Chama-se Scrub Daddy, é uma esponja para lavar a loiça e é o produto do Shark Tank mais vendido. A ideia apresentada por Aaron Krause na quarta edição do programa de televisão, transmitido pelo canal americano ABC, corria o ano de 2012, tornou-se um caso de sucesso e é um verdadeiro best-seller a nível mundial. Se não conhecia, talvez queira vir a experimentar.
Como uma esponja se tornou o produto do Shark Tank mais vendido
Se alguma vez viu o programa, sabe que está recheado de ideias de negócio ora geniais, ora caricatas. No caso da Scrub Daddy pode quase dizer-se que é um pouco das duas. Afinal de contas o que tem esta esponja de tão especial para se tornar o produto do Shark Tank mais vendido?
Para começar, o design. Uma cara sorridente ou um emoji, que ainda que seja simples, chama a atenção dos consumidores. Mas não é apenas isto. Segundo o criador da ideia, Aaron Krause, a Scrub Daddy é uma esponja que pode ser usada em diferentes materiais e superfícies, mas que é também mais duradoura, higiénica e eficiente do que as esponjas tradicionais.
É difícil acreditar que uma simples esponja seja o produto do Shark Tank mais vendido, mas é verdade. Aaron Krause acreditou que tinha um produto vencedor, apresentou-o aos “tubarões” e pode dizer-se que “chegou, viu e venceu”. Lori Greiner, uma das “sharks” de serviço, ofereceu 200.000 dólares por 20% de participação na empresa. O criador aceitou (e muito bem!) e cinco anos passados, a Scrub Daddy conta com mais de 10 milhões de unidades vendidas e mais de 50 milhões de dólares em vendas. Nada mau para uma simples e pequena esponja, certo?
Veja aqui o pitch de Aaron Krause.
O que torna esta esponja tão especial?
É óbvio que, sendo a Scrub Daddy o produto do Shark Tank mais vendido, não pode ser apenas mais uma esponja banal disponível no mercado. A Scrub Daddy é composto por um material especial, FlexTexture, que permite que mude de textura dependendo da temperatura da água. Ou seja, para que perceba melhor, se molhar a esponja em água quente esta vai ficar com a textura de uma esponja normal (maleável), que a torna perfeita para lavar pratos ou para lavar bancadas.
Mas, se por outro lado, molhar a Scrub Daddy em água fria, a esponja vai tornar-se firme, ideal para lavar sujidades mais difíceis de tachos ou panelas, por exemplo. Além disso, por não riscar, ainda pode ser usada para limpar pratas, por exemplo.
Como se isto não bastasse para justificar o sucesso da Scrub Daddy, a melhor parte é que, para sujidades mais difíceis de remover, não vai precisar detergentes ou químicos. A esponja faz o trabalho sozinha. Mais: para limpar a esponja, só precisa de a passar por água.
Curioso para experimentar esta pequena maravilha que se tornou o produto do Shark Tank mais vendido? Pois, então, saiba que está à venda na Amazon.
Um sucesso com evolução
Se pensa que a Scrub Daddy ganhou fama e parou por aí, engana-se. A marca está em claro crescimento e isso significa também a ampliação da gama de produtos. Atualmente, a marca já incluiu outros produtos como o Big Daddy, Scrub Mommy, Eraser Daddy, Scour Daddy, Sponge Daddy ou Scrub Daisy, entre outros.