Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Reis
Catarina Reis
27 Jan, 2020 - 10:16

Programa educamedia: o programa que junta a educação ao audiovisual

Catarina Reis

Vamos ficar a saber tudo sobre o programa educamedia, os seus objetivos, a sua importância na área da educação, e que tipos de atividades são desenvolvidas.

criança num estúdio de rádio

O Programa Educamedia é operacionalizado pela Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia em parceria com a Direção de Serviços de Investigação, Formação e Inovação Educacional.

Consciente de que os media têm uma importância crescente na sociedade, este progama integra os media na educação escolar e vice versa. Assim, isto faz com que estes dois importantes canais de transmissão de valores e influências atuem conjuntamente.

Ou seja, consiste num conjunto de projetos e/ou eventos que funcionam como métodos pedagógicos como meio de promover a inclusão social, orientado para a ideia de educação para os media, tendo em vista melhorar a qualidade do ensino nas escolas e a qualidade de vida das comunidades.

O programa educamedia nasceu no ano letivo de 2008/2009 com o intuito de proporcionar uma nova dinâmica de aprendizagem integrando métodos pedagógicos nos media e no cinema. 

projetor em sala de aula ligado

O QUE É O PROGRAMA EDUCAMEDIA?

Como atua?

O programa educamedia atua implementando novos métodos pedagógicos nas escolas, promovendo novas técnicas de ensino e modos alternativos de aprendizagem, através da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação, sempre direcionados para os media e o meio audiovisual.

A quem se dirige?

O programa educamedia encontra-se, atualmente, na globalidade dos projectos que o integram, dirigido a ser implementado junto a cerca de 400 professores e 10.000 alunos.

O programa é dirigido a crianças e jovens dos ensinos básico e secundário, tendo como principal foco a diversificação dos métodos pedagógicos, a implementação de novas técnicas de ensino e formas alternativas de aprendizagem.

projetos que fazem parte do programa educamedia

Objetivos dos projetos

Estes nove projetos, embora distintos, têm por objetivo proporcionar a melhoria da qualidade de comunicação e serem ferramentas de auxílio para o processo de conhecimento. Assim, não apenas criam novas alternativas, como também contribuem para a construção de valores, fazendo com que o aluno adquira mais segurança e capacidade de integração social.

O programa educamedia é constituído, atualmente, pelos seguintes projetos:

  • TV escola 
  • Cinedesafios 
  • Aprender com o Cinema
  • Webradio 
  • TICultura
  • Certificação Escola Educamedia
  • Madeira Curtas
  • Festival de Audiovisual e Cinema Escolar
  • Educamedia – Aprende Online

Para além destes, existem outras ações complementares, tais como o Portal Educamedia, a Mediateca e o Manual Educamedia.

Em que consistem os projetos que integram o programa educamedia, um a um

1. Projeto “TV Escola”

Objetivo: munir os professores e os educadores com capacidades e competências para o desenvolvimento de projetos televisivos, fílmicos e videográficos.

Este projeto prevê uma programação própria com exibições dos trabalhos produzidos pelas escolas. Dos conteúdos pedagógicos do projeto TV escola contam-se: conteúdos audiovisuais de índole informativa (noticiários, entrevistas, reportagens), conteúdos de entretenimento (videoclips, curtas metragens e animações), anúncios publicitários, e ainda material didático (vídeos explicativos e temáticos).

São disponibilizados vídeos tutoriais de programas de edição de vídeo e áudio, apoio técnico, equipamentos e acesso a estúdios para realização dos programas.

Os resultados finais a apresentar deverão obedecer a uma série de especificações técnicas, informação essa também disponibilizada aos professores.

2. Aprender com o cinema

Consiste na visualização de filmes durante o decurso das aulas, sendo que a escolha dos mesmos deverá ter em conta os conteúdos da própria disciplina, e a idade dos alunos.

Não só deve servir para estimular a capacidade de os alunos interpretarem e compreenderem as obras, mas também outros aspetos como saber estar numa sala de cinema.

3. Cinedesafios

Com este projeto, os alunos terão acesso a suportes documentais e informativos relacionados com o audiovisual e com a educação para os media, de forma a poderem compreender e interpretar a publicidade e ficarem familiarizados com técnicas de animação, edição e filmagem.

4. Webradio

Este projeto, dirigido para o uso da rádio em contexto da internet, por sua vez, é gerido através de uma plataforma online.

Através dele, os alunos poderão participar no planeamento, na transmissão e produção de programas de rádio, criando programas de autor, sobre o tipo de conteúdos que desejarem.

5. Madeira Curtas

Com este projeto os alunos poderão ver reconhecidos os seus trabalhos na área da produção de curtas metragens, de qualquer género cinematográfico, com a duração máxima de três minutos.

6. Festival de Audiovisual e cinema escolar

Mais um projeto com vista a promover e reconhecer trabalhos de cinema executados por alunos das escolas. Neste concurso podem entrar filmes e curtas-metragens, bem como a organização de workshops de formação para alunos, professores e público geral.

7. Educamedia – Aprende Online

Este projeto baseia-se na criação de cursos online, com recurso a produção de vídeos para apresentação de conteúdos.

Como fazer para se inscrever nos projetos do programa educamedia?

A ficha de inscrição encontra-se disponível aqui.

Veja também