesso escolar.

2. Conheça os professores, principalmente o diretor de turma

Construa uma relação com o os professores dos seus filhos antes do primeiro dia de aulas. Fale com os professores sobre a prestação dos seus filhos no ano anterior, para que fique criado um laço, um contexto, que será importante para o desenrolar dos objetivos do ano letivo que se avizinha.

3. Aborde o assunto “primeiro dia de aulas” com os seus filhos, mas não em demasia

De forma informal, fale sobre o regresso às aulas. Preste atenção à forma como reagem, e com base nisso, desenvolva o assunto. Se parecerem ansiosos, reconheça as razões do seu nervosismo e mantenha a conversa positiva e leve. Se demonstrarem excitação e a conversa os deixar animados, alinhe nessa perspetiva e deixe a conversa seguir em frente. Se mostrarem receio e medo, deixe-os expressarem-se para que a origem das preocupações seja identificada e, idealmente, resolvida. Termine sempre estas conversas de forma positiva, enaltecendo aquilo que a escola tem de melhor.

regresso Às aulas

4. O pequeno almoço nesse dia deverá ser da escolha dos seus filhos

Deixe-os escolher o que terão para o seu pequeno almoço no primeiro dia de aulas, e faça-os sentir essa refeição como realmente especial. Isto irá redirecionar o seu foco de atenção na noite anterior, fazendo com que antecipem de forma positiva o despertar no primeiro dia de aulas.

5. Permita que usem roupa a estrear

Levar roupa nova vestida, escolhida pelos seus filhos, para o primeiro dia de aulas traz inevitavelmente o tónico de fortalecer a sua auto-confiança e diminuir o seu stress.

6. Mantenha-se calmo e positivo

Se os pais se mostrarem tranquilos, as probabilidades de os seus filhos também o estarem, aumentam. Trata-se de um momento que pode trazer muita ansiedade a toda a família, e só o facto de os pais se mostrarem mais tranquilos pode ajudar a relativizar a ansiedade dos filhos.

7. Peça aos seus filhos para lhe mostrarem os seus manuais de estudo

Esta é uma óptima forma de se envolver no seu primeiro dia de aulas. Na noite anterior, dê uma passagem de olhos pelas matérias que vão ser abordadas ao longo do ano, e atue de forma entusiástica. Se possível, fale da sua própria experiência quando, enquanto aluno, aprendeu todos esses assuntos interessantes, e em que aspetos isso contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal. Por último, aproveite esta oportunidade para assegurar que, em qualquer dúvida ou dificuldade que possam sentir, eles terão sempre o seu apoio incondicional.

>” href=”https://www.e-konomista.pt/dicas-para-preparar-o-regresso-as-aulas/”>Veja mais dicas para preparar o regresso às aulas >>

O primeiro dia de aulas: dicas para os professores

regresso às aulas

1. Cumprimente os seus alunos

No momento de entrar para a sala de aula pela primeira vez no ano letivo, foque-se em cumprimentar os seus alunos, apenas. Qualquer outro tipo de distração, como encontrar colegas seus nos corredores, e ir dizer olá, enquanto deixa os alunos em suspenso, é uma péssima ideia. Pense que todos eles estão ansiosos pelo momento de o gelo se quebrar entre vocês, por isso, manter esse momento adiado com interrupções pode causar uma impressão negativa.

2. Crie resoluções para o novo ano letivo

A primeira coisa a fazer assim que tiver toda a turma reunida à sua frente, poderá ser envolver todos os alunos na elaboração das resoluções e objetivos para o novo ano. Seja oralmente, seja por escrito, faça-os dizer o que lhes vai na alma. Quais as suas expectativas para o ano que agora começa, quais os objetivos que desejam alcançar, que dificuldades antecipam… existem ferramentas que podem auxiliar e muito neste processo, como o Points of You. Mas o mais importante é ser criativo, mesmo que use objetos do quotidiano. Parta sempre dos contributos dos alunos para explorar estas resoluções e objetivos para o ano letivo.

3. Dê aos alunos uma tarefa imediatamente

Entrar numa primeira aula e ficar um enorme vazio no ar, como se essa primeira aula fosse só a brincar e ir embora mais cedo, é um passo para que se instale uma ideia de que poderá haver muitos momentos em que não se irá trabalhar durante essas aulas. A primeira impressão define o tom para o ano todo. Definir logo tarefas para os alunos desenvolverem no primeiro dia, por muito básicas que sejam, é importante, pois transmite a ideia de que a prioridade é trabalhar e aprender. A diversão vem depois. Além da ideia de criar resoluções de ano novo, poderá resultar fazer um quizz sobre a matéria das semanas seguintes, organizar os cadernos e marcar, desde logo, os testes e outros momentos de avaliação para o ano inteiro.

4. Informe os alunos sobre as regras e os procedimentos a cumprir durante as suas aulas

Desde como devem agir durante as aulas, aos horários de pausa, a tolerância face a atrasos, ao material que é preciso os alunos levarem consigo, às datas de testes, deixe tudo muito claro logo nessa primeira aula. Por vezes os professores cedem à tentação de não fazer isto, pois “é só a primeira aula”, mas isso é um erro que poderá instalar o caos para o resto do ano.

5. Dê espaço durante a aula para que os alunos exponham as suas dúvidas

Com certeza muitos alunos estarão com a cabeça a fervilhar de dúvidas sobre as suas aulas, por isso é crucial que tenham a oportunidade de as exprimir logo desde o primeiro dia.

6 Prepare uma pequena amostra da matéria que irá ser dada ao longo do ano

Desvendar alguns dos tópicos da matéria que irão estudar durante o ano poderá ser uma boa maneira de os envolver de forma séria, e aliviar o nervosismo típico que os alunos sentem no início das aulas.

7. Não seja apenas pontual, chegue mesmo um pouco mais cedo à escola

Chegue cedo à escola no primeiro dia para se instalar na sua sala de aula. Certifique-se de ter os seus materiais organizados e prontos para usar, para que assim que a campainha tocar, não surjam imprevistos.

8. Discuta com os alunos sobre a própria escola

O que eles pensam dela, o que acham que poderia melhorar, se têm ideias novas que gostariam de ver implementadas, etc. isto transmite a ideia de que estão todos no mesmo barco, professores e alunos, e assim poderá abordar qualquer problema relacionado com a escola entre si e o projeto educativo dos alunos, em particular.

Veja também: